Passamos nosso primeiro Thanksgiving nos EUA e descobrimos que praticamente tudo fecha no feriado. Foi difícil elaborar um roteiro para esse dia e o jeito foi fazer o que ficaria aberto, ou seja, o aquário, a única atração funcionando em Atlanta, além do Stone Mountain, que fica um pouco afastado do centro. Inicialmente, iríamos fazer o aquário no mesmo dia da CNN e da Coca-Cola, já que ficam um ao lado do outro, mas foi necessário uma adaptação ao feriado.
Nós esperávamos um grande movimento no Georgia Aquarium em decorrência do feriado e por ser o local onde todos os turistas acabariam indo. Por isso, tratamos de chegar bem cedo, logo na abertura. Porém, até que fomos surpreendidos, já que não lotou como imaginávamos. Claro que logo no início estava bem mais tranquilo e depois o movimento aumentou, mas nada de insuportável.
Esse é um passeio imperdível em Atlanta, com ou sem criança. O aquário é enorme, com inúmeras atrações e até show de golfinhos. Aberto em 2005, ele conta com maior número de espécies do que qualquer outro aquário no mundo, distribuídos em mais de 10 milhões de litros de água, e tem como objetivo a educação sobre a biodiversidade da vida aquática no mundo, a preservação dos animais e as pesquisas. Funciona de domingo a sexta das 10h às 17h e aos sábados das 9h às 18h.
Logo na entrada, somos recepcionados por grande cardume de atum, até chegarmos a um amplo hall central. O ambiente é muito legal, com uma iluminação especial que parece nos transportar realmente para o fundo mar, e essa sensação é ainda ampliada pelas estruturas no teto que lembram conchas.
Em volta do Hall Central, ficam as diversas galerias do Georgia Aquarium. É bem fácil se orientar dentro do aquário. Nós optamos por seguir um sentido anti-horário (no final, explico o porquê). Mas antes de começar a descrever as diversas alas, uma informação importante. O aquário apresenta um show com golfinhos, o AT&T Dolphin Tales, que é incrível, tão bom quanto os do Sea World. O show faz um tributo à conexão dos golfinhos com os humanos, misturando projeção, teatro, música, luzes, água e a inteligência desses animais maravilhosos. Esse show ocorre em horários específicos e precisa de reserva. Então, a primeira coisa a fazer quando entrar no aquário, é procurar o Information Desk para reservar um horário para o show e pegar o ticket específico para entrar no teatro. Esse show está incluído no valor pago para entrada no aquário, não será necessário pagar nada a mais, porém precisa retirar o ticket ou não vai conseguir assistir. E não são tantas apresentações assim durante o dia. Outro detalhe, a reserva é apenas para o horário, e não para o assento. De forma que é preciso chegar cedo para pegar um bom lugar, e o teatro LOTA. As primeiras fileiras são splash zone, ou seja, molham durante a apresentação. O show tem duração de 30 minutos e não é permitido fotografar dentro do teatro, então não temos como ilustrar o show.
A primeira ala que entramos foi a Tropical Dive, onde vemos os animais de corais tropicais. As crianças adoraram porque encontraram o Nemo e toda sua turma num ambiente real. Além disso, tem enguia, cavalo marinho, água-viva e uma grande variedade de peixes coloridos.
Seguimos para Ocean Voyage, a maior das galerias. Aqui somos transportados para o fundo do mar. De frente para um enorme tanque com paredes de vidro, acompanhamos o nado dos gigantes do mar, os tubarões baleia, junto com arraias e outros peixes. Assistimos à alimentação dos tubarões baleia e dá um certo desespero em ver uma pessoa num barquinho que, perto daquele monstro, parece tão pequenininho. Não gosto muito de peixe, sabe? Nem de água! E a sensação que dá é que estamos realmente mergulhando. Então, não é um lugar em que me sinta totalmente à vontade. Mas como nunca vou mergulhar na vida, isso é o mais próximo que chegarei do fundo do mar.
Também passamos por dentro de um túnel que atravessa o aquário repleto de tubarões.
O Coldwater Quest é a ala dos animais marinhos que habitam as águas geladas, como dragões australianos, belugas, pinguins, entre outros.
No corredor, há um enorme esqueleto de baleia.
Na área dos pinguins, existe um túnel que leva a uma abertura dentro do espaço dos animais, de forma que pode-se chegar pertinho deles.
Ao lado do Coldwater Quest, fica a escada rolante que leva para o teatro do show dos golfinhos.
Em seguida, está a ala River Scout, que traz os peixes de água doce existentes nos rios de diversas partes do mundo, como África, América do Sul, Ásia, e no próprio estado americano da Geórgia. Passamos por um aquário de peixes do rio Amazonas, outro repleto de piranhas e até por um grande jacaré albino. Nessa ala, também se encontram as lontras.
Entre a saída para a loja do aquário e o Tropical River, há uma escada para o cinema 3D, o Deepo’s Undersea 3D Wondershow. O filme passa a cada meia hora, tem duração de 15 minutos e não requer reserva antecipada. Na entrada, dá para conferir os horários de apresentação. O cinema tem efeitos 4D e as cadeiras são interativas, mas o filme em si é bem bobinho e infantil. A história propõe aos visitantes experimentarem o mundo aquático sobre o ponto de vista dos animais.
Por último, a galeria que foi deixada pro final de propósito, o Georgia Explorer. Logo que bati o olho, vi que seria a área que as crianças mais iriam gostar. Por quê? Tem playground. Aí, se começamos por aqui e os meninos descobrem, não querem sair, passam o resto do passeio reclamando, querendo voltar e fazendo tudo correndo sem curtir nada só para ficar no playground. E não é esse o objetivo, né?. Bom, pelo menos não apenas esse. Claro que eles podem brincar, e devem. Mas há muito para aprender e curtir no restante das atrações. Agora sim, depois de conhecer tudo, podiam se esbaldar na brincadeira. E é uma área muito legal. Não tem apenas playground. É uma galeria interativa, onde existem algumas piscinas com animais marinhos que as pessoas podem tocar, como estrelas do mar, camarões, ouriços, arraias.
Quanto à parte do playground, as crianças sempre adoram, mas não é nada de mais. Num mezanino, existe outra área para os pequenos brincarem, um túnel que passa pelo teto do Georgia Explorer. Nem preciso dizer que ficamos um tempinho considerável aqui, né?
Recentemente, foi aberto uma nova atração no Georgia Explorer, mas nós não chegamos a conhecer. Pelo que entendi, parece com uma atração da Disney, onde a tartaruga Crush, do filme Procurando Nemo, conversa com as pessoas em tempo real. Só que, no Georgia Aquarium, quem participa da atividade interativa conversando e respondendo perguntas dos visitantes é o Deepo, o mascote do aquário.
Nós almoçamos no próprio aquário, que tem um restaurante, o Cafe Aquaria, com diversas opções de comida. Pode ser uma boa pedida para ganhar tempo com um lanche rápido.
Na saída, passamos por uma lojinha com souvenirs e produtos do aquário.
Saímos do aquário por volta das 15h e seguimos direto para o Stone Mountain, um lugar maravilhoso onde teríamos o Thanksgiving perfeito. No próximo post falamos sobre nossa experiência com neve do Snow Mountain e muito mais…
Outras atrações de Atlanta. (Facebook Twitter Instagram)_______________________________________
Posts relacionados:
Olá acompanho vocês e vi que fizeram alguns passeios em Atlanta. Vou fazer uma conexão em Atlanta de 8 horas. Será que consigo sair do aeroporto com meu filho para fazer alguma coisa legal?? Me ajuda ???😘
Oi Deborah. Olha, acho 8h apertado pra sair do aeroporto e visitar alguma atração. Minha opinião, pq sou meio medrosa kkk. Atlanta é uma cidade grande e o trânsito pode ser complicado. Mas se você decidir arriscar, o Aquário e a Coca-Cola ficam um ao lado do outro. Qq um deles seria um boa opção para crianças. Bjs