Cruzeiro da Disney (Disney Dream) – Nassau, Bahamas

No segundo dia do cruzeiro, teve a parada em Nassau, nas Bahamas. Várias atividades ou tours estão disponíveis aos passageiros nos portos, mas todos mediante taxa extra, ou seja, não são incluídas no valor pago pelo cruzeiro. É possível fazer a reserva antecipada online através do próprio site do Disney Cruise Line. Ou pode-se deixar para comprar direto no navio, embora digam que algumas atividades ficam esgotadas, como o nado com golfinhos. No Deck 5 (conhecendo o Disney Dream), está localizado o Port Adventures Desk. As aventuras nos portos não são operadas pelo Disney Cruise Line, e sim por contratados. As durações de cada atividade são estimadas e podem variar. É possível cancelar reservas com até três dias do início do cruzeiro. Depois disso, os valores pagos não são reembolsáveis. Dito tudo isso, nós não fizemos nenhuma dessas Port Adventures!!!!

Ficamos na dúvida antes do cruzeiro, perguntamos a quem já havia ido, juntamos todas a informações e chegamos à conclusão de que não valeria a pena. Primeiro, resolvemos não reservar antecipadamente e deixamos para ver direto no navio se algo interessaria. A única coisa que queríamos era um tour por Nassau, e não ir para o Atlantis, o enorme resort. Sem dúvida que o Atlantis deve ser lindo, já que mesmo de longe impressiona. Mas a parada em Nassau é tão rápida que nós queríamos mesmo era conhecer a cidade e, quem sabe um dia, voltar apenas para curtir o resort. Os preços dos Port Adventures não são os mais convidativos e acabamos colocando na balança e achando que não compensavam. Afinal, já havíamos pago tão caro pelo cruzeiro que o melhor era aproveitar o navio o máximo que pudéssemos. Decisão número 1: ficar no navio.

Atlantis visto do navio, Nassau, Disney Cruise

Atlantis visto do navio

Atlantis em Nassau

Masssssss, quando amanheceu o dia e acompanhamos a chegada do navio a Nassau enquanto tomávamos café no Cabanas, bateu aquela curiosidade. Estar ali e não dar ao menos uma descidinha… Nova decisão: descer apenas no porto para dar uma volta.

Terminal de embarque/desembarque Nassau, Disney Cruise

Terminal de embarque/desembarque

Junkanoo Beach em Nassau vista do navio

Nassau vista do Disney Dream

Nassau vista do navio

Porto de Nassau, Nassau, Disney Cruise

Porto de Nassau

Acontece que os meninos não queriam descer. E agora?? Estava insegura de deixá-los no navio e ir para Nassau, pois os celulares do cruzeiro não funcionariam. E sequer sabíamos se havia essa opção de deixar as crianças nos clubinhos. Resolvemos perguntar (a mãe torcendo para que dissessem que os clubinhos ficavam fechados, pois os meninos teriam que descer conosco) e era atividade regular nos Oceaneers (aqui falamos nos clubes infantis). Vimos que era conduta normal deixar as crianças no clube infantil enquanto os pais desciam em Nassau, porque os monitores até perguntavam que horas voltaríamos e se era para dar almoço para as crianças. Tudo bem, eu ia descer, mas sem demorar e estaríamos de volta para o almoço. Os meninos nem pensaram duas vezes, entraram e mal deram tchau pros pais. Já estavam em casa. Resultado final: os pais desorientados desceram em Nassau, filhos descolados ficaram no Oceaneer Club.

Nassau, Disney Cruise

Por um lado foi bom, já que tivemos mais liberdade para andar e conhecer Nassau. Fora que, se os meninos estivessem junto, ia ficar insegura de me aventurar por onde não conhecia. Como não havíamos fechado nenhum tour, saímos com liberdade.

Para descer no porto de Nassau, não precisa levar o passaporte. Basta uma identidade com foto para os maiores de 18 anos e o Key to the World (o Cartão do Cruzeiro) de todos passageiros que estiverem saindo do navio. Descemos pelo Deck 1 e é preciso apresentar o cartão para um tripulante que registra sua saída no computador. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos responsáveis ou ter o formulário de autorização assinado pelo responsável para desembarcar desacompanhado ou acompanhado por outros adultos. Esses formulários são disponibilizados nas cabines ou no Guest Service.

Logo na descida, é hora de tirar muitas e muitas fotos do navio.

Desembarque em Nassau

Disney Dream

Nassau

No caminho até o terminal, já encontramos vários guias oferecendo (empurrando) tours pela cidade. Chegamos a perguntar em um deles quanto seria: 25U$ por pessoa (pelo Port Adventures, 59U$ com um passeio também pelo mar). Até pensamos em fazer, mas precisava de um grupo de no mínimo 6 pessoas e só éramos eu e marido. Depois ainda apareceram mais passageiros interessados, mas acabamos desistindo e seguindo nosso tour por conta própria mesmo. No terminal, pegamos um mapa e nos guiamos. E quer saber? Foi o melhor que fizemos. Vimos quase tudo que iam mostrar no tal tour, andamos para onde queríamos, fizemos o que tivemos vontade e depois voltamos pro navio ainda cedo.

Nassau, Disney Cruise

Mapa distribuído no porto de Nassau

Porto de Nassau, Bahamas

Porto de Nassau

Em Nassau, tirando o Atlantis, não vi nada de mais, porém é a capital e maior cidade das Bahamas. Fala-se inglês e o Dólar Americano é aceito em todos os lugares. Ao lado do terminal, é possível pegar os Water Taxis (Ferry Boats – n.1 no mapa abaixo) que levam para Paradise Island, onde fica localizado o Atlantis (mapa A).

Ferry Boat para Paradise Island Nassau, Disney Cruise

MAPA A – Ferry Boat para Paradise Island

Na região de Downtown, onde fica o porto, há alguns prédios públicos, praia pública, lojas e restaurantes. Do lado de fora do Welcome Centre, existem várias vans, que são os táxis de Nassau, e levam para todo lado. Outra opção de conhecer a região é através dos passeios de charrete que circulam pela área central.

Vans são os taxis de Nassau, Disney Cruise

Vans são os taxis de Nassau

Charretes por Downtown em Nassau

Não pegamos nem táxi, nem charrete, nem nada! Resolvemos dar uma volta próximo ao porto a pé mesmo, usando o mapa do Terminal como guia (mapa B).

Mapa Nassau, Disney Cruise

Mapa B

Saindo do Terminal, o Welcome Centre (n.01, no mapa acima. Vou colocar a numeração em todos os pontos que passamos para identificar no mapa B), seguimos direto para a Bay Street (n. 02), que é a rua onde ficam as lojas. O grande destaque que vimos aqui não foi Duty Free, mas joalherias. Várias! Chegamos a entrar em uma, a Colombian Emeralds International, e, com certeza, as joias são lindas, com cada esmeralda maior que a outra, e acredito que os preços sejam até mais convidativos (ACREDITO, pois não tenho base para comparar), embora ainda ache muito caro. Os outros produtos que dominavam as lojas eram os relógios e as bebidas alcoólicas. Segundo informação do Disney Cruise Line, o limite da Alfândega Americana para retorno das Bahamas é de 800U$ e cada passageiro maior de 21 anos pode trazer dois litros de bebida alcoólica, sendo que um litro deve ser de bebida produzida nas Bahamas, e maior de 18 anos pode trazer 200 cigarros e 100 charutos (excluindo os charutos cubanos).

Passando pelo Welcome Centre

Bay Street em Nassau

Ruas de Nassau

Nassau, Bahamas

Nassau

Passamos direto pela maioria das lojas, mas um lugar bem legal para dar uma parada é o Nassau Straw Market (n. 03). É como um mercado público de Nassau, um grande espaço com várias barracas que vendem produtos artesanais locais e souvenirs. Ele tem entrada tanto pela Bay Street como pela Woodes Rogers Walk, que é um calçadão pelo cais do Porto.

Produtos locais, Nassau, Disney Cruise

Produtos locais

Seguimos caminho pela Bay St e depois pegamos a George St, onde cruzamos com o Pirate Museum (n. 04). Ao lado, ficava uma lojinha de piratas onde aproveitamos para comprar acessórios para os meninos usarem na festa do Pirata do Disney Dream.

Nassau, Disney Cruise

Seguindo a George St até o final, chegamos à Duke St, onde fica a Government House (n. 05), a residência do Governador-Geral das Bahamas.

Government House

Queríamos conhecer uma praia e saímos caminhando de volta pela Bay St (que vira Navy Lion Rd, depois Marlborough St, até a West Bay St). Parece uma caminhada muito longa, mas nem percebemos, pois fomos conhecendo a cidade. Nesse trajeto, passamos por Dunkin Donuts, McDonalds, Embaixada Americana e por um grande hotel Hilton (British Colonial Hilton, n. 06).

hilton, Nassau, Disney Cruise

Finalmente chegamos à praia, a Junkanoo Beach (n. 07). É uma praia simples com quiosques (muitos estavam fechados, não sei se pelo horário ou por estar um dia chuvoso). Um desses quiosques proporcionava a trilha sonora da praia toda. Ah, tocava reggae!!

Junkanoo Beach, Nassau

O que impressiona mesmo na praia é a cor do mar. As fotos explicam…

Nassau Nassau, Disney Cruise Nassau, Disney Cruise Nassau

Tudo bem que a água estava gelada e o dia, nublado e chuvoso, mas não impediu um mergulho (do marido! Eu fiquei na areia. Não entro no mar nem nas praias quentinhas da minha terra!!).

Nassau Praia Nassau, Disney Cruise

Depois de um tempo na praia, começamos o caminho de volta. Pensamos em pegar um desses táxis, mas resolvemos que queríamos fazer o caminho de volta pelo calçadão, o Woods Rogers Walk (n. 08).

Woods Rogers Walk

Bem no início do calçadão tem um Señor Frogs (n. 09) e aproveitamos para usar o banheiro e, como “desculpa”, o marido tomou uma das tradicionais margaritas. O ambiente é bem descontraído e colorido, e apesar do forte serem as bebidas alcoólicas (a bebida que mais vimos sendo comprada nem era a Margarita e sim uma tal de “Bahamas Obama“), encontramos muitas família com crianças e havia entretenimento para os pequenos com cardápio infantil e bichos feitos de balão canudo.

Nassau, Disney Cruise Nassau, Disney Cruise Nassau Nassau, Disney Cruise

Saímos do Señor Frogs e seguimos caminhando pelo calçadão, vendo os enormes navios ancorados no porto. O movimento já havia aumentado muito da hora que descemos do Disney Dream depois da chegada de outros cruzeiros. Fomos até a entrada do terminal de embarque, mas resolvemos pegar a rua Parliament St (n. 10) onde ficavam alguns prédios públicos da cidade.

Nassau

Primeiro conhecemos a Rawson Square (n. 11), uma praça onde há um busto do primeiro Governador-Geral nascido nas Bahamas (Milo Butler).

Nassau, Bahamas, Cruzeiro Disney

Rawson Square

No lado oposto da Rawson Sq, fica a Parliament Square (n. 12) com uma grande estátua da Rainha Victoria (Nassau foi fundada pelos britânicos) circundada pelos prédios da Assembleia, Senado e Suprema Corte.

Parlamient Square

Suprema Corte Nassau, Bahamas, Cruzeiro Disney

Suprema Corte

Atrás da Parliament Sq fica um bonito jardim com um memorial aos mortos em guerra, a Garden of Remembrance (n. 13).

Nassau, Bahamas, Cruzeiro Disney

Garden of Remembrance

Por último, passamos pela Nassau Public Library & Museum (n. 13), uma biblioteca e museu, cujo prédio já foi a prisão da cidade. As celas são hoje ocupadas por livros, pinturas históricas, documentos e artefatos.

Biblioteca de Nassau Bahamas, Cruzeiro Disney

Biblioteca de Nassau

Duas coisas que gostaríamos de ter conhecido, mas eram mais afastadas e optamos por retornar ao navio:

Fort Fincastle: um forte em forma de navio construído numa colina em 1793.

Water Tower: uma torre construída como reservatório de abastecimento de água que oferece uma vista da ilha New Providence, mas estava fechada ao público no período que fomos.

Não chegamos a conhecer Paradise Island, onde fica o Atlantis, mas, além do famoso resort, alguns dos lugares para conhecer são:

Cabbage Beach: praia de Paradise Island.

Bahamacraft Centre: um mercado  de arte local.

Marina Village: um shopping aberto de prédios coloridos com lojas, restaurantes e música ao vivo.

Versailles Gardens: jardim com fontes e estátuas de bronze e mármore.

The Cloister: uma área no Versailles Gardens com arcos medievais.

Eram 12:30h quando retornamos ao navio. O reembarque é bem simples. No terminal em Nassau, basta seguir a fila de retorno aos cruzeiros (placas indicam). Fica um funcionário na porta olhando as identidades e o cartão do navio (o Key to the World). Já na plataforma do cais, é só buscar o Disney Cruise (garanto que não tem como não ver aquele monstro parado ali).

Na entrada do Disney Dream colocam umas torres para higienização das mãos e todos devem usar antes de regressar ao navio. Já dentro do Deck, deve-se apresentar a Key to the World ao tripulante que registra no computador. Depois, passamos as bolsas pelo raio-x e atravessamos o detector de metais. Então sim, está de volta ao Disney Dream.

Higienização das mãos antes do reembarque Disney Dream

Higienização das mãos antes do reembarque

Fomos direto buscar os meninos no clubinho e eles estavam ótimos, tão bem que nem queriam almoçar. Seguimos para o Cabanas (mais sobre os restaurantes do Disney Dream), almoçamos e depois ficamos nas piscinas. Aproveitamos que o navio estava mais vazio, já que muitos passageiros descem em Nassau, e foi o momento certo de ir ao AquaDuck, que estava com 15 min de fila, mas demorou menos que isso. O dia ainda teve show com personagens na piscina (o Deck the Deck) e a festa do Pirata à noite.

E afinal, vale a pena descer em Nassau? Na minha opinião, sim, mesmo que rapidinho. Não nos arrependemos de não termos feito algumas das Port Adventures, mas também não posso falar de nenhuma, exatamente porque não fiz. Acho uma boa opção usar apenas a manhã para dar uma volta por Nassau e retornar cedo para almoçar no navio e curtir tudo que ele tem para oferecer ao máximo (mais vazio e tranquilo). Fica a sugestão!

No próximo post, a parada em Castway Cay, a ilha privativa da Disney, um verdadeiro paraíso.

Os outros posts do Cruzeiro:
– Cruzeiro da Disney – Antes do embarque– Cruzeiro da Disney – Embarque e Cabine (Disney Dream)