Uma boa opção para quem vai a Miami é esticar até Key West numa viagem de 260 Km. Só o deslocamento através da Overseas Highway já é um passeio maravilhoso com paisagens lindas e pontes que avançam sobre o oceano.
A estrada é estreita, nada daquelas grandes Highways com várias faixas. Apenas mão e contramão. Logo, o deslocamento acaba sendo mais lento, porque lá o povo não sai correndo que nem louco, muito menos fazendo ultrapassagens desnecessárias. E o objetivo não é chegar rápido, e sim ir curtindo, fazendo a viagem devagar, parando em alguns pontos para observar a beleza natural daquele lugar (mesmo que não se pare nas outras Keys até chegar em Key West). Nós levamos mais de 4 horas na ida, até porque paramos em Bahia Honda. Mesmo na volta, que fizemos direto, não levamos menos tempo, pois pegamos um fluxo mais intenso.
Nossa viagem foi de dois dias, um no deslocamento de ida com algumas paradas no caminho, chegando a Key West no fim da tarde e ainda dando para curtir algumas praias e o pôr do sol em Mallory Square. No dia seguinte passamos a manhã em Key West e voltamos para Miami depois do almoço, por volta das 15:00. Daria para ficar mais um dia, com dois pernoites em Key West, se tivesse interesse em aproveitar mais dos esportes náuticos ou fazer um dos passeios de barco.
No caminho, passa-se por outras ilhas da chamada Florida Keys. Nós não chegamos a parar em nenhuma, mas existem diversas atrações no caminho para quem se interessar. A primeira ilha é a Key Largo, a maior do arquipélago, onde é possível fazer mergulho no John Pennekamp Coral Reef State Park, ou ter encontro com golfinhos tanto no Dolphin Cove quanto no Island Dolphin Care.
Islamorada é conhecida como a capital mundial da pesca esportiva, onde é possível ter muitas experiências diferentes em Whale Harbor Marine para quem se interessa em pescaria. Uma atração conhecida na região é o Theatre of the Sea, um parque marinho com shows de golfinhos e leões marinhos, onde também é possível fazer nado com os golfinhos. Um local que gostaríamos de ter parado era o Dolphin Research Center, um centro sem fins lucrativos localizado em Grassy Key e que realiza pesquisas sobre o comportamento dos golfinhos, além de buscar a reabilitação dos golfinhos doentes ou feridos.
Em Marathon, fica o Crane Point Museum and Natural Center, um museu de história natural. Entre Marathon e Big Pine, passa-se pela 7 Mile Bridge, uma ponte de cerca de 11km de extensão. Há um ponto de parada no fim da ponte, onde aproveitamos para tirar fotos, mas a vista da ponte se perde no infinito.
Logo após a 7 Mile Bridge, pouco antes de Big Pine propriamente dita, fica o Bahia Honda State Park (36850 Overseas Highway, MM 37). Nós fizemos uma parada nesse parque e só nos arrependemos por não termos ficado mais tempo para curtir melhor. Paga-se uma taxa para entrar, 8U$ por veículo. O parque abre diariamente a partir das 8h e só fecha ao pôr do sol.
A infraestrutura do parque é ótima, com lanchonete, lojinha de conveniência, aluguel de caiaque e outros artigos, banheiros com chuveiro. Em Bahia Honda é possível mergulhar com snorkel, fazer caminhadas nas trilhas, andar de bicicleta, alugar caiaque, acampar, fazer piquenique, ou apenas curtir uma das três praias do parque: Calusa Beach, Loggerhead e Sandspur. As praias são ótimas. Calusa fica ao lado de Loggerhead e na extremidade vemos a antiga ponte. A água é transparente e quentinha (a mais morna que encontramos na viagem toda). Os meninos não resistiram ao mergulho. O único problema é que quem viaja acaba não levando toalha, já que usa a dos hotéis. Então, não tínhamos como nos enxugar. Por isso, eu e o marido acabamos não entrando na água e tive que enxugar as crianças com uma canga que tinha na mala. Da próxima vez, compraria uma toalha num Walmart antes de passar em Bahia Honda para aproveitar melhor a praia. Depois vimos que na lojinha do parque tinha toalha para vender, mas já estávamos nos preparando para seguir viagem e nem sequer olhei se o preço compensava. Acabamos saindo de Bahia Honda com gosto de quero mais.
Em outra parte do parque, fica a maior praia, a Sandspur. Nela, não paramos para banho, apenas para conhecer.
Com certeza, gostaríamos de ter ficado mais tempo em Bahia Honda. Acredito que saindo cedo de Miami, seja uma boa passar parte do dia no parque, seguindo para Key West mais pro fim da tarde. De Bahia Honda para Key West são 60Km. Só não fizemos isso porque iríamos passar apenas uma noite em Key West e não podíamos perder o badalado pôr do sol na Mallory Square. Ficamos cerca de 1h e meia em Bahia Honda e seguimos para Key West, a qual vou deixar para falar com mais detalhes no próximo post.
(Facebook Twitter Instagram)______________________________________________
Posts relacionados:
Um passeio rápido por Miami Beach