Empire State Building no Natal

Passamos o dia de Natal em Nova York  e, quando estava montando o roteiro, deparei com uma grande dificuldade. O que fazer nesse dia? A maioria das atrações estaria fechada. Pude perceber que dois feriados costumam parar as cidades americanas, o Natal (25 de Dezembro) e o Thanksgiving (4º quinta-feira de Novembro). Depois de muitas pesquisas em cada site e muitas mudanças no roteiro para encaixar o quebra-cabeça da melhor forma possível (montando roteiros de viagem), vi que não teria como ser muito exigente com esse dia, nem ia conseguir agrupar as atrações próximas umas das outras. O jeito foi ficar com o que estaria aberto e aproveitar. Nesse caso, apenas duas opções: o Empire State Building (ESB) e o Museu de Cera Madame Tussauds. O problema: como seriam as únicas atrações funcionando e a cidade estava transbordando de gente, todos os turistas (que tinham se planejado e pesquisado 😉 ) iriam para os mesmos lugares. Pensando nisso, optei por começar pelo Empire State, que abria antes do museu, usando a estratégia de chegar bem cedo e assim não pegar filas. Deu certo!

O horário de funcionamento é das 8h às 2h da madrugada todos os dias da semana, sendo que o último elevador sobe 1:15h.

Empire State Building New York

Sem fila!!!

Nós havíamos comprado o CityPASS, que é um talão com 6 atrações de NY incluídas (observatório no 86 andar do Empire State Building com o tour de audio; Museu de História Natural com entrada ao Rose Center e show do Planetário; MET com entrada também para Cloisters; MOMA; Top of the Rock ou Guggenheim; Estátua da Liberdade e Ilha Ellis ou Cruise Line). Compramos online e imprimi o voucher. Na primeira atração em que for usar o CityPASS (no nosso caso, foi exatamente nesse dia no ESB), deve trocar o voucher pelo talão. A partir do primeiro dia de uso, tem-se 9 dias consecutivos para fazer as demais atrações, em qualquer ordem que desejar. Tem que levar sempre o talão para apresentar na entrada da atração, onde o ingresso será destacado (cuidado para não destacar antes, pois será invalidado). Não compramos para as crianças, pois de todas as atrações oferecidas apenas no Cruise Line eles pagariam ingresso. Tanto que a venda do CityPASS é para crianças entre 6 e 17 anos. Vale a pena? Se tiver a opção de tentar as entradas gratuitas de algumas atrações como o MOMA ou pegar a balsa gratuita que leva para State Island e dá para ver bem a Estátua da Liberdade. Ou ainda levar em consideração que museus como o de História Natural o valor da entrada é apenas sugerido de forma que você pode pagar 1 dólar se quiser, com certeza vai ver na ponta do lápis que não vale a pena. Não vi sequer muita vantagem na questão de furar fila, talvez pela época do ano que estava tudo lotado de qualquer forma. Se fosse hoje, não compraria novamente.

CityPASS New York

City Pass

A entrada para o observatório do Empire State Building está localizado na 5th Avenue entre a 33rd e 34th Streets. Saindo do nosso hotel, o Milford, na área próximo a Times Square, nós pegamos o metrô na 49th St, linhas N ou R, até estação na 34th St Herald Square. Para me orientar no uso do metrô, usei os sites HopStop (link) ou MTA NYCT (link). 

No Metrô de New York

No Metrô

Quando entramos no Hall do Empire State Building, pegamos um primeiro elevador que leva até o segundo andar onde ficam os guichês de venda de ingressos ou troca de voucher, além dos outros elevadores que vão até o observatório. Existe uma revista de segurança semelhante a de aeroporto antes de subir ao observatório do ESB, assim como ocorre em várias atrações nos EUA. Carrinhos de criança são permitidos.

Entrada do Empire State Building New York

Entrada do ESB

Hall de entrada do Empire State Building New York

Hall de entrada do ESB

Empire State Building New York

Saguão de entrada todo revestido em mármore

Quando chegamos ao segundo andar, tem um enorme espaço para fila e só ficava imaginando tudo aquilo preenchido de pessoas. Para nós, foi bem rápido. Trocamos os vouchers do CityPASS e fomos direto para a fila do elevador que também era bem pequena.  É também nesse andar que pegamos os aparelhos do audio tour e achei bem legal. Você vai passando e tem uns números em determinados pontos, assim vai acompanhando com a sequência do áudio e identificando na paisagem à sua frente tudo que está sendo narrado e explicado. Na época, só tinha em inglês e espanhol.

Empire State Building New York

Empire State Building New York

Imagina isso LOTADO!!!!

O Empire State Building foi inaugurado em 1931. O prédio Art Déco já apareceu em filmes como, por exemplo, King Kong. Algumas curiosidades:

  • Os últimos 30 andares recebem uma iluminação especial com cores que variam de acordo com datas e eventos especiais. No link, tem o calendário e o motivo das cores.
  • Foram consumidas 60 mil toneladas de aço na construção do edifício que durou apenas 23 semanas.
  • Possui 6500 janelas.
  • Para revestir todo o ESB, foram usados 10 milhões de tijolos.
  • À princípio, o ESB havia sido projeto para ter 86 andares, mas depois ganhou um mastro de 46m.
  • Os elevadores sobem a uma velocidade de 366m por minuto.
  • O edifício pesa cerca de 365 mil toneladas sustentado por 200 estacas de aço e concreto.

Empire State Building New York

Descendo do elevador no 86 andar, tem primeiro uma área fechada e com vidros. Dá para ver a paisagem daí, mas não como do lado de fora. Na área externa, são apenas grades e o frio e o vento são de congelar. As crianças não aguentaram muito tempo. Foi só o tempo de tirar uma ou outra foto e voltar para área fechada para abrigá-los.

Na área fechada Empire State Building New York

Na área fechada

Na área externa  Empire State Building New York

Na área externa

Empire State Building New York

A vista é linda. Uma visão de 360º de Manhattan, daquela selva de pedra enorme lá embaixo. É uma visita obrigatória em NY pelo menos 1 vez que seja. 

Empire State Building New York

Downtown, Distrito Financeiro, com visão das novas torres do World Trade Center sendo construídas e já dominando o horizonte

Chrysler Building visto do Empire State Building New York

Chrysler Building

Central Park visto do Empire State Building New York

Central Park

Midtown Empire State Building New York

Midtown

Panorâmica Downtown Manhattan

Panorâmica Downtown Manhattan

Panorâmica

Panorâmica Midtown e Uptown Manhattan, rio Hudson e New Jersey do outro lado

O ESB ainda tem outro andar de observação no 102 andar. É cobrado mais uma taxa para subir até esse andar e não está incluído no CityPASS. Nós não sentimos a menor necessidade de ver a paisagem mais do alto, então não fomos. Existe também uma atração no segundo andar do edifício chamada Skyride (link), que é um simulador virtual. Nós não chegamos a conhecer.

Depois de rodarmos tudo, resolvemos descer, passamos na lojinha de souvenirs na saída e qual não foi a nossa surpresa quando vimos que a fila para subir ao observatório já estava MONSTRUOSA!!! Seguimos, então, para o Museu de Cera.

 
 
(Nos acompanhem também noFacebook      Twitter      Instagram)
 
____________________________________________________________________________________

Posts relacionados:

Restaurantes – THE VIEW RESTAURANT (Ceia de Natal)

Uptown Treasures e Harlem Tour nos ônibus de 2 andares

Tour noturno por Manhattan nos ônibus de 2 andares (Lights of Holiday Tour)

City tour pelo Brooklyn nos ônibus de 2 andares

Relatos – Dia 1: Miami e chegada à Orlando

Anúncios
Categorias: EUA, Nova York, Viajando | Tags: , , , , , , , , , | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: