Um passeio imperdível para quem está em Montreal é o Parque Mont-Royal, um pequeno monte de 234 metros de altura no centro de Montreal.
Foi exatamente a partir do Mont-Royal, nomeado assim por Jacques Cartier em 1535, que veio o nome da cidade de Montreal.
O responsável pelo projeto do parque é Frederick Law Olmsted, o mesmo que criou outro parque muito conhecido de todos, o Central Park de New York. Hoje, os 101 hectares do Mont-Royal são muito procurados por moradores locais e turistas de todos lugares de mundo.
Um dos pontos mais visitado é o Le Belvedere Kondiaronk, um mirante localizado em frente ao Chalet du Mont-Royal.
A vista do centro de Montreal, com seus prédios altos e o rio Saint Laurent ao fundo, é deslumbrante.
O Belvedere só é acessado a pé, então nós estacionamos o carro num dos estacionamentos do parque e saímos caminhando, a melhor forma de explorar o parque.
Dentro do Chalet du Mont-Royal há banheiros e cafeteria. Funciona das 8h às 20:30.
Pelas trilhas que cortam o parque, chega-se ao Croix do Mont-Royal, uma cruz de ferro com 30 metros de altura. Se está com pouco tempo para visitar o Parc Mont-Royal, aqui é o lugar que deve deixar de lado no passeio, porque não tem nada demais.
Por outro lado, não deixe de ir, em nenhuma hipótese, ao Lac Aux Castors (ou Beaver Lake, ou Lago dos Castores), ainda mais se estiver visitando durante o período do outono como nós. As cores das árvores margeando o lago artificial é de se apaixonar.
Muitas pessoas simplesmente sentam na grama e ficam ali, sem fazer nada, ou lendo um livro, ou fazendo um lanchinho, ou só admirando a paisagem. Nós, claro, imitamos. E não dava vontade de ir embora.
Voltamos para buscar o carro e passamos em frente ao Cimetiere Notre-Dame-des-Neiges, o maior cemitério do Canadá. E o treco é grande mesmo, tanto que os meninos ficaram intrigados e querendo saber por que no Canadá morria tanta gente. 🙂
Perto do Parc Mont-Royal fica o Oratoire Saint-Joseph, um grandioso santuário dedicado a São José. De longe já é possível avistar o seu domo verde de cobre.
Há um estacionamento no próprio Oratório ao custo de 5$.
O Oratório é oponente tanto externamente como em seu interior. Mas antes de conseguir atravessar as grandes e pesadas portas… 283 degraus precisam ser vencidos. Dá para cansar um pouquinho. E pensar que os peregrinos sobem parte deles de joelhos…
Mas o ideal é vencer os lances de escada aos poucos. Nós nem sentimos o cansaço porque, depois da primeira leva de degraus, aproveitamos para curtir a vista.
Alguns moradores locais utilizam as escadarias do oratório para praticarem exercícios. Cansei só de olhar.
O interior do Oratoire Saint-Joseph tem traços modernos, um estilo bem diferente do que vimos nas Notre-Dame de Montreal, Quebec e Ottawa. O altar era simples, destacando-se o grande crucifixo feito por Henri Charlier.
Amo vitrais, então não podia deixar de prestar atenção neles…
Há um tour guiado disponível, de 90 minutos de duração, mas não nos interessamos; apenas conhecemos por conta própria e achamos suficiente. Não chegamos também a visitar o museu.
Localização: 3800 Queen Mary Road, Montréal, Québec
Horário de Funcionamento: Oratório abre diariamente das 6h às 21:30
Valores: estacionamento 5$; no site dizia que a entrada ao Oratório custava 3$ por pessoa, mas quando fomos não estava cobrando nada; tour guiado 5$ por pessoa;
- museu – 5$ adulto e 2$ crianças de 6 a 17 anos.
______________________________________________
Posts relacionados:
Montreal – Dica de hotel (Hôtel Bonaventure Montréal)
New England no Outono – Estado de Vermont (Bennington Battle Monument, Green Mountain, Burlington)
Travel Mobile – Chip de celular para viagens pelos EUA
New England no Outono – de carro por The Berskhires, Massachusetts
Pingback: 10 lugares e pontos turísticos para conhecer em Montreal | Quero Viajar Mais