Winter Park é uma cidade vizinha a Orlando, a cerca de 10 km de distância. Com ruas bem cuidadas e arborizadas, a cidade tem um certo requinte e proporciona um agradável passeio para quem quer dar um tempo na bateria de parques de Orlando. A sua rua principal é a Park Avenue, repleta de lojas, cafeterias, restaurantes, perfumarias… Mas os preços dos produtos não são os mais convidativos. Os restaurantes colocam suas mesinhas na calçada para uma refeição tranquila. Não sei explicar, mas a cidade exala um ar diferente, passando uma tranquilidade e paz que não percebemos em Orlando.
Como chegamos cedo e era um domingo, conseguimos estacionar fácil na própria Park Ave e nem tinha parquímetro. Ficamos procurando onde pagar até chegarmos a conclusão que era isso mesmo, só parar o carro, trancar e passear. Depois de caminharmos pela Park Avenue, fomos conhecer o Central Park. Não nos teletransportamos para NY! O nome do pequeno parque de gramado verdinho e bem cuidado de Winter Park tem o mesmo nome do enorme parque de Nova York. Como era período de fim de ano, a decoração de natal encantava e uma grande Árvore de Natal, feita em uma árvore natural, era exibida no meio do parque.
Atrás do Central Park, fica o Farmers Market. No nosso roteiro original, iríamos visitar Winter Park num sábado, exatamente para pegar o Farmers Market funcionando, mas devido a imprevistos durante a viagem, tivemos que trocar o dia para um domingo, e acabamos perdendo. O Farmers Market ocorre todos os sábados das 7h à 1 da madrugada e sei de uma tal pipoca que é imperdível. Ficará para a próxima oportunidade.
Próximo ao Farmers Market, vimos uma cena bem inusitada (para nós, pelo menos). Estavam transportando uma casa em um caminhão. Depois ficamos sabendo do que se tratava, mas vou contar mais no final no post…
Resolvemos fazer um tour de barco pelos lagos e canais de Winter Park, o Scenic Boat Tour. Está localizado na East Morse Boulevard e funciona diariamente das 10h às 16h, com saídas a cada hora. O passeio tem duração de 1 hora e os valores foram 12U$ para adulto e 6U$ para crianças. Crianças precisam usar o colete salva-vidas.
A empresa possui vários barquinhos que saem ao mesmo tempo e cabem cerca de 16 pessoas devidamente sentadas e mais o guia que vai falando curiosidades e a história da cidade e das mansões que passamos durante o tour.
O barco circula dois lagos e atravessa dois canais. Esses canais são bem interessantes, conectando um lago a outro e cercado por carvalhos, ciprestes e musgos espanhóis.
A paisagens nos lagos é lindíssima e as mansões, então,… cada uma mais incrível que a outra. Algumas pertencem a pessoas famosas (pelo menos famosas para eles, porque não reconheci muitos nomes, a não ser um ou outro ator de Hollywood como Tom Hanks que ficou numa das casas durante a gravação de um filme. Mas havia nomes de jogadores de basquete e de futebol, além de outros que nem lembro mais). Cada mansão tinha sua garagem para seus “barquinhos” particulares. Algumas dessas garagens eram bem diferentes. Sabe aquela vida mais ou menos?? Pois é!
Nos lagos, vimos muita prática de esportes náuticos num típico dia de domingo dos moradores daquele lugar “horrível”. Jet Ski, caiaque, esqui aquático, stand-up… até cachorro praticava stand-up!!! Quer mais o quê??? Pois tem mais, tem um (esporte?) que nunca vi antes. Seria algo como um Wind Kaiak??

Stand-up
Fiquei me perguntando durante boa parte do passeio, em especial quando vi tantas pessoas no lago, inclusive crianças, se não teria jacaré naquelas águas. O guia fez o favor de responder meu temor. Não! Não tem jacaré. Já teve. Durante muito tempo os moradores sofreram com problemas com esses animais até que todos foram retirados (exterminados?? Não sei!) dos lagos. Mas será que não aparece um ou outro de vez em quando?? Tenho minhas dúvidas.
Lembra da casa sendo transportada num caminhão que comentei lá no início do post? Durante o tour vimos outra cena inusitada… uma casa também sendo transportada. Ela seria colocada dentro de uma balsa e atravessaria o lago até um museu. A casa estava cortada pela metade. O Guia falou que a outra metade foi a que nós vimos lá perto do Farmers Market. Ele nos informou que depois as metades seriam “coladas” e a casa restaurada para pertencer ao museu. Que trabalheira!! Mas incrível esse cuidado com o patrimônio histórico para preservar a história local.
O Boat Tour é legal pela paisagem em si, não pelas casas (sei lá, não vejo muita graça em ficar olhando – de longe – a casa dos outros). Mas, enfim… como não é caro, vale a pena para fazer algo diferente. Confesso que as crianças ficaram meio entediadas. No início, curtiram, depois ficaram reclamando que estava demorando muito. Realmente, não tem muito atrativo para os pequenos, que precisam ficar uma hora sentados num barquinho.
Passamos uma manhã em Winter Park e até daria para ficar mais. Existem alguns museus na cidade, mas não chegamos a visitá-los. Apenas como informação:
– Winter Park Historical Museum – trazendo a história da cidade de Winter Park.
– Charles Hosmer Morse Museum of American Art – com exposição de obras de Louis Comfort Tiffany, como joias e vitrais.
– Cornell Fine Arts Museum – fica no campus da universidade da cidade, a Rollins College, e contém cerca de 6 mil obras de arte.
(Facebook Twitter Instagram)______________________________________________
Posts relacionados:
– Hospedagem em Orlando no Rosen Inn International
– iFLY Indoor Skydiving – uma experiência de paraquedismo indoor com crianças de 5 anos
Muito bom as curiosidades descritas no seu texto. Faz com que tenhamos vontade de conhecer. Parabéns. Bj