Peru com crianças – Machu Picchu, parte 2: como chegar

Quando estava pesquisando sobre Machu Picchu, achava todo o processo de deslocamento meio confuso. Mas a verdade é que é bem mais simples do que aparenta. Resumindo:

1 – chegada a Lima

2 – ida para Cusco

3 – trem de Cusco, ou Ollantaytambo, para Aguas Calientes

4 – ônibus, ou caminhada, para entrada de Machu Picchu

Basicamente, são esses quatro passos, mas há também a trilha inca, que é sempre muito procurada. Não foi o nosso caso, então não temos nada a falar sobre ela.

Por outro lado, as formas de fazer esses quatro passos podem ser as mais variadas possíveis…

Tem gente que chega a Cusco de avião vindo de Lima ou de outras cidades do Peru. Nós chegamos de trem vindo de Puno.

Trem Puno para Cusco, Peru com crianças

Tem quem pegue o trem para Aguas Calientes ao final do tour pelo Vale Sagrado na estação de Ollantaytambo, ou quem saia direto de Cusco na estação de Poroy. Ou seja, tem aquele que prefere pernoitar em Aguas Calientes e subir para Machu Picchu bem cedo no dia seguinte; e outro que pega o trem de Cusco para Aguas Calientes de manhã e vai direto para Machu Picchu no mesmo dia.

De Aguas Calientes para a entrada de Machu Picchu há um sistema de ônibus que circulam intermitentemente durante o dia. A viagem dura cerca de 20 minutos. A venda dos tickets é direto no local. Quando chegamos no dia anterior à noite, já estava fechado, de forma que o marido acordou mais cedo e foi comprar nossos tickets. As vendas começam a partir das 5:30 da manhã. Quando ele saiu para comprar, a fila para pegar os ônibus já estava ENORME. Muita gente vai para fila ainda de madrugada para chegar a Machu Picchu bem cedo e aproveitar o local mais vazio de turistas, além de assistir ao nascer do sol.

Para embarcar no ônibus, é necessário, além das passagens, o ticket de entrada a Machu Picchu. Eles pedem para verificar esses tickets antes do embarque para ter certeza de que todos estão de posse dos ingressos. Na entrada de Machu Picchu não é possível comprar esses tickets. O último local de venda é em Aguas Calientes, mas o ideal é garantir com antecedência porque as entradas são limitadas a 2500 pessoas por dia (400 para quem vai subir à montanha Waynapicchu).

Onde comprar os tickets do ônibus para Machu Picchu

Onde comprar os tickets do ônibus

Aguas Calientes, Peru

Aguas Calientes

Enfim, as combinações de deslocamento para Machu Picchu são diversas e todas vão dar certo de acordo com as características e objetivos do viajante e de seu grupo. No caso de quem viaja com criança, acredito que a forma que fizemos foi a mais prática. Fomos para Aguas Calientes após o tour do Vale Sagrado, pegando o trem em Ollantaytambo. Tivemos uma noite tranquila em Aguas Calientes, pudemos pegar o ônibus para Machu Picchu ainda cedo no dia seguinte, embora não saímos de madrugada, até porque era um tanto de judiação com os meninos acordá-los às 4h e levá-los para uma fila num frio intenso. Optamos por sair umas 7:00 (já estávamos com os tickets do ônibus de ida e volta garantidos, pois o marido foi comprar às 5:30), pegamos a fila do ônibus bem menor do que às 5h da manhã e ainda chegamos cedo a Machu Picchu.

Aproveitamos a manhã sem correria, ficando cerca de 5 horas em Machu Picchu, o que, com crianças, é suficiente, e retornamos para almoçar em Aguas Calientes antes de pegarmos o trem de volta para Cusco à tarde, chegando no início da noite.

No próximo post, vamos falar especificamente sobre esse lugar mágico chamado Machu Picchu.