Resenha – FAZENDO MEU FILME 4, FANI EM BUSCA DO FINAL FELIZ (Paula Pimenta)

Resenha Fazendo meu filme 4 Paula Pimenta

Fazendo meu filme 4

Título: Fazendo meu filme 4 – Fani em busca do final feliz

Autor: Paula Pimenta

Editora: Gutenberg

ISBN: 9788589239394

Categoria: Literatura Nacional/Romance

Ano de lançamento: 2012

Páginas: 608

Esta resenha pode conter SPOILER dos volumes anteriores (para ler as resenha, clique: FAZENDO MEU FILME 1, FAZENDO MEU FILME 2, FAZENDO MEU FILME 3)

Sinopse: O destino pode ser cruel, como sua cartomante disse. O amanhã pode não existir, como escrevem os poetas. O mundo pode até acabar, como os cientistas preveem. Mas nada vai ter força para apagar o meu sentimento. Você pode ir para longe, se esconder, sumir. Mas eu vou continuar te amando. Para sempre.” Depois de uma ríspida separação, Fani e Leo agora têm que seguir caminhos diferentes. Porém, as juras de amor feitas no passado deixaram marcas profundas em seus corações, e, mesmo anos depois, eles ainda sentem as consequências daquele trágico dia. Será preciso mais um encontro, para que eles possam finalmente entender o que houve e libertar um ao outro? Ou será que isso devastaria ainda mais o seu destino? Acompanhe os apaixonantes personagens de Fazendo meu filme no livro final da série best-seller que conquistou milhares de leitores e leitoras em todo o Brasil. Não perca o desfecho dessa emocionante história de amor e prepare-se para torcer muito pela nossa querida Fani, nas cenas finais da sua busca pelo merecido final feliz.

“Claro que eu tinha meus momentos de felicidade. Mas ninguém é feliz o tempo todo. Ser feliz não é um característica estática, como ser louro ou moreno. Eu posso estar feliz agora e no segundo seguinte não estar mais.”

A Paula Pimenta finalizou a história da Fani em altíssimo nível. A série Fazendo meu filme começou como um Juvenil e acabou como um New Adult. E eu sentia como se tivesse acompanhado realmente de perto toda essa evolução das personagens, percebendo seus amadurecimentos e seus crescimentos profissionais. Os conflitos deixaram de ser adolescentes, a vida ganhou outras proporções, fora da proteção de papai e mamãe, com os protagonistas tendo que encarar a vida real com todas as suas dificuldades, que lutar para conquistar seus espaços no mercado de trabalho e realizar seus sonhos.

Diferente dos outros livros, não iniciamos a leitura exatamente do ponto onde o anterior parou. Agora há um salto no tempo de 5 anos. Já encontramos uma outra Fani, mais segura, independente, forte, madura. E ainda assim, sentimos que é a mesma Fani, de forma que a identificação com ela não muda. Não parece ser outra pessoa, mas a mesma apenas crescida. E a autora foi tão feliz na sua passagem do tempo, que não fica qualquer buraco. Ela preenche as lacunas aos poucos, através de feedbacks enquanto Fani vai contando sua vida para a amiga Gabi e relembrando os fatos mais marcantes de sua vida durante esses 5 anos. Vamos sabendo de tudo aos poucos, o que prende ainda mais a leitura. Só achei um tanto estranho o fato da Gabi, como melhor amiga e que manteve contato todos esses anos, não saber de nada que ocorreu com Fani durante esse período. Mas é apenas um detalhe irrelevante.

Profissionalmente, vemos uma Fani bem sucedida, já emocionalmente, vemos uma Fani incompleta, forte por fora, vazia por dentro. Algo faltava em sua vida. Ou melhor, alguém. Apesar desses 5 anos, ela não esqueceu o Leo. Seguiu com sua vida, estudou, se formou, fez pós-graduação em trilha sonora (quem diria, sua forma de manter-se próxima do Leo através da música), e estava participando da final de um festival de cinema em Los Angeles com seu filme. Mas acompanhamos seus sentimentos através das cartas que ela escrevia para Leo todos esses anos, sem nunca ter enviado. Ali fica claro que esses sentimentos não morreram e eram mais fortes que uma paixão adolescente.

A grande diferença do Fazendo meu filme 4 está na narrativa. Os outros foram todos narrados em primeira pessoa pela Fani, agora é intercalado, ou seja, temos uma parte narrada pelo Leo. Isso foi fundamental! Confesso que até esse livro eu não simpatizava totalmente com ele, mas ver as coisas sobre o seu ponto de vista acaba aproximando o leitor. Pude, então, perceber como ele é divertido, simples, íntegro, trabalhador e, principalmente, compreendi suas atitudes com relação ao término do Fazendo meu filme 3. Da mesma forma que Fani arrumou sua forma de permanecer conectada a Leo escrevendo cartas e se aproximando da música, ele continuou gravando CDs para ela e, após se formar em jornalismo, se especializou em cinema, começando um site sobre crítica cultural. Um influenciou a vida do outro mesmo à distância e sem querer.

O livro é enorme, mas nem dá para sentir o  passar das folhas. É divido em 3 partes. A primeira, foca na história da Fani, intercalando capítulos no presente com outros no passado. Isso nos situa nos anos que se passaram e nos traz as outras personagens da série como Natália e Alberto, Priscila e Rodrigo, Gabi, Christian, Ana Elisa, os pais da Fani. Todos continuam muito presentes. A segunda parte já traz a história do Leo nos últimos 5 anos, também misturando passado e presente. A última parte volta a narrativa para Fani e é o presente… até o final feliz. E esse final foi mais que perfeito.

Eu não conhecia a Paula Pimenta romancista, mas cheguei à conclusão de que ela pode escrever qualquer coisa que serei fã. Os livros são muito bem escritos, as personagens verossímeis, as cenas todas bem integradas e uma narrativa com perfeita sucessividade. De forma que seu trabalho atualmente reconhecido nacional e internacionalmente é mais que merecido

“Me lembrei de que você sempre se atrasava, mas que nunca faltou… como falta agora. Como esta cidade está incompleta sem você! Os dias continuam cinza, mas você não os colore mais. As noites continuam longas, e eu não sei se você ainda as preenche com música. Eu continuo sem senso de direção, mas não tenho mais você para errar o caminho comigo. O tempo continua sem esperar, mas eu não tenho mais tanta certeza de que algum dia poderei voltar aqui sem que seja contaminada por sua presença, tão marcante, ainda que invisível.”

 
 
(Nos acompanhem também noFacebook      Twitter      Instagram)
 
____________________________________________________________________________________

Posts relacionados:

Resenha – PERDIDA (Carina Rissi)

Resenha – AZAR O SEU! (Carol Sabar)

Resenha – SIMPLESMENTE ANA (Marina Carvalho)

Outras resenhas

Anúncios
Categorias: Lendo | Tags: , , , , , | 25 Comentários

Navegação de Posts

25 opiniões sobre “Resenha – FAZENDO MEU FILME 4, FANI EM BUSCA DO FINAL FELIZ (Paula Pimenta)

  1. Ana luiza wagner

    Melhor autora melhores livros cada página deixa um gostinho de quero mais,parecem que as historias são reais

  2. não acho o livro para compra em lugar nenhum que tristeza e curiosidade

  3. helena ceolin balzan

    Adorei sua resenha. Muito bem escrita!

  4. alanis alexandra unfried moraes

    Adorei!!! Mas… Na serie minha vida fora de serie ainda não ha o quatro, mas ja li todos os anteriores e amei! As vezes ate confundo a Priscila pela Fani kkk E so vou deixar uma dica para quem não leu minha vida fora de serie: O Rodrigo e a Prisila terminam por causa de um garoto que ela conheceu na Disney, se eu não me engano. Se eu tiver errada me corrigem, por favor! Mas acho que e isso. E não me arrependo de ter lido os livros da Paula Pimenta! Alias eu os AMO!

  5. A Natália que será a protagonista no Minha Vida, Fora de Série?
    Adorei o post e o blog.

  6. Pfvr, eu aceito spoiler. Só leio esse livro se a Fani e o Leo terminarem juntos

  7. maria clara neves

    gostei muito de fazendo meu filme 4. porém achei que a paula poderia ter dividido os capítulos-o primeiros capítulos para antes e os últimos capítulos para depois mas mesmos assim gostei muito do livro,é o meu preferido!!

  8. bruna gabrieli da silva martins

    eu ainda não li fazendo meu filme 4, mas eu gostaria muito de saber o que vai acontecer com o leo e a fani no final desse livro é queria saber se eles vão voltar a namorar.

    • Oi Bruna,
      se eu te contar o que acontece com o final do Leo e da Fani vou estar liberando Spoiler que outras pessoas podem não querer saber, além de que estragaria o final para você. Não acha? Mas posso te aconselhar a continuar a leitura porque a Paula Pimenta é maravilhosa e não deixou a desejar em nada no desfecho da história. Boa leitura! 🙂

    • eu tbm deve ser muito lindo a história de amor dos dois

  9. Rayane Kamilly

    A Fani volta a ficar com o Leo?

  10. evelyn

    é verdade que a natalia ta gravida

    • Evelyn, o Fazendo meu filme conta a história da Fani e não da Natália. O Minha Vida Fora de Série é que traz a Natália como protagonista, mas não li ainda.

      Atualização em 15/06/15 – cometi um equívoco no comentário acima que foi corrido pelas leitoras do blog, e agradeço muito a colaboração. Não é a Natália a protagonista do Minha Vida Fora de Série e sim a Priscila. Peço desculpas pela confusão. 😉

      • Paloma

        Fazendo meu filme conta a história da Fani sim, mas tem um parte em FMF3 que o Alberto(namorado da Natália e irmão da Fani) pensa que a Natália está grávida, mas ela não está.
        E Minha vida fora de série conta a história da Priscila.

        • Sim sim, você está certa, Paloma. Troquei a Natália com a Priscila. Falha minha! O Minha vida fora de série traz a Priscila como protagonista. E realmente não lembrava dessa questão do Alberto achar que a Natália estava grávida. E responde o questionamento da Evelyn. Obrigada!

      • Clara

        Na verdade não, o Minha Vida fora de Serie, conta a história da Priscila, ela é a protagonista!!

        • Sim, Clara. A Paloma já havia me alertado do meu equívoco no comentário acima. Vocês estão certas! A Priscila é a protagonista do Minha Vida Fora de Série. Foi erro meu! 😉 Obrigada.

  11. Laura

    O q aconteceu com a Priscila e o Rodrigo no final de fazendo meu filme 4?

    • Laura, pelo que lembro não há muitas informações sobre a Priscila e o Rodrigo no livro 4. Não tenho certeza. Mas tem a série própria deles, a Minha Vida Fora de Série (não li ainda!). Bjs

  12. Paula R.

    Eu amo, amo, amo, amo, amo, amo, amo, amo, amo, amo, amo (Não sei como explicar os meus sentimentos ao ler os livros, por isso uso a palavra ”amo”), ele e simplesmente DIVA (também não sei explicar com palavras oque ela é )

  13. Adorei!
    Bjs,
    Nat
    naticonde.wordpress.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: