Québec – conhecendo a Cidade Alta (Haute-Ville)

Um penhasco da colina Cap Diamant é o que separa Québec em sua parte alta e baixa, as chamadas Haute-Ville (Cidade Alta) e Basse-Ville (Cidade Baixa). Para tornar o post menos cansativo, resolvemos falar de cada uma separadamente, mas é possível conhecer tudo no mesmo dia (se não for visitar todos os museus). Nós exploramos caminhando, já que as atrações ficam perto umas das outras, e a cada passada um pouquinho do nosso coração era conquistado.

Cidade Alta (Haute-Ville) Quebec

Como ficamos hospedados no Centre-Ville de Quebec, no Le Concorde, começamos nosso passeio pela parte que fica fora da muralha e onde encontramos o Parliament Hill.

Como já havíamos feito o tour pelo interior do Parlamento de Ottawa e nosso tempo em Québec era curto, optamos por apenas tirar fotos na parte externa. Mas, quem tiver interesse, pode fazer um tour guiado gratuito pela National Assembly, a sede do legislativo, que tem uma duração aproximada de 45 minutos.

Em frente ao prédio do Parlamento há um jardim e toda esta área tem conexão wi-fi gratuita. O Tourny Fountain, fonte em homenagem ao aniversário de 400 anos de Québec, estava desligada pelo período, mas deve ser incrível funcionando.

Cidade Alta (Haute-Ville) Quebec

Ainda nesta parte externa à cidade murada, temos o parque Plaines d’Abraham, que passamos algumas vezes quando voltávamos para o hotel, e o National Museum of Fine Arts of Quebec (ou Musée National des Beaux-arts du Québec), um museu de belas artes que não chegamos a visitar mas é outra boa opção turística na cidade.

Seguindo para a Haute-Ville propriamente dita, chegamos a um dos portões da cidade murada, na rua Saint-Louis, bem em frente ao Parc de l’Esplanade.

Cidade Alta (Haute-Ville) Quebec Cidade Alta (Haute-Ville) Quebec

Os muros de pedra que circundam a cidade por cerca de 4,6km podem chegar a até 9 metros e estão muito bem conservados. É possível subir para ver a cidade de cima das muralhas, e algumas pessoas até caminham sobre elas. A critério de informação, quem quiser conhecer mais sobre a história militar de Québec ainda pode visitar o Fortifications of Québec National Historic Site, localizado no Artillery Park (2, rue D’Auteuill), onde estão algumas construções de defesa francesa dos séculos 17 e 18 e onde já foi a sede do Royal Artillery Regiment e de uma fábrica de cartuchos que abastecia o exército canadense com munições. Como nós visitamos a La Citadelle, não fomos.

Uma vez dentro da cidade murada, a sensação é que fizemos uma viagem no tempo. As construções de pedras, as fachadas das lojinhas e restaurantes, as igrejas, tudo nos remete a outra época, como se ali os anos não tivessem passado.

O Fairmont Le Château Frontenac consegue ser ainda mais lindo de pertinho. Como um grandioso castelo com suas várias torres, ele se destaca na paisagem sobre a colina do Cap Diamant.

Cidade Alta (Haute-Ville) Quebec

O telhado de cobre fez o verde ficar ainda mais brilhoso quando o sol resolveu aparecer para aquecer nosso dia frio. Como descobrimos em Ottawa que podia visitar o lobby do hotel, não perdemos a chance de nos permitir sonhar aqui também.

Cidade Alta (Haute-Ville) Quebec Cidade Alta (Haute-Ville) Quebec

Ao lado do Château Frontenac fica a Place d’Armes, de onde é possível pegar uma das carruagens com belos cavalos para um tour pela Cidade Alta. Nós preferimos gastar a sola do sapato mesmo e economizar uns dólares, mesmo com as crianças já começando a reclamar de tanto andar. Mas eles são jovens e, se eu aguentei, ele ainda aguentaram muito mais.

Cidade Alta (Haute-Ville) Quebec

No centro da Place d’Armes está o Monument de la Foi, em homenagem aos missionários católicos.

Ao redor da praça, outra imponente construção chama atenção (além do já falado Château Frontenac): o edifício do Ministère des Finances.

Ao lado dele está a Holy Trinity Anglican Cathedral, mas a entrada da igreja é pela Rue des Jardins. A Holy Trinity é a primeira catedral anglicana construída fora da Inglaterra, sendo uma réplica da londrina St Martin’s in the Field.

Cidade Alta (Haute-Ville) Quebec

Ainda ao lado da Place d’Armes está o Musée du Fort, onde é apresentado um show de 3o minutos de duração que proporciona uma viagem à época da fundação de Québec, a fim de reviver a história dos seis cercos sofridos pela cidade, incluindo a famosa batalha Plains of Abraham. Há também uma grande maquete da cidade (de 40m2) ambientada no ano de 1750.

Nós almoçamos numa creperia próxima à Place d’Armes, a Le Petit Château Crêperie. Os crepes eram grandes e bem recheados, além de saborosos e por um bom preço.

O Hôtel de Ville, prédio da prefeitura, foi o que mais agradou as crianças em todo o passeio (e até os fez esquecer o cansaço). Mas tudo porque sua fachada estava incrivelmente enfeitada para o Halloween, o que rendeu muitas fotos e alguns vários minutos para os meninos curtirem os detalhes.

Em frente a Hôtel de Ville está a Basilique-cathédrale Notre-Dame de Québec. Já havíamos visitado a Notre-Dame de Montreal e de Ottawa e acrescentamos mais uma na lista.

Ao lado da catedral encontramos o Séminaire de Québec, onde fica mais um museu de Québec (não chegamos a visitar). O Musée de l’Amérique Francophone traz a história da presença francesa na América.

Cidade Alta (Haute-Ville) QuebecCidade Alta (Haute-Ville) Quebec Cidade Alta (Haute-Ville) Quebec Cidade Alta (Haute-Ville) Quebec

A essa altura os meninos já perturbavam tanto nosso juízo por dores nos pés (ainda fez falta um carrinho, mas até que eles aguentaram bastante) e resolvemos pegar logo o Funiculaire, um bondinho que leva para a Cidade Baixa, e circular pela Basse-Ville antes que as energias deles findassem de vez.

Cidade Alta (Haute-Ville) Quebec Cidade Alta (Haute-Ville) Quebec

O Funiculaire tem uma inclinação de 45 graus e sai do Terrasse Dufferi, um amplo terraço que se estende no topo da colina do Cap Diamant, bem atrás do Château Frontenac.

Cidade Alta (Haute-Ville) Quebec

O Terrasse Dufferi é o local perfeito para se ter uma vista do rio Saint-Laurent e da Cidade Baixa, e aproveitamos os vários banquinhos para deixar os meninos recuperarem as forças antes de encararmos a Basse-Ville, que falamos no próximo post.