Cruzeiro da Disney (Disney Dream) – Castaway Cay, a ilha privativa da Disney

Já falamos da parada do Disney Dream em Nassau. E a segunda parada do cruzeiro é na ilha da Disney, um paraíso chamado Castaway Cay. Quando nós acordamos, o navio já estava ancorado (desde 8:30h). No café da manhã, vimos que alguns passageiros já estavam descendo na ilha e não perdemos tempo.

Castaway Cay Disney Dream

Castaway Cay vista da nossa cabine

Castaway Cay. Olha a cor dessa água!!!

Para descer em Castaway Cay, só é preciso do cartão da cabine, a Key to the World. Na saída do navio, foram entregues toalhas para uso na ilha, e não precisava se preocupar em levá-las de volta para o navio, pois podem ser devolvidas nos coletores espalhados pelas praias.

Castaway Cay Disney Dream

Local para devolver as toalhas na ilha

Logo percebe-se a magia Disney por todos os lados, os cantinhos cinematográficos, o ambiente muito bem cuidado.

Desembarque em Castaway Cay Disney Dream

Desembarque em Castaway Cay

Castaway Cay Disney Dream

Cantinhos para fotos pensados nos mínimos detalhes

Post Office Castaway Cay Disney Dream

Post Office

Alguns fotógrafos profissionais ficam na plataforma para as fotos das famílias. Tiramos uma na árvore de Natal e na frente do navio. Basta entregar a Key to the World para o fotógrafo, que irá registrar sua cabine, e depois sua foto impressa estará na pastinha específica no Shutters para ser comprada se desejar. Difícil é resistir…

Castaway Cay Disney Dream Castaway Cay Disney Dream

Mas também dá para tirar ótimas fotos na própria máquina.

Um mapa da ilha foi deixado na cabine na noite anterior, mas também é possível pegá-lo na própria ilha. Para se orientar, vou colocando a identificação que está no mapa abaixo de acordo com o que for falando.

Mapa Castaway Cay Disney Dream

Perto do navio, tem o Tram Stop (16), onde pode-se pegar o trenzinho que leva para as praias (são 4 paradas na ilha. Números 17, 18 e 19). É igual aos que usam nos estacionamentos dos parques da Disney. Pode-se pegar o trem ou seguir caminhando.

Transporte em Castaway Cay Disney Dream

Transporte em Castaway Cay

Castaway tem duas praias para famílias (K), e uma praia privativa (X) para maiores de 18 anos que fica mais afastada. O trem leva para todas as três. Nós acabamos descendo na primeira parada (17) e saímos caminhando.

Praias para famílias Castaway Cay Disney Dream

Praias para famílias

Bem no início da primeira praia, tem uma lojinha, a She Sells Sea Shells and Everething Else (12), com vários produtos como protetor solar, chapéu, toalha, roupa de praia, brinquedo de areia… Entre as praias familiares, há outra loja de produtos gerais, Buy the Seashore (14), e uma loja de produtos artesanais das Bahamas, Bahamian Retail (15).

É muito importante ter protetor solar porque o sol castiga na ilha. Em Cocoa Beach, antes de embarcarmos no cruzeiro, passamos na Ron Jon e fizemos nossas compras de praia, incluindo uma blusa com proteção solar para os meninos.

Castaway Cay Disney Dream

Matheus e Gabriel com suas blusas de proteção solar

Como descemos do navio ainda cedo, a ilha estava super tranquila e vazia. Assim como em Nassau, existem várias atividades, as Port Adventures, disponíveis em Castaway Cay, as quais podem ser reservadas com antecedência online, ou no próprio cruzeiro no Port Adventures Desk, ou ainda na própria ilha. Os valores de cada atividade variam. Dentre as opções, podemos citar: parasailing, jetski, caiaque, encontro com as arraias. Existem também vários artigos para aluguel, como snorkel, boias, bikes, pedalinhos, cadeiras de roda para areia, carrinhos para levar toda a tralha dos passageiros… Para alugar, basta ter a Key to the World e o valor virá debitado depois no cartão de crédito. Nós levamos snorkel para os meninos que compramos no Walmart no dia em que chegamos de viagem e alugamos apenas as bicicletas para conhecer melhor a ilha.

Levamos o nosso snorkel

Castaway Cay Disney Dream

Boias e colchonete para aluguel

Tem de tudo para alugar

Para alugar

Porém, sem gastar nenhum tostão, é possível de divertir muito em Castaway Cay. Nas praias, todas as cadeiras e guarda-sóis estão disponíveis aos passageiros sem nenhuma taxa extra.

É só sentar!

Na segunda praia familiar, tem um playground aquático, o Pelican Plunge (P), com dois tobogãs (um aberto e outro fechado) e baldão de água que vira quando está cheio e molha quem está embaixo. Os meninos adoraram!

Pelican Plunge Castaway Cay Disney Dream

Pelican Plunge

Na entrada do playground, ficam coletes salva-vidas para as crianças, mas esses só podem ser utilizados no Pelican, devendo ser devolvido ao terminar a brincadeira (pode ficar usando o tempo que quiser, desde que esteja no playground).

Descendo no tobogã do Pelican Plunge Castaway Cay Disney Dream

Pistolas d’água no Pelican Plunge

Baldão do Pelican Plunge Castaway Cay Disney Dream

Baldão do Pelican Plunge

Para usar na praia, também é possível pegar coletes junto às torres dos salva-vidas, na areia, inclusive tamanho para adulto. Os coletes não são cobrados à parte e estão à disposição de todos passageiros.

Castaway Cay Disney Dream

Coletes salva-vidas para uso na praia

Torre dos salva-vidas Castaway Cay Disney Dream

Torre dos salva-vidas

Na outra praia familiar, existe outra estrutura para diversão aquática com cordas, mas nessa os meninos não foram.

Castway Cay Disney Dream

Acabamos fixando nosso lugarzinho próximo ao Pelican Plunge e foi ótimo porque ficava perto do restaurante para o almoço e das estações de bebidas, perto do aluguel da bicicleta e perto do Spring-a-Leak.

A praia em si é uma delícia e daria para passar o dia todo ali, mesmo para quem não é muito chegado a mar e areia como eu.

Curtindo a praia Castaway Cay Disney Dream

Curtindo a praia

A água é tão translúcida que dá para ver o fundo (e os peixes que faziam companhia aos banhista), mas também estava beeeem gelada. A areia é branquinha, bem fina e as crianças adoraram ficar brincando nela.

Água cristalina Castaway Cay Disney Dream

Água cristalina

Castaway Cay Disney Dream

Peixes por todos os lados. Ui!

Brincando na areia Castaway Cay Disney Dream

Brincando na areia

Tudo é muito organizado e cada coisa tem seu espaço no mar de Castaway Cay. As áreas são circundadas por raias que delimitam os locais específicos para banho, para os playgrounds, para os pedalinhos, para mergulho com snorkel, e assim por diante.

Castaway Cay Disney Dream

Raias dividiam as áreas no mar

Uma área fora das praias que é diversão certa para criançada é o Spring-a-Leak (T), com jatos de água. É fechada e com entrada e saída única, o que dá certa tranquilidade aos pais.

spring Castaway Cay Disney DreamCastaway Cay Disney Dream Castway Cay Disney Dream Castaway Cay Disney DreamCastaway Cay Disney Dream

Para os adultos e jovens, é possível praticar esportes nas quadras de vôlei e futebol (no Beach Sports, S). No In-Da-Shade Games (N), pode-se jogar ping-pong, pebolim, sinuca e basquete.

Beach Sports Castaway Cay Disney Dream

Beach Sports

O Scuttle’s Cove (E) é a área onde ocorrem as atividades direcionadas para crianças, com uma ampla programação para divertir a garotada (programação no Personal Navigator); enquanto o Hideout (Q) é para os adolescentes. É possível deixar as crianças com monitores no Scuttle’s Cove, mas nós preferimos curtir a ilha em família. E, diferente do dia anterior durante a parada em Nassau, os clubinhos infantis dentro do navio não funcionam em atividade fechada para criança, de forma que não é possível deixá-las sozinhas lá. O Oceaneer Lab funcionava, mas em sistema Open House. O Club e o Lab voltaram a funcionar em sistema fechado de segurança para as crianças depois das 16h.

Nos Gazebos (2), ou no Post Office (B), ou em outros pontos da ilha, é possível encontrar determinados personagens em horários específicos informados no Personal Navigator. Teve também uma festa com personagens, a Character Dance Party, no Gazebo 1 (12:15h), mas acabamos não assistindo.

Depois de aproveitarmos a praia, resolvemos alugar bicicletas para dar uma volta pela ilha. Tem bicicleta de todo tamanho para aluguel, inclusive com rodinhas para as crianças pequenas . Resolvemos pegar a bike com cadeirinha para levar os meninos.

Bicicletas para alugar Castaway Cay Disney Dream

Bicicletas para alugar

Castaway Cay Disney Dream

Bicicletas pequenas com rodinhas disponíveis para aluguel

Bike Castaway Cay Disney Dream

Nossa Bike

O aluguel custou 6U$ cada bike e a placa dizia “por hora”, mas quando fomos pegar a bicicleta, disseram que não tinha horário para devolução e podíamos ficar o tempo que quiséssemos. Não sei se foi apenas porque estava vazio e com muitas bicicletas disponíveis.

Castaway Cay Disney Dream

Só é permitido bicicleta no percurso determinado e não pelas praias e calçadas. Mas tenho uma séria reclamação para fazer aqui: como pode colocar bicicleta sem freio para alugar. Sem FREIO! Eu não sabia como parar aquele troço e quase derrubei meu filho da garupa, tadinho. Não aprovei mesmo essas bicicletas da ilha. Se você quisesse diminuir, a velocidade tinha que pedalar ao contrário (algo que ninguém avisou). Mas, fora isso, o passeio é legal!

Pedalando por Castaway Cay

Área para bicicletas na ilha Castaway Cay Disney Dream

Área para bicicletas na ilha

A bike é legal para ir até a Observation Tower (Z) que oferece uma vista legal de toda a ilha.

Torre de Observação Castaway Cay Disney Dream

Torre de Observação

Disney Dream visto da Torre.

Observation Tower Castaway Cay Disney Dream

Observation Tower

Vista da parte de ilha a partir da Observation Tower

Durante o percurso, encontramos várias estações de água, assim como as que ficam pelas praias.

Castaway Cay Disney Dream

O copo era de cone de papel

Fomos até a praia Serenity Beach (X), passando por uma antiga pista de pouso com toda a preocupação Disney nos detalhes (como um avião no meio do mato).

Pista de pouso

Detalhes Castaway Cay Disney Dream

Detalhes no caminho

Essa praia é exclusiva para maiores de 18 anos, mas passa-se pela rua atrás da praia com as crianças sem problema.

Praia dos adultos Castaway Cay Disney Dream

Praia dos adultos

Serenity Beach Castaway Cay Disney Dream

Serenity Beach

Seguimos até o final da estradinha para uma vista da praia. Nessa estrada, vimos as cabanas disponíveis para aluguel (Y) (existem outras na área da praia familiar – U).

Castaway Cay Disney Dream Castaway Cay Disney Dream Castway Cay Disney Dream Castaway Cay Disney Dream

Depois de muita pedalada, a fome tinha que aparecer. No dia de parada em Castaway Cay, não é preciso retornar ao navio para almoçar. Na ilha existem duas estações para alimentação e que estão incluídas no cruzeiro, ambos próximas às praias familiares (não tinha nenhuma na praia exclusiva de adultos), o Cookie’s BBQ (3) e o Cookie’s Too BBQ (10), além de áreas cobertas para sentar e comer (1 – Pop’s Props and Boat Repair; 2 – Dig In; 6 – Gumbo Limbo; 8 – Grouper).

Castaway Cay Disney Dream Castway Cay Disney Dream

A comida é o estilo churrasco americano, com salsicha e hambúrguer, mas também tinha frango assado, costela de porco ao molho barbecue, milho cozido, sanduíches, pacote de batata, bolos de sobremesa e uma grande variedade de frutas tropicais.

Castaway Cay Disney Dream Castaway Cay Disney Dream Castaway Cay Disney DreamCastaway Cay Disney Dream

As estações de bebidas ficavam em frente aos restaurantes, assim como as de sorvete, tudo disponível para os hóspedes se servirem à vontade.

Castaway Cay Disney Dream Castaway Cay Disney Dream

Para bebidas alcoólicas, havia bares espalhados pela ilha, incluindo um na Serenity Beach, a praia dos adultos, mas era pago à parte (4 – Conched Out Bar; 7 – Heads Up Bar; 9 – Sand Bar; 11 – Castaway Air Bar).

Bar em Castaway Cay

Heads Up Bar Castaway Cay Disney Dream

Heads Up Bar

Além de toda a estrutura que Castaway oferece aos hóspedes, ainda ocorriam atividades para entretenimento na ilha e pegamos uma delas por acaso. Era uma corrida de caranguejos!

Entretenimento na ilha

Corrida de caranguejo Castaway Cay Disney Dream

Corrida de caranguejo

Por volta de 16h, retornamos ao navio (todos deveriam estar à bordo às 17h). Castaway Cay é sim um pequeno paraíso nas Bahamas e tudo no padrão Disney de atender, acolher e divertir seus hóspedes. Pena que não dá para fazer tudo que a ilha tem a oferecer em tão pouco tempo, mas o dia ali é absolutamente inesquecível.

Castaway Cay Disney Dream

Hora de voltar para o navio

O reembarque é como em Nassau. Local para higienizar as mãos antes de entrar, toalhinhas úmidas distribuídas na entrada para amenizar o calor, entrega-se o cartão da cabine de cada passageiro para registro de retorno ao navio, passa-se por raio-x e detector de metais e estamos de volta ao Disney Dream.

Reembarque

Para higienizar as mãos

Vimos o navio se afastar da ilha e ainda acompanhamos o pôr do sol desse último dia no Disney Cruise. Na manhã seguinte desembarcaríamos em Port Canaveral, assunto do próximo post.

Castaway Cay

Bye Bye Castaway Cay

Castway Cay Disney Dream

Outros posts sobre o Disney Cruise:
– Cruzeiro da Disney – Antes do embarque

– Cruzeiro da Disney – Embarque e Cabine (Disney Dream)