Roadtrip Califórnia – San Francisco (de bike por Fishermans Wharf, Golden Gate e Sausalito)

No nosso roteiro original, nós íamos comprar o tour nos ônibus panorâmicos para conhecer a cidade de San Francisco e atravessar a Golden Gate. Para isso, nos dirigimos para a região da Fishermans Wharf usando nosso passe do Muni. Chegando lá, acabamos mudamos de ideia e resolvemos alugar bicicletas para atravessar a Golden Gate. E foi a melhor coisa que fizemos. Façam esse passeio! Para mim, foi o ponto alto da visita a San Francisco. Quase morri de cansaço, mas curti demais.

San Francisco

Saímos com as bikes desde a Fishermans Wharf e fomos em direção à ponte. Quando nós estávamos saindo da locadora, a moça nos deu um mapa, explicou o caminho e disse onde pegávamos uma balsa de retorno em Sausalito, a cidade do outro lado da Golden Gate. Eu, na hora, pensei: “para que Balsa?” AHHH!! Depois eu entendi! Não pensem que vão fazer o percurso ida e volta, a não ser que voltem direto do fim da ponte e não sigam para Sausalito. Porque se seguirem, a não ser que sejam atletas, não terão outro jeito de voltar que não de balsa. Por quê? Vamos por partes…

De Bicicleta por San Francisco, Golden Gate Bridge De Bicicleta por San Francisco, Fisherman Wharf

Saindo da Fisherman Wharf, seguimos acompanhando o mar, e já tínhamos uma vista legal da ponte, mas ainda de longe. Passamos pelo Fort Mason e pelo Marina Green Park. Atravessamos todo o Presídio Park, que tem ótimos pontos de parada para fotos da Golden Gate cada vez mais perto.

De Bicicleta por San Francisco De Bicicleta por San Francisco, Golden Gate Bridge

Porém, o melhor local para ver bem a Golden Gate é o Fort Point. É melhor do que o Vista Point do início ou final da ponte, porque no Fort Point dá para ver a Golden Gate em toda a sua extensão. As fotos ficam ótimas. E lá tem banheiro, sendo um ótimo lugar para um pit stop.

De Bicicleta por San Francisco, Golden Gate Bridge San Francisco, Golden Gate Bridge De Bicicleta por San Francisco, Golden Gate Bridge

Depois, tivemos que enfrentar uma bela subida para chegar até a ponte. E haja condicionamento físico. Nessa parte, eu morri. Tive que subir andando e empurrando a bicicleta. 😦

De Bicicleta por San Francisco, Golden Gate Bridge

Vencida a subida, é só atravessar a Golden Gate e curtir a paisagem de San Francisco e da baía. É lindo! Tem que ficar atento para pegar o lado certo da ponte, que é para onde todos acabam indo e fica bem cheio. O outro lado é vazio, mas não tem a vista da cidade. As bikes têm horário para poderem circular pela ponte. O espaço é muito estreito e com bicicletas nos dois sentidos, além de muitos pedestres. Tem que ter atenção e ir parando para fotos e para apreciar a paisagem.

De Bicicleta por San Francisco, Golden Gate Bridge De Bicicleta por San Francisco, Golden Gate Bridge De Bicicleta por San Francisco, Golden Gate Bridge

Do outro lado da ponte, tem um ponto de parada com vista point, mas a visão já é mais lateral.

De Bicicleta por San Francisco, Golden Gate Bridge

Aqui, eu já sentei e comecei a pensar em como ia fazer para voltar porque estava morta de cansada. Se tivesse outra subida… Ficava olhando os ônibus, carros, táxis e pensando como podia enfiar aquela bicicleta em algum deles. Avaliando as duas opções que eu tinha: voltar dali, pedalando tudo que já tinha pedalado, e que já havia sido muito; ou seguir até Sausalito e pegar a tal balsa. Depois de um descanso e muita água, seguimos e, para minha sorte, é uma bela descida até Sausalito. Por isso, depois que desce, só de balsa. Subir aquilo tudo… sem chance. Descer todo santo ajuda, mas com a mão no freio, e com um medinho danado!

De Bicicleta por San Francisco, Sausalito

Descer é mais fácil!

Sausalito é uma graça, linda, linda, linda. Como eles estão acostumados com o pessoal que faz esse percurso de bike, existem placas indicando o estacionamento das bicicletas, enorme e lotado, por sinal. É só parar, colocar a trava que vem com a bike e ir passear pela cidade. Pegamos um mapinha num Centro de Visitante que há perto do estacionamento de bicicletas e seguimos explorando.

De Bicicleta por San Francisco, Sausalito De Bicicleta por San Francisco, Sausalito

Depois de muito caminharmos, resolvemos não almoçar em Sausalito, porque tinha uma balsa saindo e a próxima iria demorar muito. Saem balsas em horários específicos, então tem que ficar atento porque não são muitas e algumas vão para Fishermans Wharf e outras para o Pier 1, que fica próximo ao Embarcadero.

De Bicicleta por San Francisco, Balsa de Sausalito

Pegamos a balsa para o Pier 1 mesmo, pois aproveitamos para passear pelo Farmers Market e pelo Embarcadero Center.

De Bicicleta por San Francisco, Embarcadeiro Center De Bicicleta por San Francisco, Embarcadeiro Center

Tiramos fotos da Transamerica Pyramid, o prédio mais alto de San Francisco com 256 metros.

De Bicicleta por San Francisco, Transamerica Pyramid

Por fim, voltamos pedalando para Fishermans Wharf para devolver a bicicleta. O pagamento só é feito ao final e tem opção de alugar por hora ou diária. Acaba sendo mais vantajoso pagar a diária, a não ser que vá ficar muito pouco tempo com a bicicleta e não atravessar a Golden Gate.

Agora a pé, saímos passeando pela Fishermans Wharf. O objetivo era conhecer o USS Pampanito, um submarino da Segunda Guerra Mundial, que eu havia visto que ficava aberto até às 18h, mas estava fechado desde às 16h e ficou para a próxima oportunidade.

San Francisco, Fisherman Wharf San Francisco, Fisherman Wharf San Francisco, Fisherman Wharf, USS Pampanito

Passeamos pelas lojinhas e voltamos em direção a Ghirardelli Square, uma antiga fábrica de chocolate. Outras atrações nessa área são: Wax Museum, um museu de cera; Ripley’s Believe it or not! Museum, museu de coisas estranhas e bizarras; Cannery, uma antiga fábrica de conservas de frutas que hoje abriga lojas e restaurantes.

San Francisco, Fisherman Wharf

Resolvemos enfrentar a fila para o bonde. E que FILA! Mas não dava pra ir a San Francisco e deixar de andar no famoso bonde. Acabamos não gostando porque ficamos na parte interna e nem deu para curtir o passeio direito.

San Francisco, bonde San Francisco, bonde San Francisco San Francisco, Califórnia

Descemos na Market Street e fomos caminhando até Chinatown. Tiramos foto no Gateway, mas não entramos muito porque já estava perto de escurecer e resolvemos voltar para Union Square, onde procuramos um lugar para comer e, dessa vez, não esperamos o povo desaparecer para pegar o ônibus de volta para o hotel.