Kennedy Space Center – NASA (Cape Canaveral)

No mesmo dia que desembarcamos do Disney Dream, fomos ao Kennedy Space Center (KSC) em Cape Canaveral (cerca de 1h de Orlando). Levando em consideração que teve o desembarque do navio e a retirada do carro na Alamo, chegamos até num bom horário ao parque, por volta de 11:30h. Como o KSC estava absolutamente vazio, foi bem tranquilo e deu para curtir quase todas as atrações sem problemas, até porque não é um parque muito grande. Porém, não fomos ao Astronaut Hall of Fame, que fica localizado a 10 km do Complexo de Visitantes e expõe coleções de objetos de astronautas, além de apresentações e exibições interativas.

Kennedy Space Center, Flórida

Compramos nossos ingressos online (link) com antecedência e foi preciso retirar os tickets no Will Call apresentando o voucher que levei impresso. O General Admission dá direito à entrada no parque e às suas atrações, incluindo o Atlantis e os cinemas IMAX. Também está incluído o Kennedy Space Center Bus Tour e dois dias de admissão gratuita para o Astronaut Hall of Fame (para ser usado num prazo de 7 dias). Se comprado online, é necessário colocar uma data para visita, mas não significa que tenha que ir nesse exato dia. O ticket tem validade de 120 dias a partir da data selecionada para visita. O Centro conta ainda com outras experiências, mas que são pagas à parte e requerem reserva antecipada como: KSC Up-Close Tour, que é subdividido em vários outros tours de acordo com os bastidores do KSC que percorrem (KSC Up-Close Mega Tour, KSC Up-Close Launch Pad Tour, etc); ATX, Astronaut Training Experience, que é um treinamento intensivo e prático de preparo para os rigores do voo espacial e dura metade de um dia. Há ainda a possibilidade de comprar ingresso para assistir de perto a um lançamento. Em dia de lançamento, o parque não abre, de forma que tem que verificar certinho o dia que pretende visitá-lo e confirmar quando chegar próximo da data escolhida para ver se não houve alteração.

Will Call

Na área dos guichês, encontramos um Astronauta para foto. Os horários que o Astronauta fica nesse local vêm especificados num folder entregue nos guichês e que contém toda a programação do parque (não é o Guia do Visitante).

Encontro com Astronauta

Visita ao KSC

Visita ao KSC – NASA

Entrada do KSC

Logo que se entra no parque, tem o Rocket Garden, uma área com foguetes da Nasa, que contam a história das jornadas do homem no espaço. Alguns são abertos para que o visitante veja como é um foguete por dentro. É bem legal para tirar foto.

Rocket Garden

Como nosso tempo estava limitado, resolvemos que faríamos logo o Bus Tour, que só funcionava até 14:30, e depois veríamos quais as demais atrações que daria tempo de conhecer. Os ônibus partem a cada 15 minutos e o tour tem duração de 2 horas, passando pelo Apollo/Saturn V Center.

Tour de ônibus

Tour de ônibus pelo KSC

Fiz o tour, e teria feito de novo se não conhecesse, mas é bem chato e muito longo. As crianças já estavam sem a menor paciência de ficar rodando dentro daquele ônibus. O guia falava absurdamente rápido, sem a menor preocupação com os estrangeiros que estariam ali dentro e precisavam entender o que ele dizia. Eu compreendo bem o inglês, mas ele não falava, cuspia todas as palavras de uma vez em um sotaque bem sulista e impossível de entender. Além disso, o ônibus passa bem longe da Plataforma de Lançamento e só fica rodando pelo Centro para as pessoas olharem os prédios pelo lado de fora. As atrações do tour foram os jacarés que estavam por todas as partes nos laguinhos no meio do Centro. Eu vou colocar as fotos do tour tentando identificar as instalações pelo pouco que pude entender das informações do guia, mas vou ficar devendo maiores explicações.

Edifício de montagem dos veículos e Centro de controle de Lançamentos

Plataforma de lançamento

Plataforma de Lançamento de Shuttles 39A

Jacarés pelo KSC

Kennedy Space Center

Depois de muito rodar, o ônibus faz uma parada no Apollo/Saturn V Center. Ao menos a gente consegue ver algumas coisas legais nessa parada, além de esticar as pernas.

Primeiro, passamos pelo Firing Room Theatre, onde revivemos o lançamento do Apollo, e pelo Lunar Theatre, que mostra o primeiro pouso na lua.

Revivendo o lançamento

Revivendo o lançamento do Apollo

Depois, fomos para um grande galpão onde fica um enorme foguete lunar de 110m, além do autêntico módulo de comando do Apollo 14 e de vários protótipos, artefatos espaciais e roupas dos astronautas. Nesse galpão tem uma boa lanchonete e banheiros.

Opção para um lanche no Apollo/Saturn V Center

Kennedy Space Center Kennedy Space Center Kennedy Space Center Kennedy Space Center Kennedy Space Center

Quando retornamos ao Complexo de Visitantes, fomos direto almoçar/lanchar no Orbit Cafe, ao lado da saída do tour.

Como estava próximo ao horário de exibição de um dos filmes do cinema IMAX, fomos assistir após o almoço (os horários estão na Programação Diária dos Shows, entregues nos guichês na entrada do parque). Os dois teatros IMAX ficam no mesmo pavilhão, mas os dois filmes são exibidos em horários diferentes, de forma que saímos de um e já seguimos para a sala ao lado. O Hubble 3D falava exatamente da história do telescópio espacial Hubble. O Space Station 3D mostrava três astronautas na Estação Espacial, acompanhando como eles viviam, comiam, trabalhavam e se adaptavam à ausência da gravidade. O primeiro é até legal, mas o segundo filme deu um baita sono. Os dois são muito longos, com mais de 40 minutos de duração. São muito narrados (um pelo Leonardo di Caprio e outro pelo Tom Cruise. Não sei qual a importância dessa informação, mas…) e, sendo tudo em inglês, as crianças não compreendiam e nem a gente podia ficar explicando tudo e falando dentro da sala de exibição. Se tivesse que recomendar um, seria o Hubble, que ao menos tem umas imagens bem bonitas.

Salas IMAX

No mesmo pavilhão dos IMAX, fica o Eye on the Universe: The Hubble Space Telescope, uma exposição de imagens impressionantes feitas pelo Hubble.

Depois de um bom descanso (e umas cochiladas) nos IMAX, fomos conhecer o restante do parque. Como os meninos já haviam tido muita paciência nas atrações que não os interessaram muito, fomos para o Angry Birds Space Encounter. Aí sim eles se divertiram. Esse pavilhão é bem legal para crianças, todo ambientado como no jogo dos Angry Birds. As crianças podem participar de uma brincadeira de atirar os pássaros num alvo ou podem jogar em um dos inúmeros jogos eletrônicos. Alguns tablets permitiam aos pequenos criarem seus próprios Angry Birds. Havia ainda um labirinto de espelhos e um ninho de raio laser, onde uma dupla tinha que atravessar uma sala sem encostar nos lasers. Foi bem divertido!

A chuva voltou com a perseguição!

Tinha que acertar o pássaro no alvo

Tinha que acertar o pássaro no alvo usando o estilingue

Brincadeira de Angry Birds

Depois de brincar, as crianças precisam guardar os pássaros!

Gabriel criando o seu Angry Bird

Raio Laser

Sala de Raio Laser

Em determinados horários, ocorria no pavilhão Astronaut Encounter um encontro com um astronauta real, onde era possível fazer perguntas e tirar fotos. Passamos muito rápido.

Encontro com um Astronauta real

O Atlantis era a atração mais nova do KSC. Um grande pavilhão interativo centrado no Ônibus Espacial Atlantis. Deve ser reservado um bom tempo para esse pavilhão porque tem muita coisa legal para ver.

Kennedy Space Center Kennedy Space Center

Primeiro, assistimos a uma exibição e, quando termina, saímos direto de frente para o enorme Atlantis. Há ainda uma grande variedade de jogos interativos e artefatos espaciais espalhados.

No Atlantis

Pavilhão Atlantis

Ônibus Espacial Atlantis

Como os astronautas vão ao banheiro

Como os astronautas vão ao banheiro?

Como os astronautas comem

Como os astronautas comem?

Os meninos gostaram de alguns brinquedos para crianças como o túnel transparente e o escorregador.

Entretenimento para os pequenos

Atrações para crianças

Só que o mais legal mesmo do Atlantis, e imperdível, é o Shuttle Launch Experience, um simulador de lançamento espacial. Achei inclusive melhor que o Mission: Space do Epcot na Disney. A altura mínima para participar é 1,11m e os meninos se sentiram “os grandes” porque puderam ir. É preciso deixar todas as bolsas em armários ao lado da entrada.

Kennedy Space Center

Ao lado do Atlantis fica o pavilhão Astronaut Memorial, uma homenagem aos astronautas perdidos em missão.

Na parede do pavilhão Exploration Space, que não chegamos a conhecer, tem um grande painel da Estação Espacial Internacional com as bandeiras dos países que fazem parte do projeto.

Kennedy Space Center, FLÓRIDA

Antes de ir embora, passamos na lojinha de Souvenirs. A maior era a Space Shop, que fica mais no centro do parque. Na saída, ainda deixamos os meninos brincarem um pouco no Children’s Play Dome, um playground para crianças.

Playground Kennedy Space Center, Flórida

Playground

Foi um dia corrido, mas valeu a pena aproveitar o desembarque do Disney Cruise para conhecer o KSC (sim, nossa bagagem ficou toda dentro do carro no estacionamento do parque e não tivemos qualquer problema. Vimos, inclusive, outros carros na mesma situação). Não deu para conhecer absolutamente tudo, mas o principal nós fizemos, até porque tivemos sorte do parque estar bem vazio (era um domingo e foi um dia chuvoso. Pois é, a chuva tinha voltado a nos perseguir). Sem dúvida as crianças se divertem muito, mas o local agrada todas as faixas etárias e sexos, mesmo os que não se ligam muito nessas coisas do espaço.

Kennedy Space Center

Saímos do Kennedy Space Center no encerramento (17h) e seguimos viagem para Daytona Beach, nosso próximo destino, que contamos em outro post.