Chicago – Museum of Science and Industry

Aberto ao público em 1993, o MSI (Museum of Science and Industry) possui mais de 35 mil artefatos, sendo um dos maiores museus de ciências do mundo. Fica um pouco distante da área mais turística de Chicago, mas existem boas linhas de ônibus que tornam o deslocamento tranquilo e rápido.

Museum of Science and Industry Chicago

Já havíamos lido no blog Malas e Panelas, onde, por sinal, existe uma série de ótimos posts sobre Chicago com criança os quais nos ajudaram muito durante os planejamentos da nossa viagem, que o Museum of Science and Industry era atração para ocupar um dia inteiro. Ouvindo o conselho, deixamos realmente o dia livre para esse museu. E não demorou muito após entrarmos no MSI para confirmar que não sairíamos dali tão cedo. Bastou termos a real noção da grandiosidade do museu, que além de uma enorme variedade de exposições, tem muita, mas muita interatividade, de forma que a visita toma um longo tempo e ainda assim é impossível ver tudo o que há para oferecer em apenas 1 dia.

Chegamos cedo, logo na abertura, e a quantidade de gente já era enorme. Mesmo com o CityPASS, é preciso entrar numa fila, menor do que a da compra de ingresso, para escolher a sessão do cinema Omnimax (eram duas opções de filmes: Flight of the Butterflies e D-Day Normandy 1944). Também foram entregues tickets com horário marcado para um simulador de voo. Tudo incluído no CityPASS.

O museu possui 2 andares de exibições e mais um mezanino, além do andar de entrada onde fica a bilheteria e a lojinha. Seria inviável ficar aqui falando de cada galeria do MSI separadamente, porque é muita coisa, assim como foi impossível passar por tudo, mesmo chegando ao museu na hora da abertura e tendo ido embora praticamente no fechamento. Sem dúvida é um lugar perfeito para crianças em Chicago, embora esteja longe de serem apenas os pequenos que se divertem ali.

Museum of Science and Industry Chicago

Focando numa viagem em família, vamos falar de algumas das atrações que os meus meninos mais gostaram e que consideramos imperdíveis na hora de selecionar o que fazer dentro do MSI.

No nível 1:

Omnimax Theatre

Esse cinema é diferente porque a tela é uma cúpula ovalada que praticamente circula a plateia. Isso dá uma visão bem legal, como se estivéssemos dentro do filme. Optamos por assistir ao Flight of the Butterflies, em vez do D-Day, por causa das crianças, já que não sabíamos como seria mostrada a história da Batalha da Normandia, apesar de que na bilheteria disseram que era classificação livre. Pensando nos pequenos e no que podia ser mais interessante e leve para eles, fomos ver a história de um cientista que passou 40 anos pesquisando sobre a borboleta-monarca e sua migração para México. Se os adultos dormiram em alguns momentos? É provável. Mas as crianças assistiram a tudinho, compreendendo algumas coisas, perguntando outras, mas principalmente fisgados pelas lindas imagens das borboletas naquela grande tela abobadada. O filme tem duração de 45 minutos (dá um bom descanso) e está incluído na admissão do museu do CityPASS, mas requer um ticket com horário pré-agendado entregue na bilheteria no momento da entrada.

Henry Crown Space Center

Localizado bem na entrada do Omnimax Theatre, acaba agradando as crianças, mesmo que elas já tenham ido ao Kennedy Space Center e ao Houston Space Center, embora não seja nada de muito diferente e não recomende perder muito tempo aqui. Melhor seguir o corredor e encontrar o enorme submarino U-505.

U-505 Exhibit

Único submarino alemão nos EUA, o U-505 foi capturado intacto pelos americanos em 1944 depois que o USS Chatelain forçou sua subida à superfície com um ataque de bombas de profundidade. Ver aquele monstro por fora já é impressionante e ainda existe um tour por seu interior, que tem duração de 25 minutos e ocorre a cada 15 minutos. O número de ingressos por horário no dia é pequeno, por isso, quem tem interesse, deve providenciar assim que chegar ao museu ou comprar antecipado no site do MSI. Ah, sim, é pago à parte.

No nível 2:

Rotunda

Assim que subimos as escadas rolantes, a rotunda já merece destaque para muitas fotos. Havia uma belíssima árvore de natal decorada com tema da Disney, já que estava ocorrendo uma exposição intitulada Treasures of the Walt Disney Archives (mediante uma taxa extra).

Transportation Gallery

Os meninos adoraram essa galeria. E não tem como não gostar, um monte de pequenos aviões e um boeing 727 pendurados no teto, uma locomotiva de 1893, uma enorme maquete com trenzinhos circulando, só para citar algumas das exposições.

Museum of Science and Industry Chicago Museum of Science and Industry Chicago

Science Storm

Só nessa galeria dá para ficar horas e horas, perdendo a noção do tempo. A Science Storm garante uma jornada pelos princípios científicos de alguns fenômenos naturais como tornados, tsunamis, relâmpagos, avalanche, incêndios, entre outros. A maior parte fica no nível 2, mas existe uma pequena porção ainda no mezanino. São tantas exibições e exposições interativas que é preciso lembrar que existem outras coisas para conhecer no MSI.

Museum of Science and Industry Chicago

Os meninos gostaram de participar da apresentação que ocorre no tornado, onde chamam as crianças para ficarem perto da formação de um redemoinho de vento de 12 metros.

No mezanino:

Flight Simulators

São simuladores de voo mediante uma taxa extra, mas que recebemos um ticket com CityPASS e fomos conhecer. Possui horário marcado. Particularmente, achei bem bobinho, mas os meninos gostaram bastante. Então, para crianças, é uma boa pedida. Existiam 2 opções de simuladores e, vendo de fora, um deles parecia mais radical (ou menos bobo, sei lá), já que ficava até de cabeça para baixo.

YOU! Experience

Essa sessão é sensacional! Ok, lado enfermeira falando nesse momento. Que seja! Mas que é sensacional, isso é. Só ali eu passaria o dia todo. Para minha sorte, os meninos também curtiram e ficaram curiosos para conhecer mais a respeito do corpo humano. Essa exposição é considerada a primeira, e uma das maiores do século 21, a trazer a conexão de mente, alma e corpo. Encontramos mais de 50 exibições interativas com tecnologia de última geração que nos ajudam a conhecer mais sobre nós mesmos, como nosso corpo funciona, e não apenas fisiologicamente falando. O coração 3D gigante que apresenta batimento sincronizado com a nossa pulsação é um exemplo do que podemos nos deparar. O Gabriel só não gostou muito de algumas exposições que mostravam o interior do corpo (ele teve medo, o que me fez pensar que nem todas as crianças podem se sentir à vontade em alguns pontos dessa galeria).

Pena que o museu estava bem cheio e, muitas vezes, era difícil conseguir um lugarzinho para alguma atração interativa. Mas fomos aproveitando do jeito que dava e tivemos um dia incrível.

Localização:

5700 S. Lake Shore Drive, Chicago, IL 60637

Horário de Funcionamento: diariamente das 9:30 às 16h. Durante os meses de junho, julho e agosto, funciona até 17:30, assim como alguns dias nos demais meses (para saber o calendário, site)

Ingresso: adultos – 18U$;

crianças (3-11 anos) – 11U$;

maiores de 65 anos – 17U$.

– São vendidos também alguns combos com as entradas para outras atrações com taxas extras.

– Faz parte do CityPASS (com direito ao Omnimax Theatre) como opção de escolha entre o MSI e o 360Chicago.

– Estacionamento no local custa a bagatela da 22U$.