Peru com crianças – Cusco (City Tour)

Fechamos com uma agência para fazer o City Tour em Cusco. Foi meio por acaso que encontramos, mas ficamos satisfeitos com o serviço e acabamos fechando também o tour pelo Vale Sagrado para o dia seguinte. Pode ficar de indicação para quem busca uma agência para os passeios em Cusco: Expediciones Waynapicchu. O tour custou 70 soles para 2 adultos e 2 crianças.

Nosso tour saiu às 14:00 em um micro-ônibus.

City Tour Cusco, Peru com crianças

Nosso ônibus

Primeiro passamos no Qoricancha, cuja entrada não está incluída no Boleto Turístico, sendo necessário pagar a taxa de 10 soles por pessoa (criança até 8 anos não paga). 

Maquete de Qorikancha City Tour Cusco, Peru com crianças

Maquete de Qorikancha

Qoricancha (ou Koricancha)

Qoricancha significa “cercado dourado” e é também conhecido como Templo do Sol por ter sido construído pelos Incas em honra ao Deus-sol Inti. Cusco foi construída em formato de um Puma e o Qoricancha ficava exatamente na calda do Puma. As grossas paredes de pedras eram todas revestidas por placas de ouro, e o teto, com prata. Nos jardins, havia estátuas de ouro de animais em tamanho real. Todos os tesouros do templo foram levados pelos conquistadores espanhóis.

Vista dos jardins de Qorikancha City Tour Cusco, Peru com crianças

Vista dos jardins de Qorikancha

A junção da cultura inca e espanhola ocorreu na construção da igreja e do convento de Santo Domingo, exatamente sobre o templo inca. Havia uma sala onde ocorriam sacrifícios de animais. Nessa sala, durante o solstício de verão, a luz do sol penetrava pela janela e formava um arco-íris. Daí a bandeira de Cusco ser um arco-íris.

City Tour Cusco, Peru com crianças

A bandeira de Cusco representa o Arco-Íris

Em outra sala, havia uma estátua em ouro com um compartimento no coração onde ficavam as cinzas dos imperadores incas misturadas com pó de ouro.

No museu (onde não pode fotografar), existem várias pinturas e obras de artistas anônimos da Escola de Arte de Cusco. Destaca-se a imagem de Nosso Senhor dos Temblores, um Jesus de pele negra crucificado. Diz-se que durante os terremotos do século 17, muitas pessoas acenderam velas para a imagem, deixando-o com a cor negra. Nosso Senhor dos Temblores também usa uma saia inca e as imagens da Virgem Maria e de Madalena aparecem mastigando folha de coca.

Quando Francisco Pizarro tomou Cusco, o Qoricancha foi seu palácio. Depois ele doou para os dominicanos, os quais construíram a Igreja de Santo Domingo.

City Tour Cusco, Peru com crianças qoricancha, City Tour Cusco, Peru com crianças

Depois de um forte terremoto, as  construções da igreja caíram, revelando o sítio arqueológico dos incas. Hoje é possível ver as pedras intactas do Templo do Sol na parte inferior e as construções da igreja na parte superior. Também podemos encontrar a menor pedra inca.

Detalhe da menor pedra Inca City Tour Cusco, Peru com crianças

Detalhe da menor pedra Inca

Passamos cerca de 1 hora no Qoricancha e depois fomos para o ônibus que seguiu para Sacsayhuamán

Sacsayhuamán

Um sítio arqueológico que foi uma fortaleza militar inca. No formato de Cusco, ficava localizada na cabeça do Puma. Tinha a capacidade de comportar toda a população de Cusco em caso de necessidade. Seus muros tinham um ângulo que deixavam o inimigo com seus flancos expostos.

City Tour Cusco, Peru com crianças

E criança sente a altitude? Não paravam 1 minuto.

Como já tínhamos comprado o Boleto Turístico, não precisamos ir para a bilheteria. Mas quem não comprou antes, tem aqui uma chance.

Compra do Boleto Turístico City Tour Cusco, Peru com crianças

Compra do Boleto Turístico

Logo que chegamos, o guia fez uma explicação geral sobre o Sacsayhuamán. Todos sentaram na grama e contemplaram aquela enorme beleza enquanto escutavam as informações. Depois o guia deu uns 30 minutos para explorarmos o local.

City Tour Cusco, Peru com crianças City Tour Cusco, Peru com crianças

O sítio é composto de três terraços dispostos em zigue-zague. A disposição das pedras é tão perfeita que, mesmo não tendo cimento entre elas, uma faca fina não é capaz de penetrar as junções.

City Tour Cusco, Peru com crianças

Subindo até o topo, é possível ter uma vista incrível de toda a cidade de Cusco.

Cusco

Cusco

Zoom da Plaza de Armas lá embaixo, lotada em feriado de Corpus Christi

Zoom da Plaza de Armas lá embaixo, lotada em feriado de Corpus Christi

Vista do Sacsayhuamán City Tour Cusco, Peru com crianças

Vista do Sacsayhuamán

Nesse sítio, encontramos a pedra mais pesada já transportada pelos incas, com cerca de 138 toneladas. Foram necessários mais de 20 mil incas para transportar essa pedra.

No dia 24 de junho, alguns dias depois da nossa visita, ocorre a mais tradicional festa de Cusco, Inti Raymi, e a apresentação é realizada no Sacsayhuamán.

Estavam montando o local que ocorre a festa

Estavam montando o local que ocorre a festa

Perto do sítio, há um Cristo Branco, que é um mirante da cidade de Cusco.

City Tour Cusco, Peru com crianças

Tambomachay

Esse era um local de fontes de água vinda da montanha. Diziam que o Tambomachay era um esconderijo sagrado em homenagem à divindade da água. Os incas tinham adoração pela água como energia vital.

A passagem por Tambomachay é rápida, dando tempo apenas para uma rápida explicação do guia e depois mais uns 10 minutos para fotos. Não tem muito o que explorar também, e apenas uma curta caminhada com suave inclinação até as fontes de água.

City Tour Cusco, Peru com crianças City Tour Cusco, Peru com crianças City Tour Cusco, Peru com crianças City Tour Cusco, Peru com crianças

Puca Pucara

Significa “forte vermelho” e era mais como um entreposto na trilha inca, um local para descanso. Dali é possível ver boa parte do vale.

City Tour Cusco City Tour Cusco City Tour Cusco, Peru com crianças

Qenko

Era um lugar de sacrifícios de animais e onde os imperadores incas eram mumificados. Dizem que os sacrifícios de llamas eram para fins científicos e medicinais. No Qenko há uma caverna, dentro da qual podemos ver as mesas de pedra onde ficavam os instrumentos para mumificação e o corpo a ser mumificado. Todos passamos por dentro da caverna, mas já estava escuro quando chegamos ao Qenko e foi meio difícil de enxergar. Os meninos ficaram com um pouco de medo, mas encararam.

City Tour Cusco Qenko, City Tour Cusco, Peru com crianças Caverna de Qenko City Tour Cusco, Peru com crianças

Depois do Qenko, ainda paramos numa loja de roupas de alpaca antes de seguirmos de volta para Cusco.

City Tour Cusco

Chegamos à Plaza de Armas já umas 19h. É um passeio cansativo, sem dúvida, onde anda-se bastante e sobe-se escadas largas, mas posso dizer que cansei muito mais do que as crianças. Eles adoraram a aventura de exploração, tiraram suas fotos, fizeram perguntas… A verdade é que havia pouquíssimas crianças pequenas fazendo esse passeio, mas as poucas que encontramos pareciam estar sempre se divertindo, assim como o Matheus e o Gabriel. É importante se lembrar de levar água e lanche para os pequenos numa mochila. E também não se esquecer de caprichar no protetor solar, mesmo que esteja no inverno, porque o tempo engana e sol queima pra valer.

Vejam mais sobre como foi viajar pelo Peru com crianças.

 
 
 
(Facebook   Twitter   Instagram)
 
 
 

______________________________________________

Posts relacionados:

Hospedagem em Puno (San Antonio Suites)

Peru com crianças – Conhecendo a cidade de Puno

Peru com criança – Lago Titicaca (tour pelas ilhas Uros e Taquile)

Peru com crianças – Arequipa (Museu Santuários Andinos)

Peru com crianças – Arequipa (Monastério de Santa Catalina)

Anúncios
Categorias: Cusco, Peru, Viajando | Tags: , , , , , , , , | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: