Conforme já comentamos, nós havíamos feito o tour do Mirabus, aqueles ônibus panorâmicos, pelo centro de Lima, mas eu havia ficado com aquela sensação de que não tinha conhecido realmente. Queria andar pelas ruas, ver os detalhes, conhecer os museus… Então acabamos pegando um táxi e fomos explorar melhor a região. E é a melhor forma!
Descemos na Plaza de Armas, que é LINDA! Dá vontade de tirar mil fotos, das flores, de cada detalhe dos prédios históricos, de tudo. Foi exatamente na Plaza de Armas, também conhecida como Plaza Mayor, que Francisco Pizarro fundou a cidade de Lima. No centro da praça há uma fonte de bronze de 1650.
Em volta da praça encontramos:
Palacio del Gobierno – que é a residência do presente e foi construída por Pizarro. A troca de guarda ocorre todos os dias às 12h.
Municipalidad de Lima – prefeitura da cidade de Lima.
Catedral – em estilo barroco-renascentista. Não conseguimos conhecer o seu interior. Há um museu de Artes Sacras e Tesouros no local.
Palacio Arzobispal – casa do arcebispo, com destaque para as varandas de madeira do período colonial. No Palácio há outro museu.
Casa de Aliaga – uma mansão construída por um dos tenentes de Pizarro e continua pertencendo a mesma família.
Nesse dia, estava tendo um desfile de grupos de danças folclóricas peruanas e foi ótimo para conhecer mais sobre a cultura do Peru.
Próximo à Plaza de Armas, fica o Convento de San Francisco, que já havíamos conhecido com o tour do Mirabus pelo centro de Lima. Entretanto, seguimos em direção a ele apenas para chegar ao Parque de La Muralla, que fica bem atrás. Esse parque fica à margem do rio Rimac e podemos encontrar vestígios da muralha que protegia a cidade de Lima contra os piratas e os inimigos da Coroa Espanhola.
Retornamos para a Plaza de Armas e resolvemos seguir em direção à outra importante praça do centro de Lima, a Plaza San Martin. A Jirón de la Union é uma rua de pedestres que conecta a Plaza de Armas à Plaza San Martin. Nela, é possível encontrar inúmeras lojas, inclusive uma Saga Falabella, além de lanchonetes e restaurantes (Norkys, KFC, Starbucks, McDonalds).
A Plaza San Martin foi construída em comemoração aos 100 anos da independência do Peru. No centro da praça encontra-se uma grande estátua do general San Martin sobre um cavalo. Ao redor da praça, as belíssimas construções do Gran Hotel Bolívar e do Club Nacional se destacam.
Nessa região do centro ainda podemos encontrar inúmeros museus como o Museo Del Banco Central de la Reserva e o Museo Nacional, entre outros.
Resolvemos seguir caminhando até o Parque de la Exposición, onde estão o Museu de Arte Italiana, o Museu de Arte de Lima e o Museu Metropolitano. Como a bateria da máquina acabou e os meninos já estavam reclamando muito que estavam cansados, resolvemos pegar o táxi de volta para Miraflores (é possível também pegar o ônibus Metropolitano) e deixamos os museus para outra oportunidade.
Abaixo o mapa com os locais marcados.
______________________________________________
Posts relacionados:
Divercity, uma cidade divertida para crianças em Lima
Sítio Arqueológico Huaca Pucllana em Lima
Circuito Mágico de las Aguas no Parque de la Reserva em Lima
Oi Thyl que jóia este passeio. Nós fizemos o de bus mesmo, ficou aquele gostinho de quero mais, mas para o primeiro contato com o centro eu até achei na medida certa.
Na próxima vou seguir seus passos agora que já sei que é seguro.
Bj, tati
http://filhotesviajantes.blogspot.com
Também fizemos o de ônibus, mas acabamos com a sensação de que não conhecemos muito. Como tivemos a oportunidade de voltar… fomos bater perna e foi muuuuito bom. É bem tranquilo.