Resenha – ARGO (Antonio Mendez e Matt Baglio)

Resenha ARGO Antonio Mendez

ARGO

Título: ARGO

Autores: Antonio Mendez e Matt Baglio

Editora: Intrínseca

ISBN: 9788580572445

Categoria: Biografia e Memórias

Ano de lançamento: 2012

Páginas: 256

Sinopse: Em 4 de novembro de 1979, os funcionários da embaixada dos Estados Unidos em Teerã são surpreendidos pela invasão de um grupo de militantes, que faz 52 reféns. Em meio à confusão, seis diplomatas conseguem escapar e encontram refúgio na residência do embaixador do Canadá. Mas Tony Mendez, especialista em disfarces da CIA, sabe perfeitamente que é apenas uma questão de tempo até que sejam encontrados. Para retirá-los do país, ele concebe um plano muito arriscado, digno de cinema. Disfarçando-se de produtor de Hollywood e apoiado por um elenco de agentes secretos, falsificadores e especialistas em efeitos especiais, Mendez viaja para Teerã a pretexto de encontrar a locação perfeita para um falso filme de ficção científica chamado Argo. Neste livro, ele revela todos os detalhes da complexa operação que aliou o alto escalão de Hollywood ao mundo da espionagem.

(por João Paulo Guerra)

Quando se pensa em histórias de como os agentes secretos agem, logo se lembra do espião mais famoso, James Bond, sempre arrojado e exuberante, com suas aventuras recheadas de armas secretas, carros esportivos e lindas mulheres. Mas os agentes secretos da vida real são bem diferentes dos espiões criados por Hollywood, são pessoas que passam despercebidas na multidão, com simplicidade e discrição. Os verdadeiros agentes secretos da CIA são compostos por peritos em grafologia, psicologia, parapsicologia, medicina forense, dentre outras especialidades esotéricas, empregando os princípios de mágica e diversionismo. Verdadeiros mestres da arte de enganar, capazes de criar perfeitos disfarces ou falsificar qualquer passaporte ou dinheiro de qualquer outro país.

Em Argo, o ex-agente da CIA, Tony Mendez, após quase 30 anos passados em silêncio, conta como foi o planejamento e a execução de uma das missões secretas mais mirabolantes e arriscadas da história dos EUA. Os relatos vão muito além de uma operação de exfiltração de nacionais em um país hostil, sendo essa uma das tarefas mais perigosas no ramo da espionagem. Tony Mendez apresenta todo o profissionalismo do setor de disfarces da CIA e esclarece as raízes dos laços de comprometimento entre os EUA e Canadá. São contados detalhes do papel do governo canadense e o envolvimento significativo de Hollywood e da CIA.

É um livro imperdível para quem gosta de suspense, histórias da CIA e de suas técnicas operacionais secretas, além de ser o enredo que deu origem ao filme de mesmo nome, dirigido e encenado por Ben Affleck, vencedor de três prêmios Oscar no ano de 2012, incluindo o de melhor filme. Mas claro que o livro é bem mais completo e detalhista.

“A importância de ter uma boa história acompanhada da documentação pode ser às vezes a diferença entre a vida e a morte”

 
(Nos acompanhem também noFacebook      Twitter      Instagram)
 
____________________________________________________________
Posts relacionados:

Resenha – NÃO HÁ DIA FÁCIL (Mark Owen)

Resenha – INFERNO (Dan Brown)

Resenha – NÃO CONTE A NINGUÉM (Harlan Coben)

Resenha – CONFIE EM MIM (Harlan Coben)

Outras resenhas

Anúncios
Categorias: Lendo | Tags: , , , , , | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: