Ottawa – Canadian Museum of History e Children’s Museum

Durante nosso bate e volta a Ottawa a partir de Montreal, visitamos o Canadian Museum of History, localizado em Gatineau, cidade vizinha a Ottawa.

IMG_4187

À margem do rio Ottawa, já podemos admirar o Museu da História Canadense desde a Alexandra Brigde. Durante nossa caminhada pela ponte, paramos diversas vezes para apreciar a grandiosidade e a beleza da estrutura física do museu, cujo prédio foi desenhado pelo arquiteto canadense Douglas Cardinal, sendo considerado uma das mais impressionantes obras arquitetônicas do século 20. O teto do museu é feito de 11.000 metros quadrados de cobre, pesando uma bagatela de 99 toneladas.

Alexandria Bridge, Ottawa

As linhas curvas da fachada externa do edifício foram inspiradas na ideia da paisagem canadense ao final da era glacial, esculpida pelo vento, pelos rios e pelas geleiras. Formado por dois pavilhões, um direcionado à parte administrativa e o outro voltado às exposições, o museu tem uma área total de uns 100 mil metros quadrados.

IMG_4190

Com mais de 3 milhões de exemplares em sua coleção arqueológica, o museu tem como objetivo aumentar o conhecimento através da compreensão dos eventos, das experiências, dos povos e de objetos que refletiram e moldaram a história, a identidade e a cultura canadense.

IMG_4195

O museu foi aberto ao público em junho de 1989. São dois andares com galerias de exposições permanentes e temporárias. A entrada principal é no segundo piso, exatamente onde se encontra o Children’s Museum, e claro que os meninos não queriam perder muito tempo.

IMG_4320

O ingresso para o Museum of Canadian History já inclui a entrada para o Children’s Museum, o que por si só já se torna uma ótima opção para quem está viajando com crianças.

O Canadian Children’s Museum não é grande como tantos outros que já conhecemos nos EUA (The Children’s Museum of Indianapolis, Miami Children’s Museum, Houston Children’s Museum), mas garante algumas boas horas de diversão para a garotada. Como o restante do museu não era tão atraente para os meninos, demos uma volta rápida com eles pelo museu (achei importante que tivessem ao menos uma visão da história canadense) e fiz um revezamento com o marido para um conhecer com calma o museu de história canadense enquanto o outro acompanhava as crianças no Children’s Museum.

IMG_4198

O Children’s Museum é todo estruturado em torno do tema central The Great Adventures, onde as crianças têm a oportunidade de viajar através do mundo nos vários pequenos pavilhões de diversos países ou pelas estruturas de uma cidade (biblioteca, supermercado, cafeteria, etc), o que proporciona um aprendizado intercultural enquanto brincam.

IMG_6328 IMG_6375 IMG_6331 IMG_6364

Na entrada, os meninos receberam uma espécie de passaporte, no qual deveriam colecionar os carimbos dos lugares por onde passavam.

IMG_4218

Na frente dos estandes, havia um aparelho (checkpoint) onde eles mesmos carimbavam seus passaportes. Acaba sendo algo que entretém os pequenos e faz com que conheçam todos os espaços do museu da criança.

IMG_6366 IMG_6376 IMG_6377

Há também algumas atividades direcionadas, mas que variam de uma época para outra. Quando fomos, era outubro, período de Halloween, de forma que havia também uma brincadeira para encontrar morcegos e ganhar brindes.

IMG_6329 IMG_6330 IMG_6363

Ao lado do museu da criança há um IMAX, mas o ingresso é à parte. Os filmes exibidos mudam regularmente.

Voltando a falar do Canadian Museum of History, ainda no segundo piso encontram-se algumas galerias onde ocorrem as exposições especiais, que são temporárias. Para saber qual exibição está ocorrendo no período da sua visita, consulte o site oficial. Por exemplo, quando fomos, estava ocorrendo uma exibição especial sobre o Terry Fox, considerado um herói canadense que teve câncer aos 18 anos. A perda de uma perna não o impediu de se engajar numa nobre missão visando arrecadar fundos para as pesquisas contra o câncer ao decidir cruzar o Canadá de uma costa a outra. Após 143 dias e mais de 5000km percorridos, foi obrigado a interromper sua jornada pois o câncer estava de volta. Poucos meses depois ele faleceu.

IMG_4309 IMG_4311 IMG_4312 IMG_4313

Descendo a escada rolante, chegamos ao The Grand Hall, onde está a maior coleção de postes totêmicos do mundo.

IMG_4200 IMG_4231IMG_4205

Circundando esta grande galeria é apresentada uma introdução à história, cultura e crença dos primeiros povos da costa do Pacífico canadense, com reprodução de fachadas de casas tradicionais.

No interior das casas, estão expostos diversos artefatos como roupas cerimoniais, ferramentas, insígnias, além de obras de arte contemporâneas e históricas.

IMG_4239 GOPR4376 IMG_4245 GOPR4368 - Copy

Ainda como parte integrante do Grand Hall, está uma pequena galeria que traz o modo de vida dos Tsimshian, um povo pré-histórico (From Time Immemorial – Tsimshian Prehistory).

IMG_4238

Seguindo a visita pelo Canadian Museum of History, passamos para o The First Peoples Hall, onde encontramos mais de 2000 objetos cerimoniais e cotidianos, imagens, documentos, artefatos, ferramentas e roupas da cultura tradicional dos povos aborígenes do Canadá. Através de vídeos e painéis, conhecemos um pouco mais da história, diversidade, criatividade, crenças e modo de vida dos povos nativos canadense. Todos os textos estão em francês e inglês.

IMG_6323 GOPR4393 - Copy IMG_4248 IMG_4249 IMG_4265

Por fim, há uma pequena sala (The Canadian Stamp Collection) onde encontramos uma coleção com mais de 3000 selos, todos aqueles já emitidos pelo Canadá, desde o primeiro selo da província em 1851. Confesso que foi o que passei mais rapidamente.

IMG_4270 IMG_4272

Um terceiro nível, o The Canadian History Hall, será aberto ao público em 1º de Julho de 2017 e trará uma exposição permanente dividida em três galerias que irão explorar os momentos e eventos que influenciaram, e continuam influenciando, a história canadense.

O museu conta ainda com um bistrô, uma cafeteria e uma loja de souvenirs.

IMG_4282 IMG_4283 IMG_4316

É possível guardar os casacos e ter acesso à internet wi-fi gratuitamente, assim como são disponibilizados carrinhos para crianças sem custo adicional.

IMG_4317 IMG_4324

Do terraço externo ao museu se tem uma das melhores vistas de Ottawa. Não deixe de conferir!

GOPR4403

O Canadian Museum of History nos surpreendeu positivamente, se mostrando uma atração cultural muito interessante para quem está visitando Ottawa, e que agrada toda a família, já que as crianças também se divertem muito no Children’s Museum.

Localização: 100 Laurier Street, Gatineau, Québec

Horário de funcionamento: de segunda a quarta e de sexta a domingo, das 9:30 às 17h; quinta, das 9:30 às 20h.

  • Fechado do dia de natal (25/12)

Valores: Adulto 15$; maiores de 60 anos 13$; crianças de 3 a 12 anos 9$; família (2 adultos e até 3 crianças) 36$

  • Existem combos de ingressos disponíveis com entrada para o Canadian Museum of History, IMAX e Canadian War Museum (mais informações).
  • Há um estacionamento no local ao custo de 2.50$ por meia hora, sendo a tarifa máxima diária de 12.50$. Nós pagamos 25$ em Ottawa num estacionamento perto do Centro de Visitantes do parlamento, de forma que teria sido mais vantajoso deixar o carro no Canadian Museum of History
* Agradecemos ao Canadian Museum of History o PressKit e os ingressos de cortesia.

 

(Facebook   Twitter   Instagram)
 
 
 

______________________________________________

Posts relacionados:

Ottawa – bate e volta de Montreal

Montreal – diversão no Old Port

Montreal – explorando a Vieux-Montréal

Montreal – Insectário e Jardim Botânico

Travel Mobile – Chip de celular para viagens pelos EUA

 

Anúncios
Categorias: Canadá, Ottawa, Viajando | Tags: , , , , , , , | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: