A primeira coisa que fizemos em Cusco foi comprar o Boleto Turístico. Fomos direto no COSITUC, localizado próximo à Plaza de Armas na Av. Sol 103 Of. 102.
As opções são as seguintes:
- Boleto Turístico Integral
Custa 130 soles. Estudantes com carteira internacional pagam 70 soles. Crianças até 8 anos não precisam de boleto turístico.
Inclui os circuitos 1, 2 e 3. Como queríamos fazer tanto o City Tour quanto o Tour pelo Vale Sagrado, optamos pelo Boleto Integral. Acaba valendo mais a pena na maioria dos casos, já que se for visitar um sítio arqueológico em Cusco e o Vale Sagrado, já não compensa comprar os dois circuitos separados. E não se paga por entrada em cada lugar. Por exemplo, se quiser visitar só Tambomachay, vai ter que pagar o Boleto Parcial do mesmo jeito, de forma que é melhor visitar logo alguns dos outros também.
- Boleto Turístico Parcial – Circuito 1
Custa 70 soles. Criança até 8 anos, gratuito.
Inclui os Sítios Arqueológicos próximos a Cusco. Normalmente fazem parte dos City Tours oferecidos pelas agências de viagem.
– Saqsayhuamán – Q’enko – Puka Pukara – Tambomachay – Tipón – PikillactaNos City Tours que passam pelo Qorikancha e pela Catedral, ambos não estão incluídos no Boleto Turístico e precisam de ingresso separado (10 soles).
- Boleto Turístico Parcial – Circuito 2
Custa 70 soles. Criança até 8 anos, gratuito.
Inclui os museus de Cusco. Chegamos a visitar apenas alguns. Não compraria apenas esse boleto, mas como é mais vantajoso comprar o Boleto Integral, compensa passar pelos museus. Por isso senti falta de mais um dia em Cusco, já que teria tido mais tempo para conhecer os museus da cidade, que são vários:
– Museu de Arte Popular – Museu do Sítio de Qoricancha – Museu Municipal de Arte Contemporânea – Museu Histórico Regional – Centro Qosqo de Arte Nativa – Museu Pachacuteq- Boleto Turístico Parcial – Circuito 3
Custa 70 soles. Criança até 8 anos, gratuito.
Inclui os Sítios Arqueológicos do Vale Sagrado, como:
– Ollantaytambo – Moray – Pisac – ChincheroNo nosso tour pelo Vale Sagrado, não passamos por Moray e seguimos para Águas Calientes de Ollantaytambo, de forma que não conhecemos Chinchero.
O Boleto Turístico deve ser levado em todo o passeio porque em cada entrada tem um funcionário para checá-lo e furar (literalmente, com um furador) a parte do boleto equivalente ao local já visitado.
A validade do boleto é de 10 dias depois da data da compra.
(Facebook Twitter Instagram)
______________________________________________
Posts relacionados:
Como foi viajar pelo Peru com crianças?
Peru com crianças – Conhecendo a cidade de Puno
Peru com criança – Lago Titicaca (tour pelas ilhas Uros e Taquile)
Peru com crianças – Arequipa (Museu Santuários Andinos)
Peru com crianças – Arequipa (Monastério de Santa Catalina)