No instante em que bati os olhos no tema de mais uma Blogagem Coletiva do grupo do Facebook Viagens em Família, moderado pela Sut-Mie Guibert (Viajando com Pimpolhos), comecei a ser bombardeada por imagens que explodiam em meu cérebro numa velocidade de nem sei quantos milésimos de segundo. Deve ser isso a que nos referimos quando dizemos comumente “acabou de passar um filme em minha mente”. Foram tantas memórias de momentos singulares passados na companhia daqueles que são, para mim, a personificação do amor maior, que ficou bem complicado decidir quais seriam as nossas quatro melhores viagens em família. Na verdade, o tema era de 3 a 5. Resolvi ficar no meio termo para equilibrar. Acreditem, as escolhidas já sofreram alterações algumas (várias) vezes. E mesmo agora que começo a escrever finalmente o texto ainda tenho dúvida se não vou mudar de opinião até colocar o último ponto final. Então, paciência comigo, ok? Não sou a pessoa mais indecisa da face da terra, mas quando o assunto é assim tão importante (falar de viagem É super importante), precisa ser bem refletido para não cometer nenhuma injustiça. 🙂
Para quem gosta de viagem só existe uma coisa melhor do que a viagem em si: falar de viagem. A do passado, a do futuro, a dos sonhos, até aquela que foi um pesadelo e depois virou motivo de risada. Não importa. Já tentou iniciar um papo de viagem com aquele amigo que foi contaminado pelo vício de viajante? Se por acaso não quer que ele te conte todas as suas aventuras (pelo Brasil, pelo mundo, ou até pelo espaço sideral se fosse possível), melhor nem começar o assunto. Deu corda, agora aguenta! Mas para quem gosta, nada melhor que pegar um bloquinho e já ir anotando tudo, sem dúvida o amigo não vai poupar detalhes que nem ele mesmo sabe como ainda lembra. Por isso, já vou deixar avisado que juro (juro!) que vou tentar (tentar!) ser econômica nas palavras e controlar todas as lembranças do efeito cascata que a Blogagem Coletiva desencadeou na minha cabeça. Apesar de que já deu para perceber que não comecei muito bem com a minha promessa…
Sem mais enrolação, vamos lá. Eis as escolhidas:
1 – Gramado, 2008
Como o bom clichê já diz, a primeira a gente nunca esquece. E por acaso é mentira? Nunca esquecemos o primeiro beijo, o primeiro namorado, o primeiro emprego… Impossível esquecer a primeira viagem em família. Conforme já comentei em outro tema de Blogagem Coletiva (As viagens da nossa infância), praticamente nasci na estrada e viajar faz parte de mim desde sempre. Depois de casada, as viagens tinham que continuar; e eram ótimas, românticas, desencanadas. Com os filhos, algumas mudanças ocorreram. Eram dois bebês contra dois adultos. Jogo duro, marcação cerrada, tête-a-tête, sem tempo para troca com o banco de reserva. E o que nem podíamos imaginar era que nossas viagens ainda viriam a se tornar cada vez melhores. Imaginem, portanto, quão felizes estávamos quando fizemos exatamente nossa primeira viagem com a família que se formava, se completava, nos fortalecia. Como esquecer?
Como esquecer os perrengues com dois bebês de quatro meses, os erros de marinheiros de primeira viagem (literalmente falando), as dificuldades para comer nos restaurantes, os olhinhos brilhantes já tão atentos observando o Mini Mundo, os sorrisos espontâneos que nos faziam sorrir junto parecendo dois bobos. Só alguns exemplos (estou lembrando da promessa, ok?) do porquê de ter sido a viagem mais fácil de colocar entre as nossas melhores. Foi inesquecível. Não que as outras não sejam, mas essa foi a primeira. Apenas primeira de muitas.
Fomos a Gramado outras vezes com os meninos antes deles completarem 1 ano, mas apenas no carnaval de 2014 retornamos com eles maiorzinhos, quando fizemos uma viagem para que conhecessem (lembrassem) a cidade onde nasceram, Porto Alegre, e aproveitamos para esticar até Gramado, nossa opinião, um dos melhores destinos (se não o melhor) para famílias no Brasil.
2 – Porto de Galinhas, 2009
Depois vieram tantas outras viagens. Rodamos muito toda a Serra Gaúcha quando morávamos em Porto Alegre, mas a viagem que ganhou a nossa segunda posição entre as melhores foi pelo Nordeste, mais especificamente em Porto de Galinhas, Pernambuco. Por quê? Afinal, sequer era a primeira vez deles na praia (que foi em Fortaleza, alguns meses antes). O que essa teve de diferente? A foto aí embaixo responde…
Eram os primeiros passos do Gabriel, que havia ensaiado um pouquinho em casa alguns dias antes e na areia da praia deslanchou. E era o andar de bêbado mais lindo que já havia visto na vida.
Enquanto um andava (e caía), o outro engatinhava, e nós nos divertíamos muito em família no Summerville Beach Resort, que tinha uma ótima infraestrutura para crianças, com parquinho infantil, piscinas, atividades recreativas. Isso sem contar a praia deliciosa de Porto de Galinhas. O ponto negativo são os preços abusivos na exploração do turista.
3 – Orlando e Nova York, 2011
Dando um salto no tempo e voltando à premissa de que a primeira a gente nunca esquece, a terceira escolhida foi nossa primeira viagem internacional em família. A ida para o exterior demorou um pouquinho para sair, apesar de ter sido sonhada por bastante tempo. Porém, a família havia dobrado de uma hora para outra e foi preciso um bom planejamento para organizar as finanças e planejar uma viagem como desejávamos que fosse a estreia dos meninos em terras estrangeiras. E nada melhor do que começar tendo a Disney como um dos destinos, não é?
Há outro motivo para essa viagem ser incluída na lista das nossas melhores viagens em família. Exatamente o fato de ter sido uma verdadeira Family Trip, com direito a vovô, vovó, titio e titia como companheiros de viagem. Família completa e muitas recordações inesquecíveis.
Nem preciso dizer que Orlando é um destino maravilhoso para ir com crianças, certo? Seria redundante. Conhecemos todos os parques e nos divertimos intensamente. Entretanto, dentre aquelas imagens que pipocaram no cérebro e que comentei no início do post, uma se destaca nas lembranças dessa viagem específica, a alegria dos meninos quando viram o Mickey no restaurante Chef Mickey’s e saíram correndo para abraçá-lo. Poder proporcionar esse encontro num período em que a fantasia ainda imperava em suas mentes foi gratificante, e ter a chance de presenciar aqueles sorrisos… sem palavras para descrever.
A viagem começou com Orlando, mas terminou com Nova Iorque, onde passamos um natal mágico em família. Não vou entrar em detalhes porque fiz uma promessa lá em cima e estou pretendendo cumpri-la. 🙂
4 – Nossa mais recente viagem, em dezembro de 2014
Como era esperado, à medida que fui escrevendo, acabei mudando de ideia. Foi muito difícil escolher essa última opção e está até dando vontade de deixar o equilíbrio de lado e ir logo para o número máximo de 5 viagens, mas vou resistir, porque abrir uma exceção para uma viagem a essa altura do campeonato não seria justo com as demais. Fora que só me daria mais trabalho de escolher a quinta e última assim como está sendo difícil escolher a quarta e última. E a que ganhou a vaga foi…
Ainda estou preparando os posts com todos os detalhes da nossa viagem de carro de norte a sul dos EUA, onde conhecemos Chicago, Indianapolis, Nashville, Memphis, New Orleans, Houston e Dallas.
Mas como foi que mesmo com toda uma viagem maravilhosa que amamos fazer pelo Peru, incluindo lugares mágicos como Machu Picchu ou a beleza branca do Nevado Pastoruri, acabei mudando de opinião na última hora? Uma conversa que lembrei agorinha e vou comentar ao final. Um simples diálogo que significou tanto e me fez pensar em como essa mais recente viagem teve um quase imperceptível diferencial, foi planejada com a participação dos meninos. Eles já diziam o que queriam fazer, pediram coisas para serem acrescentadas ao roteiro, deram palpites, emitiram opiniões, avaliaram o que gostaram ou não, dando um feedback muito legal e importante. Não estão mais apenas viajando conosco, estão realmente fazendo parte dessas viagens, mergulhando na experiência, sendo contaminados por aquele mesmo vírus que nos faz querer conhecer esse mundo enorme em que vivemos. Assim, vão aprendendo cada vez mais, vivenciando as diferenças culturais, ampliando a visão para além, muito além, onde as fronteiras estão bem longe de serem limites e são apenas mais uma nova descoberta.
A conversa? Não esqueci e já até postei nas redes sociais. Mas, para quem não viu, foi a seguinte:
– Mamãe, eu tenho uma lista de países. – o Matheus puxou o assunto durante um almoço de domingo como tantos outros que temos em família, nós quatro, na pequena mesa da cozinha.
– Lista de países, filho? – perguntei sem entender de onde havia saído a conversa e muito menos saber do que se tratava a tal lista.
– Que eu quero conhecer.
– Ah é?! Quais são?
– Japão, Coreia do Sul, Austrália, Itália, Alemanha.
– E a Rússia também. – completa o Gabriel.
Imaginem a minha cara, e felicidade, ao saber que meus viajantes mirins já possuem uma Wish List com apenas 7 anos. A lista é deles, totalmente. Nunca sequer falamos de viajar para Coreia do Sul, que não faz, ou não fazia, parte da minha lista de desejos, mas como praticantes de Taekwondo eles se interessaram em conhecer as origens da arte marcial que praticam. Com essa mesma idade, meu marido mal sabia o que existia fora da sua própria cidade; eu conhecia um pouco mais do Brasil, mas não tinha a menor dimensão do mundo lá fora. Meus filhos já estão numa realidade completamente diferente e tenho certeza de que isso só vai contribuir a torná-los melhores cidadãos, seres humanos, homens, trabalhadores, pais de família. E isso só nos dá mais motivação para continuarmos tendo cada vez mais opções que dificultem a escolha das nossas melhores viagens em família.
Cumpri a promessa? Consegui? Ah, fui sucinta sim, vai. E o que quis mostrar mesmo foi que não importa o destino, mas a motivação, viver momentos em família que vão ficar marcados para sempre.
Vejam também quais foram as eleitas melhores viagens em família dos outros participantes da Blogagem Coletiva:
1 – Felipe, o pequeno viajante – Claudia Rodrigues
2 – Bebê Piccolo – Kelly Resende
3 – Viagens que Sonhamos – Francine Agnoletto
4 – Mosaicos do Sul – Claudia Bins
5 – Viajando com Pimpolhos – Sut-Mie Guibert
6 – Vida de Turista – Thiago Busarello
7 – Gosto e Pronto – Debora Segnini
8 – Viajando em Família – Débora Galizia
9 – Trilhas e Cantos – Liliane Inglez
10 – Pezinho na Estrada – Anna Karla Moura Ramos
11- Mamãe Tagarela – Thaís Vieira
12 – Brasileiros Mundo Afora – Família Bömmels
13 – Minha pele é melhor que a sua – Luciana Leal
14 – Ir, ver e viver o mundo – Cláudia Cruz
15 – Eu viajo com Meus Filhos – Patricia Papp
16 – It Babies– Valeria Beirouth
17 – Viagem Simplesmente – Susana Spotti
18 – Registros de uma Mãe Carioca – Claudia Cosentino
19 – Mala Inquieta – Renata Luppi
20 – Baianos no Polo Norte – Livi Souza
21 – Andreza Dica & Indica Disney – Andreza Trivillin
22 – Ases a Bordo – Ana Luiza Ogg Strauss & André Strauss
23 – Lala on the road – Manuela Andrade
24 – Para a Disney e Além! – Carlos e Isabel Monteiro
25 – Rascunhos de Fotografia – Jamille Andrade
26 – Batendo perna pelo mundo – Amanda Lago
27 – Colagem – Luciana Misura
28 – Do RS para o Mundo – Andrea Almeida Barros
29 – Viajar hei – Patricia Longo Tayão
30 – Familia Viagem – Simone Hara & Mônica Souza
31 – Cantinho de Ná – Cynara Vianna
32 – Bora com a Gente – Andréa Lopes
33 – Os Caminhantes – Marcia Tanikawa
34 – A Próxima Parada– Aressa Baffi
35 – Viajando de Carro – Rosângela LVS
36 – Espelho de si – Trícia Ferreira
37 – Roteiro Renatours – Renata Ungier
38 – E aí, Férias! – Camila Faria
39 – Guaciara Rhein – Guaciara Rhein
40 – Vou Viajar – Lu Aquino
41 – Viagem com Gêmeos – Erica Piros Kovacs
42 – Desempilhados – Tati Rosa Domingues
43 – Malas e Panelas – Andrea Martins
44 – Inventando com a Mamãe – Chris Ferreira
45 – O Mundo Disney – Daniele Dias
46 – Malas & malinhas – Bárbara Calmeto
Pingback: Viajando em família – nossas 5 melhores viagens | Batendo Perna pelo mundo
Pingback: Blogagem Coletiva – As Nossas 5 Melhores Viagens em Família – Mezzo Mondo
Pingback: Blogagem coletiva: As 5 melhores viagens em família!! | °o° Mundo Disney
Pingback: Blogagem Coletiva – As Nossas 5 Melhores Viagens em Família – Mezzo Mondo
Pingback: Blogagem Coletiva – As Nossas 5 Melhores Viagens em Família – Mezzo Mondo
Pingback: Blogagem Coletiva – As Nossas 5 Melhores Viagens em Família –
Pingback: Blogagem coletiva: Nossas 5 melhores viagens em família
Pingback: Top 5. Viagens em Família | Ases a Bordo
Pingback: As cinco melhores viagens em familia: Cruzeiro Disney, Orlando, Cancún, Califórnia e Paris | Viajando Em Familia
Olá! Muito bacana o post! Que aventura ter gêmeos! Aqui adoramos Orlando e eu e meus filhos não conhecemos NY, destino programado para esse ano, estou ansiosa! Porto de Galinhas não conhecemos ainda e adoraríamos ir e Gramado eu fui quando criança, só tenho boas lembranças, tão boas que queremos levar as crianças para conhecer também! Bjs!
Obrigada, Guaciara! Bjs
Pingback: Blogagem Coletiva – 5 melhores destinos em família | Malas & malinhas