White Mountain (New Hampshire) – percorrendo a Kancamagus Highway

Depois da nossa viagem pelo Canadá, continuamos nossa road trip retornando para os EUA, e seguimos em direção a Portland, mas não sem antes passar pela White Mountain National Forest, no estado americano de New Hampshire.

White Mountain National Forest, New Hampshire, Kancamagus Hwy

Nossa primeira parada foi na cidade de North Woodstock, onde há um Visitor Center (saída 32 da I93). No Centro de Visitantes pegamos informações das estradas e mapas, e decidimos qual seria nosso percurso.

São várias rotas cênicas à disposição, e dá vontade de percorrer todas, mas só tínhamos este dia e teríamos que optar por apenas uma. A escolhida foi a considerada imperdível por quem conhece, a Kancamagus Highway. Não conhecemos nenhuma outra, mas já deu para concordar, a Kancamagus é imperdível mesmo.

Passamos por Lincoln e, se precisa abastecer o carro ou desabastecer a bexiga, essa é a hora, porque depois só em Conway.

White Mountain National Forest, New Hampshire, Kancamagus Hwy

A Kancamagus Highway percorre 58km da Route 12 entre as cidades de Lincoln e Conway, atravessando a White Mountain Forest e beirando o monte Kancamagus. Nós já estávamos no fim de outubro e o pico do Fall Foliage do outono já havia passado, de forma que as árvores já estavam muito secas, se preparando para chegada do inverno. Se ainda assim já era lindo, só ficávamos imaginando no ápice do outono…

E por falar em inverno, a White Mountain é muito procurada na temporada de neve e há várias estações de ski  pela região, então pode ser outro bom período para visitá-la.

Ao longo da rota cênica, a Kancamagus Highway possui diversos pontos de parada ou mirantes para apreciar vistas de tirar o fôlego, além de áreas de camping, trilhas para caminhadas, cachoeiras e ponte coberta. Nós aproveitamos algumas sugestões passadas no Centro de Visitantes e aprovamos, de forma que deixamos as dicas aqui:

• Lincoln Woods

White Mountain National Forest, New Hampshire, Kancamagus Hwy

Vale a pena caminhar um pouco pela Lincoln Wood Trail, depois de atravessar a ponte sobre o rio Pemigewasset.

• Hancock Overlook

• Pemigewasset Overlook

• Lily Pond

Não tem ponto de parada e só tiramos foto de dentro do carro mesmo.

• Sugar Hill Overlook

• Sabbaday Falls

White Mountain National Forest, New Hampshire, Kancamagus Hwy

Há uma trilha para a cachoeira, mas é curtinha e bem tranquila.

White Mountain National Forest, New Hampshire, Kancamagus HwyWhite Mountain National Forest, New Hampshire, Kancamagus Hwy

Não deixe de subir as escadas até o topo para ver as duas quedas d’água.

• Rocky George Scenic Area

Resolvemos não descer do carro para seguir direto para a Lower Falls.

• Lower Falls

Acabou que a cachoeira estava fechada e não conhecemos. 😦

• Albany Covered Bridge

White Mountain National Forest, New Hampshire, Kancamagus Hwy

A ponte tem 36 metros, sendo que a original, de 1858, foi restaurada. É possível parar num estacionamento ao lado e atravessar caminhando a ponte sobre o rio Swift, mas lembrando que passa carro pela ponte, então é preciso estar atento às crianças.

White Mountain National Forest, New Hampshire, Kancamagus Hwy White Mountain National Forest, New Hampshire, Kancamagus Hwy White Mountain National Forest, New Hampshire, Kancamagus Hwy White Mountain National Forest, New Hampshire, Kancamagus Hwy

A área da ponte coberta nos proporcionou as paisagens mais incríveis da Kancamagus Falls.

Não havíamos sido orientados no Centro de Visitantes, mas, durante as paradas, vimos uns painéis explicando sobre o pagamento da taxa de estacionamento para a White Mountain National Forest. Acontece que não há uma taxa para usufruir das áreas de lazer da floresta, mas existe uma taxa para estacionar o carro nos diversos estacionamentos da área. Para pagar a taxa, é bem simples (coisa que nunca imagino funcionando no Brasil, infelizmente): basta pegar um dos envelopes que estão disponíveis em caixas ao lado dos painéis, colocar o dinheiro dentro, lacrar e retirar um canhoto que fica como comprovante e deve ser colocado no painel do carro, e depositar o envelope numa urna fechada com cadeado. Depois os responsáveis passam recolhendo os envelopes. Não tinha ninguém fiscalizando ou cobrando isso, mas até acredito que em algum momento possa passar alguém conferindo os carros estacionados. Prestamos atenção nos carros e todos estavam com os comprovantes nos vidros. Existem 3 tipos de passes disponíveis, o de 3$ para o dia todo, o de 5$ válido por 7 dias, e o de 20 a 25$ que era passe anual. Também é possível comprar os passes nos Centros de Visitantes, alternativa importante para quem não tem o dinheiro trocadinho para colocar no envelope.

White Mountain National Forest, New Hampshire, Kancamagus Hwy

A White Mountain National Forest conta ainda com uma infinidade de atividades para todas as idades, podendo ser uma opção divertida e cheia de aventura para as famílias, principalmente durante o verão. Nós esperamos voltar com mais calma numa outra oportunidade.