Vamos participar de mais uma Blogagem Coletiva? Nos unimos aos Blogs de Viagem com Crianças para trazer nossas sugestões de 5 destinos nacionais. A ideia, sugerida pela Liliane Inglez, do Blog Trilhas e Cantos, visa exatamente contribuir com sugestões para as famílias continuarem viajando mesmo com o dólar alto. Infelizmente, fazer turismo no Brasil nem sempre é uma tarefa fácil, mas não por falta de opções, já que existem lugares belíssimos na grandiosidade e diversidade desse nosso Brasil. Inclusive, numa Blogagem Coletiva anterior, vários blogs sugeriram algumas mudanças que ajudariam as famílias a viajarem mais pelo Brasil.
Foi um pouco difícil selecionar 5 destinos nacionais, uma vez que já rodamos muito o Brasil. Para a decisão, focamos nas viagens que fizemos depois que os meninos nasceram e procuramos incluir aquelas mais recentes, que teriam informações mais atualizadas e sobre as quais eu não tivera tempo de fazer um post específico. Portanto, nossas seleção ficou assim:
1 – Gramado
Tem como não citar? Impossível, né?! Mesmo sabendo que a cidade, provavelmente, vai aparecer na lista de vários Blogs, não teve como resistir. Na Blogagem Coletiva sobre nossas Melhores Viagens em Família já havíamos falado que consideramos Gramado um dos melhores destinos nacionais para famílias no Brasil. Por isso, aqui está ela novamente, e em primeiro lugar.
Já fomos a Gramado inúmeras vezes, principalmente na época em que morávamos em Porto Alegre e os meninos ainda eram bebês. Não tem como não se apaixonar e não querer voltar sempre e sempre. Não faltam opções de entretenimento para adultos e crianças, não falta beleza natural, não falta encantamento pela cidade linda e organizada. Lago Negro, Catedral de Pedras, Rua Coberta… Snowland, Mundo Gelado, Terra Mágica Florybal, Mini Mundo, Aldeia do Papai Noel… uma infinidade de opções para curtir com a família (e isso só para citar algumas). Sem falar nas atrações de Canela, como o teleférico, Parque do Caracol, Alpen Park, entre outros.
Se falarmos no quesito alimentação, então… Melhor nem começar porque estou numa dieta ferrenha e posso ganhar uns quilinhos só de lembrar aquelas maravilhas de fondue, café colonial, cuca, chocolate quente, chocolates variados e tantas outras delícias… Vamos pular essa parte, ok?
Nossa última viagem a Gramado foi no Carnaval de 2014, quando levamos os meninos para “conhecerem” a cidade natal deles (Porto Alegre), e aproveitamos para matar a saudade um pouquinho da Serra Gaúcha. Temos um post sobre essa viagem de Bate e Volta a Gramado/Canela no qual é possível ter uma ideia do porquê Gramado não podia ficar de fora dessa lista.
2 – Paraty
Moramos no Rio de Janeiro inúmeras vezes em períodos diversos e sempre nos arrependíamos quando, mais uma vez, íamos embora e deixávamos de conhecer Paraty. Mas, este ano, não cometemos o mesmo erro novamente. E, agora, só pensamos em voltar.
Nós passamos quatro dias em Paraty, e aproveitamos muito as dicas do Felipe, o pequeno Viajante.
Adoramos caminhar pelo Centro Histórico, apesar de não ter achado uma tarefa tão fácil; era difícil decidir se evitava cair olhando para as pedras do chão ou se admirava a beleza das fachadas.
O Centro Histórico é uma graça. Lindo lindo lindo! As ruas são fechadas para pedestres (ainda bem, porque se ainda tivesse que dividir meus olhos com os carros… não ia dar muito certo!).
Também fizemos o passeio de barco pelas ilhas. Optamos por uma empresa que ia até o Saco do Mamanguá, o único fiorde natural do Brasil. O passeio dura praticamente o dia todo, mas é bem legal, parando em algumas praias ou para mergulho, e as crianças se divertem.
Aproveitamos para visitar Trindade, que fica a 24km do centro de Paraty. Conhecemos as praias do Cepilho, de Fora e dos Ranchos. Fizemos a trilha que sai da praia do Meio para o Cachadaço e para as piscinas naturais.
Por fim, passamos em parte da Estrada Real, mas como nosso tempo era curto, já que tínhamos que pegar a estrada de volta para o Rio de Janeiro, conhecemos apenas a Cachoeira do Tobogã e o Poço do Tarzan.
Depois desta experiência, Paraty não podia ficar de fora da nossa lista de destinos nacionais.
3 – Praia do Carneiros
Uma das nossas praias preferidas no Nordeste, a praia dos Carneiros é um paraíso natural perfeito para quem viaja com crianças. Está localizada a 95km da capital de Pernambuco, no município de Tamandaré. Quando morávamos em Recife, íamos regularmente com os meninos e passávamos apenas o dia. Pagávamos o day use de um restaurante local, o Bora-Bora, o que pode ser uma boa opção para quem não quer ficar hospedado na região.
A praia é calminha e de água morna. Uma delícia, até para quem não curte muito praia como eu.
É possível fazer passeios de barco de 1 hora de duração, com parada nos bancos de areia e com direito a um banho de argila. Vale a pena para quem não conhece. Nós fizemos uma vez, mas não repetiríamos.
Nos recifes se formam piscinas naturais e a diversão é mergulhar com snorkel (pode ser alugado no local) para ver os peixinhos coloridos.
Da última vez que fomos, na Semana Santa deste ano, percebemos que já não era mais a mesma praia tranquila que conhecemos alguns anos atrás. O movimento cresceu muito, a procura dos turistas aumentou de forma considerável e a qualidade do serviço no restaurante Bora-Bora caiu proporcionalmente. De qualquer forma, a praia continua merecendo nosso destaque pela beleza incrível daquele lugar.
4 – Cabo Frio
Pensei muito se colocava Cabo Frio nesta lista porque acho que existem outros lugares que mereciam mais estar aqui. Entretanto, foi uma viagem que fizemos recentemente, enquanto outras das nossas opções eram mais antigas, de um período que sequer sonhávamos em começar o Viajando com Palavras, de forma que as fotos e as informações estariam desatualizadas.
Já havíamos conhecido Cabo Frio antes dos meninos nascerem e retornamos este ano com a família toda. Nos surpreendemos com as mudanças que encontramos na cidade, positivamente. A orla estava bem diferente, com um belo espelho d’água e uma praça com quiosques de restaurantes.
A praia no Forte continua sendo bem procurada e movimentada. O melhor local para quem está acompanhado de crianças é próximo ao Forte São Mateus, onde a água é bem calma, praticamente uma piscina.
O Forte é aberto à visitação e a vista que se tem dele é imperdível.
Ainda na orla da cidade, é possível fazer um agradável passeio noturno, com várias opções de alimentação.
Quem está em Cabo Frio, tem que aproveitar para conhecer também outras praias na redondeza, como as de Arraial do Cabo, ou mesmo de Búzios.
5 – Belém do Pará
Eu queria colocar aqui Gravatá, Porto de Galinhas, Rio de Janeiro, Fortaleza, Natal, Pipa, um Hotel Fazenda que fomos em Minas… até cheguei a cogitar o Oiapoque (brincadeirinha 🙂 ). Mas o HD externo resolveu colaborar com minha decisão e dar piti, dificultando a busca por fotos para ilustrar qualquer que fosse a escolha da nossa quinta e última sugestão. Sendo assim, precisei ver o que havia de foto no cartão de memória… e não é que me dei conta de que Belém do Pará compunha muito bem nossa lista de destinos nacionais. Talvez não seja a opção mais óbvia para as famílias que querem um destino no Brasil, mas não deveria ficar de fora das opções de possíveis cidades para as próximas férias.
Belém tem uma rica cultura, um artesanato lindo e uma culinária exclusiva, o que garante uma experiência única. Só de recordar as nossas visitas me deu água na boca em lembrar o sorvete de cupuaçu. Hummmm! Não sou muito adepta de grandes experiências gastronômicas, mas, para quem curte, deve experimentar o Tacacá, o Pato no Tucupi ou a Maniçoba. Provavelmente, as crianças não vão se interessar muito…
Dentre as opções de passeios na cidade, o que mais gostamos foi o Mangal das Garças, a Estação das Docas, o passeio de barco pelo rio e o Museu Zôo-botânico Emílio Goeldi.
Também vale a pena conhecer a Ilha do Mosqueiro, a 80km da capital, e curtir as praias de água doce.
Para quem tem mais tempo, pode esticar até Salinas, distante 220Km de Belém, ou até pegar um barco para a Ilha de Marajó. Infelizmente, não chegamos a conhecer. No post da nossa viagem a Belém do Pará, falamos com mais detalhes sobre o que conhecer na cidade.
E aí, curtiram as sugestões? Para quem deseja outras opções para as viagens com crianças, os blogs abaixo participam da Blogagem Coletiva com seus 5 destinos nacionais. Confere lá! Quem sabe não encontra aquele destino que tanto estava procurando para as próximas férias em família… 😉
1. Trilhas e Cantos (Liliane Inglez): Serra da Canastra, São Miguel do Gostoso, Rota Ecológica, Serra Catarinense e Litoral Norte de SP
2. E aí, Férias! (Camila Faria): Beach Park, Portobello Resort & Safari, Vassouras Eco Resort, Sul de Minas
3. Rodando pelo Ceará (Danielle Campos): Trilha Ecológica em Icapuí, Museu Brinquedim, Piscinas Naturais em Guajiru, Guaramiranga e Engenhoca Ecoparque
4. Malas e Panelas (Luciano MalasePanelas): Arraial d’Ajuda, Florianópolis, Cambará do Sul, Cruzeiro na costa brasileira e Gramado/Canela
5. Felipe, o pequeno viajante (Cláudia Rodrigues): Gramado e Canela, Litoral da Bahia, Fernando de Noronha, Foz do Iguaçu e Rio de Janeiro
6. Viajando com Palavras (Thyl Guerra): Gramado, Paraty, Praia dos Carneiros, Cabo Frio, Belém
7. Viajando em familia (Debora Galizia): Fortaleza, Caldas Novas, Foz do Iguaçu, Beto Carreiro e Salvador
8. Viagens que Sonhamos (Francine Agnoletto): Gramado e Canela, Santa Catarina com Beto Carrero, litoral norte de Alagoas, Praia do Forte e Porto de Galinhas
9. Viajo Com Filhos (Patrícia Papp): Taipu de Fora, Bonito, Bombinhas, Pipa, Amazônia
10. Malas & malinhas (Bárbara Calmeto Lomar Passos): Morro de Sao Paulo, Chapada Diamantina, Cidades Históricas de Minas Gerais, Fortaleza e Foz do Iguaçu
11. Cantinho de Ná (Cynara Vianna): Salvador, Praia de Forte, Fortaleza, Tibau do Sul e Pipa.
12. Carregando Malinhas (Aline Figueiredo): Gramado e Canela, Ilha Grande, Lumiar/Mury/São Pedro da Serra, Arraial do Cabo e Vitória e Vila Velha.
13 – Viajante em Tempo Integral (Érica Cristina França): São Paulo, Rio de Janeiro, Gramado, Florianópolis, Natal
14 – Viagem Simplesmente (Susana Spotti): Bonito, Genipabú, Maceió, Rio de Janeiro e Foz do Iguaçú.
15- Os Caminhantes (Marcia Tanikawa): Chapada Diamantina, Chapada dos Veadeiros, Passa Quatro, Nobres e Pq. Estadual Intervales
16- Viajar hei (Patricia Longo Tayão): Gramado e Canela, Foz do Iguaçu, Balneário Camboriú, Porto Seguro, Chapada dos Veadeiros
17- Passeiorama (Guaciara Rhein): Rio, Piauí, Curitiba, Maragogi, João Pessoa
18- Baianos no Polo Norte (Livi Souza): Salvador, Praia do Forte, Mangue Seco, Península de Maraú e Boipeba
19 – Mezzo Mondo (Claudia Bins): Fernando de Noronha, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul
20 – Vida de Viajete (Natalia Ferrer): Mangue Seco, Campos do Jordão, Aracaju, Foz do Iguaçu, Gramado
21- Dicas da Rege (Regeanne Nicaretta): Florianópolis, Gramado, Balneário Camboriú
22 – Para a Disney e Além (Carlos Augusto Monteiro): Teresópolis, Alfenas, Itupeva, Penedo, São Paulo
23. Dias viajando por aí (Cristiane Martins): Conservatória, Campos do Jordão, Serra Gaúcha, São Miguel do Gostoso e Galinhos
24. Ir, Ver e Viver o Mundo (Claudia Cruz): Pelotas, Lages e Serra Catarinense, Florianópolis, Morretes e Ilha do Mel
25. Diário de Viagem (Adriana Pasello): Governador Celso Ramos, Mariscal, Beto Carreiro, São Paulo e Foz do Iguaçu
26. Família Viagem (Simone Hara): Beach Park Resort (Aquiraz/CE), Curitiba (PR), Itú (SP), Olímpia (SP) e São Paulo (SP)
27 – Desempilhados (Tati Rosa Domingues): Roteiro em São Paulo
28 – Viajando de Carro (Rosângela De Leon Veleda De Souza): Missões do RS, Foz do Iguaçu/PR, Recife/PE e Minas do Camaquã/RS
Pingback: 5 Lugares para Descobrir com Crianças (ou não) no Brasil - Vida de Viajete
Thyl, fiquei feliz que já conheço vários dos seus destinos. Ainda faltam Belém e Cabo Frio! Quero ir! Especialmente pra Belém, já que nunca estive na região norte!!! Um beijo!!!
Hummm… adoro Belém e seus sabores únicos. .. Hoje este será meu destino, sempre provo um sabor diferente de sorvete na Cairu, meu preferido é o de Bacuri
O meu preferido era de Cupuaçu. Hummm. Muito bom! 😄
Pingback: Descobrindo o Brasil com crianças | Os caminhantes
Muito legal a sua lista de destinos! Desses lugares conhecemos apenas Gramado e Carneiros sendo que Gramado fomos faz um bom tempo, sem família. De lá para cá muita coisa mudou, há muitoas novas atrações e não vemos a hora de voltar lá com as crianças. Os outros locais também são top! Um dia teremos o prazer de conhecer todos! Beijos.
Obrigada, Rosângela, Tem muita coisa legal para conhecer no Brasil. Bjs
Que lista topíssima, heim? Deu vontade de arrumar a mala urgente!
kkkkkk Danielle! Obrigada! Eu que vou pegar muitas dicas com você para rodar pelo Ceará já que estamos de mudança para Fortaleza ;). Bjs
Thyl, ainda não visitamos Pernambuco e Belém, ma estão na nossa lista, pois quereos mostrar o Brasil todinho para nosso filhote! Abraços!
http://www.viajarhei.com
Temos mesmo que apresentar esse país enorme e diversificado para nossos filhos, Patrícia. Muito legal! Obrigada. Bjs
Puxa muito legal! Adorei ver Belém entre as dias! E fiquei morrendo de vontade de ir para Paraty com as crianças – só fui sem filhos! Morro de vontade de ver Trindade de novo!
beijos
Pois é, Patrícia, Belém é um lugar bem legal. Nós adoramos.
Obrigada pela visita.
Bjs
Realmente Gramado e Canela não têm como não aparecerem na lista dos viajantes, Principalmente com crianças, né?!
Paraty é lindo tb. Fomos 2 vezes, mas sem nossa pequena. Cabo Frio tb fomos sem ela.
Praia dos Carneiros não conhecemos, mas já ouvi muitos relatos de que realmente é ótimo para crianças.
Belém tb não conhecemos, mas gostei das dicas.
Bjs
Gramado e Canela é obrigatório! kkkk Maravilhoso, né?
Obrigada
Bjs
Pará acho que já vale uma visita só pela gastronomia! Quando eu era adolescente fui com meu pai num jantar de gala que era pra celebrar alguma coisa do Pará… Papai do cé! Que comida era aquela!! Tudo delicioso demais!! Lendo seu post a memória voltou como uma avalanche e não consigo acreditar que nunca tinha cogitado iar a Belém!! Adorei sua lista de destinos! Bjs!!
Realmente, Simone, a gastronomia do Pará é riquíssima. Vale muito a pena. Obrigada.
Bjs
Louca para levar minha pequena a Gramado…. E praia dos Carneiros, um paraiso, fui gravida…. Lindos relatos!!
Obrigada 🙂
Oi Thyl,
Sou iniciante no litoral do Nordeste como um todo e estou só acumulando destinos com essa blogagem. #socorro
Agora, Paraty, que fofura absoluta. A-do-ro. Está nos meus planos viajar para a FLIP.
Bjos
Adriana @blogdiariodeviagem
Essas blogagem coletivas são sempre um problema, né Adriana? Só aumentam nossas listas de desejo. rsrsrs. Muito bom. Descobrimos lugares incríveis que nem imaginávamos.
Obrigada
Bjs.
Thyl, me senti tãoooooo desatualizada, Canela tem teleférico e eu nem sabia. Preciso voltar à cidade urgente. O sul do Brasil é bonito demais. Beijo, Tati
Mudou muito até de quando ia com meus meninos bebezinhos para quando fui ano passado (6 anos). Várias atrações novas, mas a cidade continua o mesmo encanto.
Bjssss
Gramado é um destino campeão na blogagem e uma lacuna na nossa vida! 🙂 Nossa, foi muito legal ver Cabo Frio (nem sempre lembrado) e Belém (destino sensacional). Parabéns, vamos viajar! 🙂 bjs, Carlos (Para a Disney e além).
Tem que preencher essa lacuna, Carlos. kkkk Aproveitar a BC para resolver esse “problema” e se encantar por Gramado também.
Obrigada
Pingback: Blogagem Coletiva: Descobrindo o Brasil com crianças | Familia Viagem
Adorei suas dicas. Confesso que quero muito conhecer Belém e seu post me deixou mais motivada. Não conheço nada no Norte do Brasil. Bjs
Que bom que te motivou, Bárbara. 🙂
Obrigada!
Adorei a lista, desses só não conhecemos Belém. Acabamos de voltar de Paraty a amamos demais!
Paraty é demais mesmo.
Obrigada.
Bjs
Adorei ver que você mencionou a Praia dos Carneiros aqui de nosso Pernambuco, o lugar é imperdível mesmo. Já estou achando que estou sofrendo bullying com Gramado kkkkk, em vários blogs a cidade é citada e ainda não conhecemos :(.
Adoramos a praia dos Carneiros, Cynara. Sempre que vamos visitar a família em Recife, aproveitamos para matar a saudade. 😉
Obrigada.
Bjs
Belém eu nunca fui e fiquei surpresa e interessada! Gramado está na nossa lista, vamos em novembro ver o Natal Luz! Paraty é tudo de bom, né, a gente adora e é fácil de ir aqui de SP. Seus filhos são lindos, duplinha fofa! Bjs!
Mamãe coruja agradece, Guaciara. 🙂
Acredita que mesmo morando no Rio, só fui a Paraty qdo era criança?! Tenho que voltar! E Cabo Frio então! Quando era adolescente… agora com os engarrafamentos de férias eu desanimo, prefiro ir fora de época. Anotei as dicas de Belém!! =D
Sempre adiei Paraty, Camila, mas dessa vez deu certo. E amamos. Cabo Frio tem que ser fora de feriado, senão fica insuportável mesmo.
Bjsss
Thyl, você sempre tem dicas ótimas! Adorei todas aqui, mas depois de ver suas fotos em Belém, a cidade acabou de entrar para minha wish list :-). Adorei!
Beijos,
Claudia @Mezzo Mondo
Obrigada, Cláudia. 🙂
Quanta sugestão legal!! Gramado e Canela deve ser o máximo!!
bjs
Obrigada, Débora. Não conhece Gramado e Canela ainda?? Aproveita a BC para resolver isso. kkkk Bjs
Pingback: Descobrindo o Brasil com Crianças
Pingback: Blogagem Coletiva: 5 destinos top no Brasil -com crianças | Viajando Em Familia
Amei todas as sugestões! Eu moro desde que nasci no Rio de Janeiro e acredita que ainda não conheci Paraty e Trindade? Depois do seu post, será um próximo destino com certeza!
Beijos!
http://www.carregandomalinhas.com.br
Você vai amar Paraty. 😉
Obrigada!
Querendo muito voltar para o litoral do Rio, dessa vez com o pequeno!!!
Lembro que acompanhei a viagem de vcs por Paraty e babei nas fotos!!!
Obrigada, Fran. Bjinhos
Pingback: Descobrindo o Brasil com Crianças - Malas e Panelas
Louca para conhecer Paraty. Belém, fui há muitos anos e é uma perdição aqueles sorvetes. Deu saudades. Beijo grande.
Ahhhh os sorvetes… kkkkk
Bjs, Su!
Pingback: Viajando com as crianças pelo Brasil - Cantinho de Ná
Pingback: Carregando Malinhas: 5 destinos para descobrir o Brasil com crianças | Carregando Malinhas