Visitamos em dias diferentes os dois parques mais conhecidos em Atlanta, o Piedmont Park e o Centennial Olympic Park, mas juntei os dois num único post.
Começando pelo Centennianl Olympic Park, fica localizado em Downtown, no centro de Atlanta, e em volta dele encontram-se algumas das principais atrações da cidade, Georgia Aquarium, CNN, World of Coca-Cola. Antes dos Jogos Olímpicos de 96, essa região era uma parte decadente da cidade. Então, o Comitê Olímpico teve a ideia de transformar a área num ponto de encontro para moradores e visitantes durante as Olimpíadas. E deu super certo. Será que vai acontecer isso com alguma coisa no Rio de Janeiro com as Olimpíadas de 2016??
O parque tem 8 hectares e é amplo, espaçoso e bem conservado. O horário de funcionamento é das 7h às 23h. O destaque do Centennial Park é a The Fountain of Ring, uma fonte em formato dos anéis olímpicos. Cada anel da fonte tem certa de 7 metros de diâmetro, dando um total de 25 metros de comprimento. A água usada é reciclada, além de ser filtrada a cada 30 minutos. Há um show na fonte que mistura água, luzes e música, o Fountain Show. Ocorre durante todo o ano em quatro apresentações (12:30, 15:30, 18:30 e 21h) e é gratuito. O mais bonito é à noite, com a iluminação. Uma das vezes que passamos pelo parque, a Fountain of Rings estava em manutenção.
O parque tem um Centro de Visitantes localizado ao lado da fonte, na Andrew Young International Boulevard. O Visitor Center possui banheiros e sinal wi-fi gratuito. Para estacionamento, existem alguns edifícios garagem em ruas próximas ao parque, mas nós estacionamos no Georgia Aquarium (10U$), e outra vez em um estacionamento menor que custava mais barato.
Em diferentes épocas do ano existe uma programação específica no parque. No inverno, pegamos a pista de patinação no gelo (Ice Skating Rink) e toda a decoração de luzes de natal (Holiday in Lights).
Havia uma roda-gigante perto do Centennial Park, mas não chegamos a conhecer.
Como é comum nos EUA, não podia faltar um bonito e bem conservado playground.
O Piedmont Park está localizado em Midtown Atlanta, entre a Piedmont Avenue, a 10th Street e a Moroe Drive. Funciona diariamente das 6h às 23h. Um bom lugar para estacionar é no Atlanta Botanical Garden, anexo ao Piedmont Park, e custa 2U$ de 30 a 60 minutos e 1U$ para cada 30 min adicionais, sendo a tarifa máxima de 15U$. O horário de funcionamento do estacionamento (n. 01 no mapa abaixo) é o mesmo do parque.
O parque é enorme e não deu para andarmos por tudo. Conhecemos o Active Oval Sports Fields (n. 02), uma grande área com campos de futebol e basebol, quadras de vôlei de areia e, em volta, uma pista de corrida. Desse local, dá para ter uma ótima vista dos prédios de Atlanta.
Há ainda quadras de basquete e de tênis (n. 03) e áreas para piquenique com churrasqueira. Existe uma piscina pública (n. 04) no parque com horário para utilização gratuita de segunda a sexta das 15h às 17h.
Um lindo lago oferece uma paisagem digna de cartão-postal. O chamado Clara Meer (n. 05) é repleto de patos e abastecido regularmente com peixes, já que a pescaria é permitida (precisa ter uma licença de pescaria do estado da Geórgia).
Uma pequena ponte cruza o lago e um gazebo (n. 06) oferece uma vista privilegiada.
Os pontos preferidos, sem dúvida, foram os playgrounds. Existem dois no Piedmont Park, todos em perfeito estado de conservação e repletos de crianças acompanhadas de seus pais. O Mayor’s Grove Playground (n. 07) é mais tradicional, com aqueles brinquedos de material plástico e piso emborrachado. Muito frequentado por crianças pequenas e fica próximo à ponte que atravessa o lago.
O Noguchi Playscape (n. 08) já é num estilo mais moderno e foi criado por um artista japonês. É bem diferente! O piso é de cascalho e os brinquedos são mais voltados para crianças maiores. Fica localizado em uma das extremidades do lago.

Playground no Piedmont Park
Quando começou a escurecer, percebemos as pessoas pegando seus filhos para irem embora. Nada como os moradores locais para conhecerem os ambientes, então fizemos o mesmo. Como o parque é muito grande e havia uma longa caminhada até o estacionamento, não queríamos estar andando por áreas desertas, de forma que não deu para conhecer todo o parque.

Achei que ia encontrar as pessoas jogando futebol americano ou basebol, mas era o bom e velho futebol (soccer)
Adoramos as opções de lazer na cidade de Atlanta!!! Nem estávamos prontos para nos despedir no dia seguinte. Ainda bem que ainda havia uma nova experiência para vivenciarmos, um jogo de basquete da NBA no Phillips Arena. Ah, mas isso é assunto para depois…
(Facebook Twitter Instagram)
_______________________________________
Posts relacionados:
Atlanta – uma tarde no zoológico (ZOO Atlanta)
Atlanta – Martin Luther King Jr National Historic Site (com crianças)
Atlanta – Stone Mountain (com Snow Mountain)
Atlanta – CNN e World of Coca-Cola