Continuando os posts sobre o Natal em NYC, depois do Empire State Building e do Madame Tussauds, seguimos da Times Square para o Central Park. Claro que o parque é ENORME, com 340 hectares, e impossível fazer todo num só dia, imagine numa tarde. Mas nosso tempo era curto e havia muuuuita coisa para conhecer em New York, de forma que optamos por passar apenas em alguns pontos do Central Park.

Mapa. Fonte: site do Central Park
Pegamos o metrô na estação da Times Square, linhas N ou R, até estação na 59th St. Caminhamos até o Central Park Zoo, na 5th Ave entre as 63rd e 64th Streets, que tem 3 áreas temáticas (Os Trópicos, A Calota Polar, A Costa Oeste) e cerca de 130 espécies de animais. É conhecido como o Zoológico do filme Madagascar, mas não espere encontrar o Alex, Melman, Morty e Glória. O Zoo conta com pinguins, leopardo, leões marinhos, patos, macacos, entre outros. Cabras, ovelhas, vacas e porcos são encontrados no Tisch Children’s Zoo, onde as crianças podem ter contato com esses animais. Nossa ideia era fazer uma visita rápida ao zoológico, mas optamos por aproveitar mais o Central Park em si antes de escurecer, já que estava anoitecendo muito cedo. O zoo funciona das 10h às 16:30h durante o inverno e até 17h na época de verão (fecha só às 17:30 nos fins de semana e feriados). Crianças pagam ingresso a partir de 3 anos.
Existem cinco Centros de Visitantes no Central Park, onde se pode ter informações sobre o parque ou atividades ou ainda sobre calendário dos eventos. Lá é possível encontrar mapas, guias e até souvenirs. Um desses centros é o Dairy (mid-park na 65th Street, aberto diariamente das 10h às 17h), que é um bom lugar para começar o passeio pelo Central Park.
Outra boa opção para informações é o Belvedere Castle, aquele que aparece no final do filme Smurfs. Fica localizado na altura do Met e do Museu de História Natural, em Mid-Park na 79th Street. Esse castelo de pedra oferece uma bela vista do parque e também da cidade. Funciona diariamente das 10h às 17h, mas estava fechado no feriado de Natal, então não conseguimos conferir a vista de cima da torre.
Caminhando pela East Dr, podemos ver as charretes que fazem os passeio pelo Central Park. Fiquei apaixonada pelos lindos cavalos.
Subimos numa pedra na East Dr que dava para ter uma boa visão do The Pond com a Gapstow Brigde ao fundo e o Wollman Rink um pouco mais atrás.
O The Pond é um dos sete lagos naturais existentes no Central Park. Localizado na extremidade sul do parque, próximo a 5th Ave com a 59th St e na altura do Plaza Hotel.
A Gapstow Brigde lembra a Ponte di San Francesco em San Remo na Itália. Oferece uma boa visão do Wollman Rink.
O Wollman Rink está localizado em Central Park East Side entre a 62nd e 63rd Streets. Funciona a partir de Novembro até Março. Para horários e preços, link.
Saímos da East Dr e seguimos pelo The Mall and Literary Walk, uma alameda entre árvores. A paisagem não estava muito bonita quanto havia visto em fotos, pois as árvores estavam desfolhadas por ser inverno e ao mesmo tempo não estavam todas cobertas do branquinho da neve. O meu sonho era ver o Central Park branquinho, mas ficou para uma próxima oportunidade já que a neve fugiu da gente.
Seguindo o The Mall até o final, chegamos ao Bethesda Fountain, que também aparece em muitos filmes. No centro da fonte, está a estátua Angel of the Waters que segura um lírio da mão esquerda, símbolo de água purificada. Essa fonte foi concebida em comemoração ao Aqueduto Cróton de 1842, responsável por trazer água potável para cidade de Nova York.
Fomos em direção do Conservatory Water, localizado em East Side entre 72th e 75th Street. A paisagem com os prédios atrás é linda. Ali costuma ter competição com barcos em miniatura. Há duas estátuas em volta do Conservatory Water, o de Hans Christian Andersen, onde são realizadas leituras de histórias para as crianças, e a da Alice no País das Maravilhas, onde as crianças brincam de escalar.
Atravessamos o Glade Arch e seguimos em direção ao Belvedere Castle. Como já estava escurecendo, não conseguimos conhecer o lado Oeste do parque e fomos direto para a estação de metrô ao lado do Museu de História Natural na 59th St, linhas N ou R, até 49th St, de onde voltamos para o hotel, pois à noite tínhamos o Show Radio City Music Hall Christmas Spectacular, assunto do próximo post.
O Central Park tem muitas coisas para conhecer e merece mais tempo. Entre os pontos que estavam no nosso roteiro e não chegamos a visitar estão:
Strawberry Fields – no West Side entre 71st e 74th Streets, um tributo de Yoko Ono ao marido John Lennon, com um mosaico no piso com a palavra “Imagine”.
Ladies Pavillion – no West Side entre 75th e 76th Streets
Para mais informações sobre o Central Park, calendários de eventos, mapas, etc, visite o site no link.
(Nos acompanhem também no: Facebook Twitter Instagram) ________________________________________________________________Posts relacionados:
Roteiro – 6 dias em Nova Iorque e 1 dia em Washington
Relatos – Dia 3: Island of Adventure
Relatos – Dia 8: Mickey’s Very Merry Christmas