Passeio em ônibus turístico pelo Centro Histórico de Lima (com visita ao Convento San Francisco e suas catacumbas)

Resolvemos conhecer mais de Lima com os ônibus turísticos, aqueles famosos ônibus de 2 andares. Existem duas empresas em Lima, o Mirabus e o Turibus. O primeiro sai do Parque Kennedy e o segundo, próximo ao shopping Larcomar. Nós fizemos o Mirabus no tour “Lima de Dia” que passa por Miraflores e pelo Centro Histórico de Lima, parando no Convento San Francisco. O Turibus tem um tour semelhante.

Guichê do Mirabus no Parque Kennedy, Lima, Peru

Guichê do Mirabus no Parque Kennedy

O tour tem duração de 3 horas com duas saídas todos os dias, uma às 9:30 (que inclui a visita à Catedral) e outra às 14:30 (com visita ao Convento San Francisco e suas Catacumbas). Aos domingos, os dois horários são com visita às catacumbas. O tour é guiado em espanhol e inglês e custa 65 soles adultos e 45 soles crianças.

Tour Centro Histórico Mirabus, Lima, Peru

Após a saída do Parque Kennedy, o ônibus segue para o Sítio Arqueológico Huaca Pucllana, onde faz uma rápida parada apenas para os turistas tirarem algumas fotos a partir do próprio ônibus. Nós conhecemos o Huaca Pucllana em outra ocasião.

Parada para fotos do Huaca Pucllana Tour Centro Histórico Mirabus, Lima, Peru

Parada para fotos do Huaca Pucllana

Depois passamos pelo bairro San Isidro rumo ao Centro Histórico de Lima. Nesse percurso, vamos conhecendo outros distritos da cidade.

Tour Centro Histórico Mirabus, Lima, Peru

O ônibus também passa na frente de alguns famosos parques de Lima, como o Parque de la Exposición e o Parque de la Reserva (onde fica o Circuito das Águas).

Já no Centro Histórico passamos em frente do Palácio da Justiça, de alguns museus e de outros lindos prédios.

Tour Centro Histórico Mirabus, Lima, Peru Tour Centro Histórico Mirabus, Lima, Peru

O ônibus faz uma volta completa pela Plaza San Martin e segue para a Plaza de Armas. Em todo esse percurso, não há qualquer parada. É só passagem mesmo, sendo até difícil tirar boas fotos.

Plaza San Martin Tour Centro Histórico Mirabus, Lima, Peru

Plaza San Martin

Catedral Tour Centro Histórico Mirabus, Lima, Peru

Catedral

Plaza de Armas Tour Centro Histórico Mirabus, Lima, Peru

Plaza de Armas

A única parada do ônibus é no Convento San Francisco, onde fazemos uma visitação interna por cerca de 50 minutos a 1 hora. É o mesmo guia do ônibus que nos leva pelo convento passando todas as informações.

A fachada barroca do século 17 é belíssima. A estrutura do convento e da igreja é feita de quincha, mistura de junco, barro e gesso, muito resistente aos terremotos. Dentro do convento não é permitido fotografar, então não teremos como ilustrar nada.

Tour Centro Histórico Mirabus, Convento San Francisco, Lima, Peru

No claustro, o destaque fica para os azulejos de Sevilla e o teto de cedro. O que mais me encantou foi, claro, a biblioteca de 500 anos, toda de cedro e com claraboias para permitir a entrada de luz natural. Mas o cheiro torna quase insuportável ficar ali. Muito mofo. É revoltante ver o estado dos livros. Quando o guia foi questionado exatamente sobre isso, sobre por que não faziam um trabalho de restauração daquele acervo centenário, ele respondeu que o convento trata-se de uma instituição privada e que a prioridade tem sido as restaurações estruturais. Isso devia ser um crime! São mais de 20 mil livros, muitos dos quais são edições originais com uma história de mais de 1500 anos. 😦

Ao final da visitação, passamos pelas catacumbas, onde os franciscanos eram enterrados. A cripta embaixo do convento é repleta de ossos de mais de 25 mil pessoas. Em covas retangulares, os corpos eram empilhados uns sobre os outros e, entre eles, apenas uma camada de cal. Depois de decompostos, os ossos eram guardados. O Matheus caminhou tranquilo pelas catacumbas, mas o Gabriel ficou um pouco assustado. Mas não tem nada de mais, apenas muitos e muitos ossos.

Quando saímos do convento, a igreja estava aberta e aproveitamos para conhecer seu interior rapidamente.

Tour Centro Histórico Mirabus, Convento San Francisco, Lima, Peru

Depois voltamos para o ônibus que retorna para Miraflores, passando pela Malecón, a orla de onde temos uma bela vista do oceano Pacífico. Há uma rápida parada em frente ao Parque del Amor apenas para fotos (sem desembarque).

Parque del Amor Tour Centro Histórico Mirabus, Lima, Peru

Parque del Amor

Vista do Oceano Pacífico Tour Centro Histórico Mirabus, Lima, Peru

Vista do Oceano Pacífico

O tour termina no Parque Kennedy em Miraflores, exatamente no mesmo lugar de onde partiu.

Tour Centro Histórico Mirabus, Lima, Peru

A sensação quando terminamos era a seguinte: para quem tem pouco tempo em Lima, o tour até compensa; quem vai passar mais dias, como era o nosso caso, vale a pena pegar um táxi e explorar o Centro Histórico a pé e com calma (o que fizemos posteriormente), porque foi um tanto frustrante apenas passar e tirar foto de cima do ônibus em movimento, enquanto a vontade era descer e apreciar melhor a beleza histórica e arquitetônica daquela região.