Depois de uma pausa necessária, vamos começar a falar da nossa viagem pela Flórida.
Chegamos a Miami num voo da American Airlines partindo de Manaus. Teríamos o Disney Cruise no dia seguinte e optamos por já dormir perto de Port Canaveral. Portanto, esse primeiro dia de viagem foi fazendo o percurso de Miami a Cocoa Beach, passando por Fort Lauderdale, Boca Raton, Palm Beach e West Palm Beach. Parte da viagem fizemos pela I-95, parte pelo litoral através da A1A.
Pela I-95, fomos de Miami até Fort Lauderdale. Sendo uma via expressa, a viagem é bem mais rápida. De Fort Lauderdale até Palm Beach, fomos pela A1A. Não achei vantagem! A via é estreita e lenta. Valeria a pena se houvesse uma paisagem legal como ocorre na rota 1 pela Califórnia. Mas, na Flórida, o que se vê são construções, casas, hotéis, lojas, praticamente durante todo o trajeto. Não parece sequer que estamos passando de uma cidade para outra, e sim que é tudo uma grande cidade, pois não há área desocupada. Não é bem uma via litorânea propriamente dita, e só em poucos momentos temos alguma visão do mar, especialmente quando passamos pela orla de algumas cidades como Fort Lauderdale e Palm Beach. Quem está com as horas contadas, não recomendo. Por isso, de West Palm Beach para Cocoa Beach, voltamos a pegar a I-95, até porque já havia anoitecido.
Nosso objetivo pelo roteiro era fazer aquilo que o tempo permitisse e conhecer as cidades de uma forma geral, mesmo que apenas de passagem. Porém, para atrapalhar, fomos acompanhados pela chuva, o que tornou o passeio muito complicado.
Fort Lauderdale é bem conhecida pelos seus inúmeros canais ao redor do New River, sendo considerada a “capital do Iatismo”. Os iates, desde os menores até os que parecem mais uns transatlânticos, estão por todos os lados, em frente de cada uma das monstruosas mansões espalhadas pelas penínsulas estreitas de Fort Lauderdale. Impossível não ficar impressionada. A área formada pelos canais é chamada de The Isles. Uma dica do Guia Visual Folha de São Paulo da Flórida é que se tem uma vista legal dos canais a partir de um bar que fica no Hyatt Regency Pier 66 Hotel, na 2301 South East 17th, mas não chegamos a conferir. Nossa ideia era fazer o passeio de barco para conhecer os canais, mas… lembra da chuva, né? Apesar do boat tour estar funcionando mesmo com a chuva, optamos por não fazer. Ficou para próxima! Apenas como informação, durante minhas pesquisas identifiquei duas empresas que faziam esse tour de barco: Riverfront Cruise (link), localizado na 300 SW 1st Avenue e que era a nossa opção já que o tour era mais curto, de 1 hora e meia de duração, e tinha várias saídas no dia (11h , 13h, 15h e 17h); e Jungle Queen (link), localizado na 801 Seabreeze Blvd, com duração de 3 horas e saídas às 9:30 e 13:30. Lembrando que não chegamos a testar nenhuma das empresas, portanto não temos opinião a respeito. Outra opção de passeio pelos canais são os Water Taxis, que funcionam como táxis normais e pode-se pagar por bilhete único ou por passes de dia inteiro.
Íamos caminhar pela Riverwalk, um calçadão que acompanha 2,4km do New River, mas acabamos presos pela chuva. Só conseguimos chegar ao local de onde sai o Riverfront Cruise. No início desse calçadão, fica a Stranahan House, que é a única casa da cidade original, sendo a residência mais antiga do condado de Broward. É feita de madeira de pinheiros e carvalhos e data de 1901. É possível fazer um tour guiado pelo interior da casa com duração de aproximadamente 45 a 60 minutos. O tour ocorre diariamente às 13h, 14h e 15h. Mais informações, link.
Seguimos direto para a Las Olas Boulevard, a principal e mais agitada rua de Fort Lauderdale, repleta de lojas e restaurantes. Para não ficarem perdidos como nós (ficamos rodando pela Las Olas, que é enorme, sem saber onde estava o “point” e ainda seguimos para o lado errado andando debaixo de chuva), o trecho que devem procurar fica entre a 5th Ave e 16th Ave. Nós paramos o carro no Las Olas Centre, um grande prédio comercial onde há um edifício garagem pago aberto ao público. O pagamento é feito em caixas eletrônicos perto dos elevadores. Pagamos 10U$.
Ao sair do prédio, virar a direita para:
- Museum of Art, conhecido pelas coleções de pintores expressionistas de Copenhague, Bruxelas e Amsterdã, a chamada CoBrA art (não chegamos a entrar, mas foi um ótimo abrigo da chuva). Informações sobre horário de funcionamento e preços no link;
- Fort Lauderdale History Center, um museu com exposições sobre a história da cidade e sua evolução até os anos de 1940. É possível fazer tour interno self-guided por 10U$. Crianças menores de 6 anos não pagam. Funciona de terça a domingo das 12:00 às 16:00h.
- Museum of Discovery and Science (link), que ouvi dizem ser o melhor do gênero em toda a Flórida. Ficamos devendo a visita, mas tínhamos pouco tempo já que estávamos só de passagem. Mas, a quem interessar, além dos animais, o museu também oferece um simulador de passeio a Marte, cinemas IMAX e filmes 3D. Conta ainda com um anexo, o EcoDiscovery Center.
À direita do Las Olas Centre fica a parte agitada da Las Olas Boulevard. Logo de cara, se avista o The Cheesecake Factory, que recomendamos muito como opção para refeição. Vale, ao menos, um passeio pela Las Olas Blvd (para nossa sorte foi possível graças a colaboração da chuva) que tem um ambiente muito gostoso e pitoresco.
Seguindo a Las Olas Blvd em direção à praia, cruza-se The Isles, e é possível, mesmo de dentro do carro, ter uma boa noção do que são os canais de Fort Lauderdale.
Pela praia passamos apenas de carro, mas nos pareceu ser ótima para família, com um enorme calçadão sombreado pelas várias palmeiras. Uma boa opção (para quem está sem criança) é alugar uma bicicleta. Assim como ocorre em Miami Beach, as bikes para aluguel ficam disponíveis na rua. Bem simples e prático.
Lembrando que é em Fort Lauderdale que fica o famoso Sawgrass Mills Mall, o maior outlet dos EUA com mais de 300 lojas, cinema e restaurantes. Não passamos nele dessa vez.
Saímos de Fort Lauderdale para Palm Beach seguindo pela A1A e passamos por Boca Raton, considerada uma das cidades mais ricas da Flórida. Boca Raton é repleta de clubes de golf, shoppings luxuosos a céu aberto e muitas, mas muitas mansões. Apenas passamos de carro rapidamente e, como voltou a chover, sequer deu para tirar foto direito.
Palm Beach foi criada pelo empreendedor Henry Flagler como um balneário de inverno para os milionários e conta com muitas mansões em estilo espanhol. É outro mundo, totalmente fora da minha realidade. Nós ríamos andando pelas ruas, pois nos sentíamos totalmente deslocados daquele ambiente. Difícil imaginar quanto rola de dinheiro por ali. Acho que nem sei fazer conta com tantas casas decimais. Desde os carros nas ruas às enormes mansões, cada uma mais linda que a outra, até as lojas requintadas, tudo exala luxo… e muitos milhares de dólares.
Já no caminho pela A1A, começamos a ver as mansões à beira-mar. Como eu disse antes, era difícil saber onde terminava e começava as cidades pela A1A. Mas se você começar a ver cada casa enorme e linda, saiba que chegou a Palm Beach. O verde das gramas é impecável, não há uma folha fora do lugar. Nesse trecho, a estrada acompanha realmente o mar e é possível ver a praia.
Chegando na parte mais central de Palm Beach, seguimos pela Ocean Boulevard, a orla da cidade com calçadão à beira-mar. É possível parar o carro na própria rua com pagamento em parquímetros. Quando fomos, existiam muitas vagas disponíveis, mas era fim de tarde e a praia estava super vazia.
É tudo tão arrumadinho e limpo que impressiona. Aproveitamos para caminhar um pouco, sem chuva, e tirar umas fotos da praia.
Seguimos caminhando até a Worth Avenue, considerada a Rodeo Drive (de Beverly Hills) da Flórida e a mais famosa rua de Palm Beach, repleta de lojas de grifes. Na Worth Ave, encontramos pequenas vielas onde só passam pedestres, a Via Mizner e a Via Parigi. Elas são inspiradas no estilo das ruelas espanholas. Há também a Via Roma, a Via Lela e a Via Flora que seguem um estilo mais moderno. Passamos vendo as vitrines (sim, só as vitrines!) de algumas das 250 lojas, antiquários e galerias de arte da Worth Ave. Muito luxo e requinte!
Seguimos de Palm Beach para West Palm Beach passando por dentro de alguns bairros encantadores (cruzamos até uma Brazilian Avenue).
West Palm Beach é o centro comercial do condado Palm Beach e foi criado por Henry Flagler com objetivo de esconder dos turistas as feias casas dos trabalhadores da glamourosa Palm Beach. Fomos direto para o CityPlace, um grande shopping a céu aberto super charmoso. É uma ótima opção de passeio.
No CityPlace, é possível estacionar na rua com parquímetro de moeda ou nos estacionamentos fechados do shopping. Encontramos várias lojas, incluindo a Macy`s. Há, também, muitas opções de restaurantes, bares e lanchonetes.
Caminhamos um pouco pelas ruas de West Palm Beach nas proximidades do CityPlace antes de pegarmos o carro e seguirmos direto pela I-95 para Cocoa Beach, assunto do próximo post.
Algumas informações:
- Miami para Fort Lauderdale pela I-95: cerca de 45km, aproximadamente 40 min de viagem
- Fort Lauderdale para Boca Raton pela A1A: cerca de 33Km, aprox. 50 min de viagem
- Boca Raton para Palm Beach pela A1A: cerca de 44Km, aprox. 56 min de viagem
- West Palm Beach para Cocoa Beach pela I-95: cerca de 218Km, aprox. 2h de viagem.
Facebook Twitter Instagram _____________________________________________
Posts relacionados:
American Museum of Natural History
Washington D.C. – um bate e volta de trem a partir de Nova York
Amigo estou indo a orlando agora em agosto 2017 mas vou fazer a rota ao contrário do q vi em seu post vou de orlando passando por delray beach,boça raton,Pompano beach,Fort lauderdale e Miami beach , tens algumas informações para mim, tipo melhor estrada sem pressa quero paisagens belas e ótimas cidades . OBG
Olá Guedes. Se vc quer fazer apenas essas cidades que citou, sugiro sair de Orlando pela Flórida Turnipike ou I-95 (prefiro a primeira). Depois siga pela US Highway 1, pois ela segue por todas as praias da Flórida. Agora se vc não tem tanta pressa para chegar nessas cidades, pode sair de Orlando em direção a Cape Canaveral (Sugiro passar no Kennedy Space Center), pela US 528. Quando chegar lá, siga sempre pela US 1 ate chegar nas cidades que vc falou mais ao Sul. Outra sugestão: depois de Miami vá conhecer Key West. O caminho é fantástico e as praias belíssimas. Abc
Olá, muito legal e esclarecedor o post. Farei o trajeto Miami- Orlando de carro em Agosto/2016 e estou pensando em ir costeando o litoral visto q da outra vez que fui, optei pela Turnpike. Gostaria de saber se a rodovia passa na orla de Palm Beach e Fortlauderdale ou temos que entrar e atravessar a cidade?
Oi Jean. A rodovia é pela Orla, mas poucos pontos se tem a vista do mar (pelo menos o trecho que pegamos). Não é como a Rota 1 da California, por exemplo.
ola!
gostaria de ter acesso ao post seguinte mas n estou conseguindo !
Oi Helen. O post seguinte foi de Cocoa Beach. Está aqui o link. https://viajandocompalavras.com/2014/02/12/cocoa-beach-florida/
E nesse link ( https://viajandocompalavras.com/2013/10/07/roteiro-florida-miami-orlando-key-west-e-passagem-rapida-por-cidades-como-cocoa-beach-daytona-beach-st-augustine-jacksonville-tampa-st-petersburg-clearwater-e-georgia-savannah-e-atl/ )tem o roteiro completo com os links para cada post específico. Qualquer dúvida é só falar. 😉
Olá! Viajo para a Florida em dezembro e passarei alguns dias em Fort Lauderdale. Seu post está me ajudando bastante no planejamento do roteiro. Inclusive, fiquei interessada em visitar Palm Beach também. Obrigada e parabéns pelo blog com dicas super úteis!
Obrigada, Patricia. Fico feliz que tenha ajudado! 😀
Excelente post, muito útil para mim, parabens!
Obrigada David. Que bom que foi útil!! 🙂