Peru com crianças – viajando de ônibus (Cruz del Sur e Oltursa)

Cruz del Sur

Nós seguimos de Arequipa para Puno de ônibus pelas estradas do Peru. Confesso que quando estava planejando a viagem, fiquei com muito receio de viajar de ônibus pelo país, ainda mais com crianças. Pesquisei muito sobre as empresas de ônibus e procurei relatos em blogs de quem tivesse feito essa viagem. Não achei muita coisa, mas o que encontrei foi suficiente para dar confiança e arriscar. Um post decisivo foi esse do Turomaquia, Viajando de ônibus pelo Peru – bom, bonito e barato (de Arequipa a Puno), que fez com que escolhesse, inclusive, a Cruz del Sur.

Viajando de ônibus pelo Peru

O ônibus sai de Arequipa às 8h e a viagem tem uma duração de aproximadamente cinco horas e meia. Compramos os tickets antecipados pelo próprio site da empresa, link, e imprimimos o voucher que apresentamos no guichê. Optamos pelos assentos VIP (como o leito), e recomendo muito, principalmente para quem viaja com criança. A diferença de preço é pequena, 62S/. na regular e 82S/. na VIP.

No terminal rodoviário em Arequipa, foi bem fácil achar o local do embarque da Cruz del Sur, que é uma das maiores empresas do Peru. O terminal não é grande e, logo depois da entrada, já é possível avistar a enorme placa…

Viajando de ônibus pelo Peru Viajando de ônibus pelo Peru, rodoviária de Arequipa

Após entregar o voucher, nossos tickets foram impressos e despachamos a bagagem. Depois foi só aguardar na sala de espera, que tem sofás, água e banheiros.

Sala de espera, Cruz del Sur, Rodoviária de Arequipa

Sala de espera

Encontramos muitos turistas fazendo esse percurso, inclusive brasileiros, apesar de sermos os únicos com crianças… Mas é aquela coisa: cada um conhece suas crias. Uma viagem assim para quem está com criança muito pequena pode ser mais complicada, já que é mais difícil entretê-la. Mas para os maiores, que já se envolvem em jogos ou outras atividades, é tranquilo. Os meninos se comportaram super bem. Poucas vezes tivemos que chamar a atenção para um tom mais alto de voz que poderia incomodar os outros passageiros. Como a viagem é de dia e relativamente curta, a maioria das pessoas vai acordada mesmo.

Os assentos VIP ficam no primeiro andar do ônibus. As poltronas são bem largas e reclinam bastante. Além disso, há um suporte para os pés. Dá quase para se sentir numa cama. Com certeza, é mais confortável que viajar de avião.

Viajando de ônibus pelo Peru, VIP, Cruz del Sur

São entregues cobertores e travesseiros, além de fones de ouvido. Em frente de cada poltrona, uma tela individual touchscreen com vários filmes (em inglês e espanhol), jogos eletrônicos, música e internet. Outro ponto positivo é a existência de tomadas, ótimo para recarregar o celular.

ônibus VIP Cruz del Sur, Peru Viajando de ônibus, Peru com crianças

Teoricamente, o ônibus também tem wifi e um funcionário passa a senha no início da viagem. Mas, na nossa experiência, o wifi não funcionou.

Viajando de ônibus pelo Peru

É oferecido um lanche durante o percurso (na ocasião: pão com frango desfiado, alfajor, e a bebida, que podia ser suco, refrigerante ou café).

Viajando de ônibus pelo Peru, lanche Cruz del Sur Viajando de ônibus pelo Peru, lanche,

Nem dá para perceber o tempo passar e sentimos muito pouco os efeitos da altitude durante a viagem. Confesso que quando me dei conta, depois de muito apreciar a vista maravilhosa pela janela e assistir a um filminho, já estávamos em Juliaca, onde o ônibus faz uma rápida parada. Cerca de 30 minutos depois, chegávamos a Puno.

Viajando de ônibus pelo Peru com crianças Viajando de ônibus pelo Peru

Puno, Peru

Puno

Depois de viver essa experiência, não podia deixar de compartilhar e recomendar. É uma viagem tranquila e confortável, rápida, barata e com paisagens lindas e diferentes.

Viajando de ônibus pelo Peru

Ainda pela Cruz del Sur, fizemos o trecho Lima-Paracas, com duração de três horas e meia. O terrapuerto da Cruz del Sur em Lima fica na Av. Javier Prado, 1109. As empresas possuem pontos de embarque diferentes pela cidade.

Viajando de ônibus pelo Peru, Lima para Paracas

Terrapuerto da Cruz del Sur em Lima

Despachando a bagagem

Dessa vez, por ser uma viagem mais curta, optamos por não ir de VIP. A diferença é que as poltronas são mais estreitas e reclinam menos, e também não possuem as telas individuais, apenas algumas telas espalhadas pelo corredor. Também não tem tomada para carregar eletrônicos. Serviram lanche com refrigerante logo no início da viagem.

Viajando de ônibus pelo Peru Viajando de ônibus pelo Peru

Esse trecho de Lima para Paracas é muito bonito, pois a estrada vai beirando o mar em grande parte da viagem. O ideal é escolher os assentos do lado direito do ônibus, o lado oposto ao do motorista, para apreciar melhor a vista.

Viajando de ônibus pelo Peru, Lima para Paracas

O terminal em Paracas é algo único…

Viajando de ônibus pelo Peru, terminal em Paracas

Terminal de embarque da Cruz del Sur em Paracas

Terminal de ônibus em Paracas, Peru

Oltursa

Pela Oltursa fizemos o trecho de Lima para Huaraz. A viagem tem uma duração de oito horas e escolhemos fazer o deslocamento noturno, saindo de Lima às 22:15 e chegando a Huaraz às 6h da manhã do dia seguinte. O terrapuerto da Oltursa em Lima fica em San Isidro, na Av. Andrés Aramburú 1160.

Viajando de ônibus pelo Peru, Oltursa, Lima Viajando de ônibus pelo Peru, de Lima para Huaraz

O ônibus também faz uma parada no Gran Terminal Terrestre, o Plaza Norte, que fica na Panamericana Norte. Deve escolher o local de embarque e desembarque no momento da compra da passagem.

Optamos por ir novamente de VIP, que seria mais confortável para dormir à noite. A diferença da Oltursa para a Cruz del Sur foi apenas a ausência de telas individuais nas poltronas VIP, mas como viajamos de noite, não fez falta.

Viajando de ônibus pelo Peru, de Lima para Huaraz

Também foi uma viagem tranquila e as crianças dormiram o tempo todo. O caminho subindo a cordilheira é bastante sinuoso, por isso muita gente não recomenda fazer essa viagem com carro alugado, já que, para quem não conhece, a estrada pode ser bem perigosa. De ônibus não me senti insegura e, sendo noite, não dava para ver muita coisa do lado de fora. Logo, o coração não sentia…

No início da viagem serviram um lanche com sanduíche e um biscoito (ou bolo) e um copo pequeno de refrigerante. Os assentos possuem tomadas e o ônibus tem wifi gratuito. Cada passageiro recebe um travesseiro pequeno e um cobertor para usar durante a viagem.

De forma geral, as duas empresas atenderam muito bem. No caso de uma viagem diurna com criança, eu daria preferência a Cruz del Sur, pelo sistema de entretenimento que é melhor e mais variado para distrair os pequenos.

Viajando de ônibus pelo Peru com crianças