Um passeio imperdível em Lima é o Circuito das Águas no Parque da Reserva. Imagino que no verão venha a ser ainda melhor, já que algumas fontes são interativas e a brincadeira é se molhar mesmo. Nós fomos no inverno e só de pensar naquela água já congelava. Entretanto, mesmo no período de frio, o passeio compensa, pois as fontes são encantadoras e o parque é super bem conservado com bonitos jardins floridos.
O parque foi inaugurado em 1929 e recebeu esse nome em homenagem aos reservistas que defenderam Lima durante a Guerra do Pacífico. A entrada fica na Avenida Petit Thouars, esquina com o Jirón Madre de Dios, bem atrás do Estádio Nacional.
O Parque fica aberto diariamente das 6h até 13h com entrada livre, mas nesse período as fontes não estão funcionando. Apenas de quarta a domingo a partir das 15h (até às 22:30) que funciona o Circuito Mágico das Águas, e a entrada custa 4 soles (crianças menores de 4 anos não pagam ingresso, assim como os maiores de 65 anos).
O Circuito Mágico das Águas conta com um conjunto de 13 fontes ornamentadas e interativas que misturam água, luz e som.
A fonte Mágica é a que primeiro chama a atenção ao entrarmos. É enorme e imponente. Tem uma estrutura original de 1929, com outras 8 pequenas fontes ao redor, além de esculturas indígenas em Art Déco.
A fonte de la Fantasía tem 120 metros de comprimento e 20 metros de altura e apresenta uma dança de águas no ritmo de música. É muito bonito. Em três horários (19:15, 20:15 e 21:30) ocorre um show com projeção de laser nessa fonte, trazendo um pouco da cultura peruana como as danças e músicas típicas.
A fonte Túnel de las Sorpresas é bem divertida porque forma um túnel de arcos por dentro do qual os visitantes podem passar. Tem cerca de 35 metros e não molha (apenas um pouco nos pés).
A fonte Laberinto del Ensueño é uma diversão à parte porque é uma fonte interativa de 23 metros de diâmetro. Os visitantes tentam chegar até o centro quando a água baixa, mas de repente o jato d’água aumenta e pega uns de surpresa. E sim, molha! É difícil sair dessa fonte sem acabar, com sorte, um pouquinho molhado (ou encharcado). É engraçado ficar acompanhando os outros, principalmente estando bem sequinha sentada no banco. Os meninos estavam loucos para experimentar a brincadeira, mas já estava de noite e muito frio. Ficamos de voltar outro dia durante a tarde apenas para eles brincarem (e voltamos).
Outras fontes são:
- Fonte da la Ilusion
- Fonte de la Vida
- Fonte de las Tradiciones
- Fonte Río de los Deseos
- Fonte de los Niños
- Fonte del Arco Iris
- Fonte de la Armonía
- Fonte Tanguis
- Fonte de la Cúpula Visitable
Tem uma parte do parque que fica do outro lado de uma avenida e o acesso se dá atravessando um túnel por baixo da rua para ver mais algumas fontes.
Há uma área com quiosques de lanches, mas só chegamos a comer churros.
O ideal para esse passeio é chegar ainda de dia, mais para o fim da tarde, para tirar tanto fotos com claridade como também pegar o local iluminado à noite. Pode reservar umas 2 horas para o Circuito das Águas e, se pretende entrar na brincadeira das fontes, leve um muda de roupa para as crianças. No parque tem vestiário para trocar de roupa. Fora isso, é só se divertir!
(Facebook Twitter Instagram)_______________________________________
Posts relacionados:
Divercity, uma cidade divertida para crianças em Lima