Montreal – explorando a Vieux-Montréal

A cidade antiga de Montreal, com seus prédios do século XVIII, é passeio obrigatório numa viagem pela cidade. Tiramos um dia para explorar o bairro histórico da Vieux-Montréal, aproveitando para conhecer o Porto Antigo e algumas de suas atrações que são ótimas opções para quem está viajando com crianças.

Old MontrealOld Montreal

A Old Montreal é facilmente acessada pela linha laranja do Metrô. Duas estações, Place d’Armes e Champ-de-Mars, nos deixam em pontos diferentes da Vieux Montréal, dependendo de por onde preferir começar o passeio. Nós descemos na Place d’Armes e seguimos direto para Praça de Armas, que fica bem em frente da neogótica Basílica de Notre Dame de Montreal.

Old Montreal

A Basilique Notre-Dame de Montréal foi construída entre os anos de 1824 e 1829, tendo como arquiteto responsável o irlandês James O’Donnel. A construção das torres só foi finalizada entre os anos de 1841 e 1843. A torre oeste abriga um sino de 10.900kg.

O interior é grandioso, com acomodação para 3000 mil fiéis. Gasta-se um tempo para ver todos os detalhes do altar, rodeado de madeira (pinho e nogueira) delicadamente trabalhada. Os vitrais foram encomendados em 1929 em comemoração ao centenário da basílica, e representam cenas históricas da vida social e religiosa de Montreal.

Old Montreal Old Montreal Old Montreal

Para conhecer o interior basílica paga-se uma taxa de 5$ adultos e 4$ crianças de 7 a 17 anos. Vale a pena entrar, apesar de que a Notre-Dame que achamos mais bonita foi a de Ottawa. Existem tours guiados (20 minutos) pela basílica (em francês e inglês), mas também pode-se conhecê-la por conta própria. As missas ocorrem de segunda a sexta às 7:30 e 12:15, aos sábados às 17h e aos domingos às 8h, 9:30h, 11h e 17h. Nos fins de semana a missa é acompanhada pelo lindo órgão de 1891, com 4 teclados e cerca de 7000 tubos. Aos domingos, um coral anima a missa das 11h.

Old Montreal

Localização: 110, rue Notre-Dame O., Montreal, Quebec.

Horário de funcionamento: segunda a sábado, a partir das 8h; domingo, das 12:30 às 16h.

Ao lado da Notre-Dame fica o Old Seminary, o prédio mais antigo de Montreal, datado de 1684. E em frente está a Place d’Armes.

Old Montreal

Seguindo pela própria Rue Notre-Dame, chegamos ao Hôtel de Ville de Montréal, a prefeitura da cidade. O prédio, construído entre os anos de 1872 e 1878, sobreviveu a um incêndio ocorrido em 1922.

Old Montreal Old Montreal Old Montreal Old Montreal

Entre o Palácio da Justiça e a Prefeitura tem uma pracinha bem charmosa com chafariz, a Place Vauquelin. E atrás deles está a Champ de Mars, com resquícios das fundações do muro de pedras que cercava a cidade no princípio do século XIX.

Old Montreal Old Montreal

Atravessando a Rue Notre-Dame, em frente ao Hôtel de Ville, descemos pelo Place Jacques-Cartier, que vai até o Old Port de Montreal. É um lugar agradável para caminhar e onde encontram-se vários restaurantes. Imagino que durante o verão seja muito procurado, mas estava meio deserto.

Old Montreal Old Montreal

Cruzando o Place Jacques-Cartier, pouco antes de chegar ao Vieux-Port, está a Rue Saint Paul, uma ruazinha estreita que te transporta no tempo. É a rua mais antiga de Montréal e mantém sua história nas fachadas de pedras das lojas e dos restaurantes. O ideal é explorá-la com calma, entrando nas várias lojinhas de souvenirs.

Old Montreal

Também não faltam opção de alimentação na Saint Paul e, como sugestão, deixamos a dica do Les 3 Brasseurs, um restaurante muito bacana. O marido adorou as cervejas. Foi lá que provamos a famosa Poutine, o tradicional prato canadense composto de batata frita, queijo e molho gravy. Aprovamos!

Old Montreal Old Montreal Old Montreal

Pela Saint Paul St chega-se ao Marché Bonsecours, e não tem como não enxergá-lo. O edifício renascentista, além de enorme, é lindo. Aberto em 1847, já foi sede da prefeitura até 1878. Atualmente, abriga inúmeras lojas e merece um passeio por seu interior. Em uma das extremidade tem uma boa cafeteria. A entrada é gratuita.

Old Montreal Old Montreal

Ao lado do Marché Bonsecours está a Notre-Dame-de-Bon-Secours Chapel, de mais de 350 anos, conhecida como o santuário dos marinheiros. Ao lado do altar está o túmulo de Saint Marguerite Bourgeoys, a fundadora da igreja. A entrada é gratuita.

Old Montreal Old Montreal

Outras sugestões em Old Montreal (não chegamos a conhecer):

Old Montreal
*Agradecemos todo apoio prestado pelo Tourisme Montréal.
(Facebook   Twitter   Instagram)
 
 
 

______________________________________________

Posts relacionados:

O Centre-Ville de Montreal

Montreal – Insectário e Jardim Botânico

Montreal – Parc du Mont-Royal e Oratoire Saint-Joseph

Montreal – Dica de hotel (Hôtel Bonaventure Montréal)

Travel Mobile – Chip de celular para viagens pelos EUA

Anúncios
Categorias: Canadá, Montreal | Tags: , , , , , , , , , | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: