Montreal – Parque Olímpico (Biodome e Planetário)

O Parque Olímpico (Parc Olympique) foi construído para as Olimpíadas de 1976 e atualmente abriga algumas das mais procuradas atrações de Montreal. O prédio do Biodôme era o velódromo dos Jogos Olímpicos de Montreal, e o formato lembra o capacete usado pelos ciclistas.

Biodôme MontrealBiodôme em Montreal

O Biodôme reproduz ecossistemas nos mínimos detalhes, até na temperatura. Logo que entramos, sentimos o bafo quente e úmido do primeiro ambiente, a Tropical Rainforest.  Fauna, flora e clima, tudo devidamente recriado para fazer o visitante se sentir no meio de uma floresta tropical.

Biodôme Montreal Biodôme Montreal Biodôme Montreal

Tendo um toque de zoológico, alguns animais habitam os ecossistemas – e as crianças adoram. Na Tropical Florest podemos encontrar mico-leão-dourado, piranha, arara, morcego, bicho-preguiça, jacaré, sapos diversos, capivara, entre outros.

Biodôme Montreal Biodôme Montreal Biodôme Montreal

Quando atravessamos para o segundo ambiente, a mudança de temperatura é totalmente perceptível. Na Laurentian Maple Forest temos a recriação da floresta de coníferas típica das montanhas Laurentian. A coloração das árvores dentro do Biodôme não nos deixava esquecer de que estávamos em pleno outono.

Biodôme Montreal Biodôme Montreal Biodôme Montreal

Aqui encontramos outras espécies de animais, sendo que o mais interessante foi ver um castor ao vivo pela primeira vez.

Biodôme Montreal Biodôme Montreal

O terceiro ecossistema é o Gulf de St Lawrence, e o frio já me faz sentir falta do casaco que havíamos deixado no armário. Os vários aquários nos mostravam o complexo habitat deste golfo.

Biodôme Montreal Biodôme Montreal Biodôme MontrealBiodôme Montreal

Por fim, passamos pelo Sub-Polar Regions (Labrador Coast e Sub Antartic Islands), onde o que mais atrai a atenção dos visitantes são as diferentes espécies de pinguins.

Biodôme Montreal Biodôme Montreal Biodôme Montreal

O Biodôme é menor do que imaginávamos e rodamos tudo em cerca de 1 hora, apesar de as crianças terem se divertido bastante.

Biodôme Montreal Biodôme Montreal

Na entrada do prédio do Biodôme, perto da bilheteria, há um bistrô onde almoçamos, mas alerto que não há muitas opções atraentes para as crianças (se forem chatas como meus filhos são para comer…), de forma que pode ser interessante levar algum lanche para os pequenos na bolsa.

Biodôme MontrealBiodôme em Montreal

Descendo uma escada, em frente aos banheiros, existem armários para aluguel (por 2$) e uma área bem legal (livre acesso) para amamentação e refeição de bebês.

Biodôme Montreal Biodôme Montreal Biodôme Montreal

Passando por um pequeno túnel, chegamos ao Planetário. O Rio Tinto Alcan Planetarium praticamente se resume à apresentação de dois filmes, já que a área de exposição é bem pequena. Apesar disso, os meninos brincaram tanto que não queriam ir embora.

Rio Tinto Alcan Planetarium em Montrea

O ingresso do Planetário é, na verdade, para os cinemas, já que o acesso à exposição é aberto ao público. Em 30 minutos já havíamos visto tudinho, mas tínhamos que esperar o horário dos filmes e deixamos os meninos se divertirem nos joguinhos eletrônicos e de colorir desenhos.

Rio Tinto Alcan Planetarium em Montrea Rio Tinto Alcan Planetarium em Montrea

A maioria dos horários de exibição dos filmes era em francês, mas há apresentações também em inglês. Para saber os horários, link.

Rio Tinto Alcan Planetarium em Montreal

Nós assistimos aos dois filmes. O Dark of Universe (25 minutos) era bem legal, exibido em um teatro onde deitávamos em pufes no chão. A dica é procurar um lugar mais pelo centro para ficar bem em baixo da tela côncava de 180 graus. Já o Vertiges era muito longo, 40 minutos, e deu bastante sono. Mas nenhum dos dois era, na verdade, voltado ao público infantil, de forma que os meninos ficaram entediados.

Rio Tinto Alcan Planetarium em MontreaRio Tinto Alcan Planetarium em Montrea

No mesmo dia em que visitamos o Biodôme e o Planetário, conhecemos também o Insectário e o Jardim Botânico, além de subir à Torre de Montreal no Estádio Olímpico. Chegando cedo e, não estando numa época muito cheia, dá para fazer tudo no mesmo dia, assim como fizemos, já que são pertinho um dos outros.

Biodôme

Localização: 4777, Avenue Pierre-De Coubertin, Montréal, Quebec.

Horário de funcionamento: de Setembro a Junho, abre de terça a domingo; de Junho a Setembro, abre diariamente. Para mais informações sobre os horários, link.

Valores: Adultos 19.25$; maiores de 65 anos 17.75$; crianças de 5 a 17 anos 9.75$.

  • Há um combo família para dois adultos e no máximo três crianças de 5 a 17 anos por 53.50$.

Rio Tinto Alcan Planetarium

Localização: 4801, Avenue Pierre-De Coubertin, Montréal, Quebec.

Horário de funcionamento: de Setembro a Junho, abre de terça a domingo; de Junho a Setembro, abre diariamente. Para mais informações sobre os horários, link.

Valores: Para um dos filmes – Adultos 19.25$; maiores de 65 anos 17.75$; crianças de 5 a 17 anos 9.75$.

  • Há um combo família para dois adultos e no máximo três crianças de 5 a 17 anos por 53.50$.

É possível comprar um pacote para todas as atrações do Space for Life (Biodôme, Planetário, Insectário e Jardim Botânico) por 47.75 adulto; 44.25 maiores de 65 anos; 23.75 crianças de 5 a 17 anos; 130$ combo família.

 

*Agradecemos ao Space for Life pelos ingressos de cortesia.

(Facebook   Twitter   Instagram)
 
 
 

______________________________________________

Posts relacionados:

O Centre-Ville de Montreal

Montreal – Insectário e Jardim Botânico

Montreal – Parc du Mont-Royal e Oratoire Saint-Joseph

Montreal – Dica de hotel (Hôtel Bonaventure Montréal)

Travel Mobile – Chip de celular para viagens pelos EUA

Roteiro – 15 dias de carro por New England (The Berkshires, Green Mountain, White Mountain, Portland, Boston) e Canadá (Montreal, Québec e Ottawa)

Anúncios
Categorias: Canadá, Montreal, Viajando | Tags: , , , , , , , , , , | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: