Chicago – Adler Planetarium

Integrante do Museum Campus, junto com o Shedd Aquarium e o Field Museum, o Adler Planetarium é mais uma das várias opções de turismo em Chicago, especialmente para quem está viajando com crianças. Entretanto, não a consideramos imperdível.

Adler Planetarium Chicago

À margem do Lago Michigan, foi fundado em 1930, sendo o primeiro planetário da América. Com dois andares, o Adler não é muito grande, nem uma atração que vá ocupar mais do que metade do dia para conhecê-lo. O que toma mais tempo nem são as galerias de exibições (a não ser para aqueles que gostam de ler tudo, cada letra de cada painel. Aí vai demorar mais), e sim os shows, que para nós foram o grande destaque do planetário.

Adler Planetarium Chicago

Na bilheteria, já escolhemos os filmes e seus respectivos horários. O Adler possui três cinemas, o Grainger Theatre, o Definity Theatre e o Samuel C. Johnson Family Star Theatre. O diferencial das apresentações é que o filme gravado é projetado mas toda a narração é feita ao vivo.

Os principais shows, e que por si só já valem a visita ao Adler, são os do Grainger Theatre, que tem tela côncava de 180º. As imagens de alta definição vistas por todo o nosso campo de visão proporcionam uma experiência incrível de 30 minutos de duração. O filme é projetado praticamente em cima de nós, portanto, recomendamos sentar mais pelo centro do teatro. Teve um momento que o Gabriel perguntou se o teto estava se movimentando, porque tínhamos a impressão de que estava se aproximando de nós. Nós assistimos ao Cosmic Wonder, que é sensacional e nos faz refletir sobre o universo, e admirá-lo. Com a estratégia lúdica de uma pequenina moeda de 1 cent entregue a cada visitante na entrada do teatro, o filme levanta aquela questão de como somos ínfimos perante a grandiosidade do Universo. E, portanto, será que somos os únicos seres vivos nele? Ah, a moedinha é de brinde! Ok, ok, é 1 cent, mas os meninos já gostaram, para eles era mais uma para juntar no cofrinho. Outro filme transmitido nesse cinema, em horários intercalados, é o Destination Solar System, que também deve ser muito bom.

No Johnson Theatre, que é um cinema mais tradicional, o filme é 3D, mas também com narração ao vivo. E no Definiti Space Theater, outra sala com tela em cúpula, passam alguns filmes com personagens infantis como os da Vila Sésamo. Acredito que os filmes mudem regularmente.

Tirando os shows, o Adler não tem mais nada de tão sensacional ou diferente. Algumas exposições são interativas, outras mais tradicionais. Dentre algumas, podemos citar:

The Universe: A Walk through Space and Time, com a evolução do universo por 13 bilhões de anos.

Adler Planetarium Chicago

Telescopes: Through the Looking Glass, onde podemos ver vários telescópios.

Adler Planetarium Chicago

Shoot for the Moon, onde encontramos a Gemini 12, de 1966, totalmente restaurada.

Adler Planetarium Chicago

Our Solar System, com painéis sobre os diversos planetas do Sistema Solar.

Adler Planetarium Chicago Adler-Planetarium8

Astronomy in Culture, que traz o uso da astronomia nas culturas antigas e medievais.

Adler Planetarium Chicago

Para crianças de 3 a 8 anos, uma área bem legal é o Planet Explores. Pode ter certeza de que vai gastar um bom tempo nessa sessão.

Adler Planetarium Chicago Adler Planetarium Chicago

O Adler conta ainda com lojinha e lanchonete (Café Galileo’s).

Adler Planetarium Chicago

O caminho entre o Adler e o Sheed Aquarium oferece ótimas vistas de Chicago. Pena que estava muito nublado e frio nesse dia.

Adler Planetarium Chicago

Localização: 1300 S Lake Shore Drive, Chicago, IL 60605

Horário de Funcionamento: de segunda a sexta, das 9:30 às 16h; sábado e domingo, das 9:30 às 16:30.

Ingresso: a admissão geral, sem os shows, custa 12U$ para adultos e 8U$ para crianças de 3 a 11 anos. Como o diferencial são os shows, com o Basic Pass pode-se escolher uma das apresentações e custa 24.95U$ e 19.95U$, adultos e crianças respectivamente. Para assistir aos outros shows, o melhor é o All Acess Pass por 29.95U$ (adultos) e 24.95U$ (crianças).

– Está incluindo no CityPASS (com todos os shows) como opção entre o Adler Planetarium ou o Art Institute of Chicago. Com crianças, achamos o Adler Planetarium uma melhor opção.

– A melhor forma de chegar ao Adler é por transporte público, mas há estacionamento em edifício garagem anexo que custa 19U$, valor que pode variar de acordo com eventos como jogos no Soldier Field (estádio de futebol americano que há ao lado).


(Facebook   Twitter   Instagram)
 
 
 

______________________________________________

Posts relacionados:

Chicago – Museum of Science and Industry

Chicago das alturas – 360ºChicago e Skydeck

Chicago – caminhando por Downtown (Millennium Park e The Loop)

Chicago – Lincoln Park Zoo

Anúncios
Categorias: Chicago, EUA, Viajando | Tags: , , , , , , , | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: