Roadtrip Califórnia – Big Sur, a deslumbrante estrada litorânea

A Big Sur é uma parte da Highway 1 que passa por trechos sinuosos entre 160 km de montanhas, rochedos e enseadas. O nome veio dos espanhóis, que chamaram esse litoral de Big Pais Grande del Sur. O resultado é uma viagem deslumbrante com paisagens fabulosas e inesquecíveis.

Big Sur, Rota 1, Califórnia

Big Sur

Estrada beirando o oceano Pacífico, Big Sur, Rota 1, Califórnia

Estrada beirando o oceano Pacífico

Quanto mais devagar der para fazer essa viagem, melhor. Nós saímos de Carmel e tínhamos como objetivo final Santa Barbara, mas depois percebemos que deveríamos ter quebrado mais o deslocamento, já que, além da Big Sur, vale a pena parar para conhecer melhor outras cidades que passamos no caminho.

Big Sur, Rota 1, CalifórniaBig Sur, Rota 1, Califórnia

É preciso ter muita atenção na condução do carro. A estrada é de mão e contramão, estreita e repleta de curvas. Porém, todos vão bem devagar, até porque o objetivo é ir curtindo e não ter pressa de chegar a lugar nenhum. São vários pontos de parada ao longo da estrada, onde é permitido estacionar, descer do carro, admirar a vista e tirar muitas e muitas fotos.

Big Sur, Rota 1, CalifórniaBig Sur, Rota 1, CalifórniaBig Sur, Rota 1, Califórnia

Como nós fizemos o percurso descendo, sentido de San Francisco para Los Angeles, achamos a melhor opção porque já estávamos do lado direito da pista, o que, além de proporcionar uma vista melhor do Pacífico, não nos fazia ter que cruzar a estrada toda vez que queríamos parar. Se houver possibilidade de escolher esse sentido, recomendamos. Nós gostamos muito.

Big Sur, Rota 1, CalifórniaBig Sur, Rota 1, Califórnia

A Bixby Creek Bridge é uma ponte construída em 1932 e cruza um vão de 213 metros a uma altura de 79 metros.

Bixby Creek Bridge, Big Sur, Rota 1, Califórnia

Bixby Creek Bridge

Nós saímos da Big Sur para chegar até a Pfeiffer Big State Beach. Essa praia não é tão simples de encontrar, porque tem que pegar uma estradinha um tanto escondida, a Sycamore Canyon Road. Eu juro que fiquei com medo quando começamos a avançar, avançar, avançar e nada da praia aparecer. Mas é isso mesmo. O deslocamento compensa quando chegamos à praia…

Pfeiffer Big State Beach, Big Sur, Rota 1, Califórnia Pfeiffer Big State Beach, Big Sur, Rota 1, Califórnia

Não confundir a Pfeiffer Big State Beach com o Julia Pfeiffer Big Sur State Park. No Julia Pfeiffer Big Sur State Park é onde encontramos a McWay Fall. É parada obrigatória e parece um quadro pintado e não uma paisagem da mais pura e bela natureza. Só podemos ver de longe, mas a vista é incrível.

McWay Fall, Big Sur, Rota 1, Califórnia

McWay Fall

Depois da Big Sur, continuamos pela Rota 1 e fomos parando em algumas cidades. Ficamos devendo uma visita ao Heast Castle, que já ouvimos falar muito bem e trata-se de um castelo no alto da colina construído por um magnata chamado Willian Heast. É possível fazer diferentes tours pelo interior do castelo.

Big Sur, Rota 1, Califórnia Big Sur, Rota 1, Califórnia

Paramos em Morro Bay onde avistamos o Morro Rock, que é um pico de um vulcão de 175 metros de altura. O Morro Rock é um local onde os falcões fazem ninho.

Morro Bay, Rota 1, Califórnia

Tivemos que passar direto por San Luis Obispo e Pismo Beach, nos dirigindo direto para Solvang, uma linda cidade de estilo dinamarquês. Uma pena que já chegamos na cidade ao fim do dia, e tudo fecha bem cedo por lá. Só tivemos tempo de dar uma volta rápida, mas ficou a certeza de que teremos que voltar para conhecer melhor. Por isso, repito, vale a pena quebrar mais essa viagem e fazer o percurso em mais dias, pois dá muita vontade de conhecer com calma essas cidades no caminho.

Solvang, Rota 1, Califórnia Solvang, Big Sur, Rota 1, Califórnia

Chegamos a Santa Bárbara já à noite e fomos direto para o hotel. No dia seguinte, iríamos conhecer a Missão de Santa Barbara, antes de seguir para Santa Mônica, passando por Malibu.