Um lugar que não se pode deixar de conhecer em Nashville é o Country Music Hall of Fame and Museum. É impossível não ver o prédio que traz três andares com toda a história da música country. Na verdade, são dois andares de exposições, porque o primeiro é o hall de entrada que conta com lojas, café, teatro, banheiros e a bilheteria. É desse andar que sai o tour para o histórico Studio B, o mais antigo estúdio de gravação em Nashville, e um dos mais famosos do mundo, onde já foram gravadas mais de 35.000 músicas. Os tours para o estúdio ocorrem das 10:30h às 14:30h. Deve-se chegar 10 minutos antes do horário marcado e o transporte está incluído no valor do ingresso do Studio B. Existem combos que podem ser comprados na bilheteria do museu e que incluem: a visita ao Country Music Hall of Fame and Museum, o tour pelo RCA Studio B e o audio tour narrado por Bill Cody. Nós conhecemos apenas o museu.
Depois de conhecer o Centennial Park e Parthenon, seguimos para Downtown, onde nos hospedamos em Nashville. A melhor forma de conhecer o centro de Nashville é caminhando. Nós deixamos o carro no hotel e fomos rodar a pé, mas existem alguns estacionamentos pelas ruas de Downtown.
Comprado ingresso, pegamos um elevador que nos deixa no terceiro andar, onde começamos a mergulhar nesse mundo de um estilo musical um tanto diferente para nós. O acervo traz vários instrumentos icônicos da música country, roupas dos artistas, fotos, vídeos, e outros objetos que vão contando aos visitantes a história da country music de forma bem didática, desde as suas origens (com muitos cantores que sequer conhecíamos, mas que são grandes nomes para os americanos), até os maiores sucessos da atualidade. Existem também algumas exposições temporárias. Quando fomos, estava tendo uma sobre Kenny Rogers.
Há também um Centro Educacional da Taylor Swift, com algumas atividades programadas.
Passamos por uma enorme parede com discos de ouro (ou platina, ou diamante) de sucessos da música.
Na exposição Sing Me Back Home, fazemos uma viagem no tempo iniciando nos anos de 1960 e indo até a atualidade. As músicas do passado não conhecíamos nenhuma. Mas tudo bem, é interessante mesmo assim porque podemos aprender e entender um pouco sobre essa cultura musical.
Tudo é organizado de forma cronológica e os mais variados nomes da música estão lembrados, alguns conhecidos no mundo todo como Elvis Presley. Para quem tem paciência para ler todos os detalhes, é bom deixar um tempo considerável para visitar esse museu.
Na escada de descida para o primeiro andar, outra parede com muitos e muitos discos de ouro, platina e diamante.
No primeiro andar, fica a parte que foi mais interessante para os meninos por ser uma área bem interativa. É o Discover Your Country. Há vários computadores onde podemos fazer capas de discos com nosso rosto, gravar músicas e depois enviá-las por email, entre outras atividades. É um local divertido para quem está viajando com crianças, já que todo restante do museu acaba não prendendo muito a atenção dos pequenos.
Foi uma visita interessante, mesmo para quem não é grande admirador da música country. Serviu de aprendizado e ainda nos divertimos criando nossos próprios álbuns. Será que um dia nossas músicas estarão entre as primeiras colocadas do Billboard? Acho melhor nem colocar aqui o áudio das nossas gravações…
Country Music Hall of Fame and Museum
Localização: 222 Fifth Avenue South Nashville, TN 37203
Horário de funcionamento: diariamente das 9h às 17h.
Valores da admissão apenas para o museu:
adultos – 24.95U$;
crianças (6 a 12 anos) – 14.95U$;
maiores de 60 anos – 22.50U$;
menores de 5 anos possuem entrada gratuita;
OBS: existe desconto para militares que é extensiva para os brasileiros – 21.50U$.
Os combos são:
– Platinum Package, que inclui a entrada do museu, o audio tour e o passeio pelo Studio B (adultos 39.95U$; crianças 29.95U$);
– Golden Package, com entrada do museu e audio tour (adulto 26.95U$; criança 17.95U$).
(Facebook Twitter Instagram)______________________________________________
Posts relacionados:
The Children’s Museum of Indianapolis, o maior museu da criança do mundo
Indianapolis Motor Speedway e Hall of Fame Museum
Passeando por Indianápolis? Dicas de onde ir
Roadtrip Califórnia – Big Sur, a deslumbrante estrada litorânea