Resenha – CONFISSÃO (Paula Pimenta)

Resenha Confissão Paula Pimenta

Confissão – Paula Pimenta

Título: Confissão

Autor: Paula Pimenta

Editora: Gutenberg

ISBN: 9780858282350577

Categoria: Literatura Nacional/Poemas

Ano de lançamento: 2013

Páginas: 77

 

Sinopse: O livro de poemas Confissão marcou a estreia de Paula Pimenta como escritora. Lançado em 2001, ele agora recebe uma nova edição pela editora Gutenberg, ampliada e revisada.

 

“Não sem antes levar o meu olhar

Capturado pelo seu

Foi embora, me esqueceu

E eu fiquei só, no lugar

 

Imaginando o que falar

Enfrentando dias chatos

Ensaiando os meus atos

Desejando te desvendar

 

Mas você tinha que faltar

Deixar minha vida tão suspensa

Sem saber onde procurar

 

Tudo o que resta é sonhar

E a angustia, insistente e imensa,

Convencida a te esperar”

(Sonetinho à semana vazia – Paula Pimenta)

Impossível não se emocionar com as palavras de Paula Pimenta. Com simplicidade, ela coloca cada palavra cuidadosamente no seu lugar, nos proporcionando poemas doces e cativantes.

Paula dedica o livro a todos aqueles que a fizeram amar e sofrer, mesmo sem saber, em algum tempo de sua vida e que serviram de inspiração para escrever seus poemas com todos seus sentimentos. Ela explica que esse livro foi lançado pela primeira vez em 2001, antes de imaginar que iria um dia se tornar escritora. Foi uma tiragem pequena, resultado de um “pai-trocínio” e que logo se esgotou. Relata que, ainda adolescente, escrevia os poemas nas últimas páginas de seu caderno ainda no colégio, já usando as palavras para escoar o que sentia. Depois dos poemas, vieram as crônicas e, por fim, os romances, como o sucesso Fazendo meu filme, série de livros que a tornou uma escritora de reconhecida em todo país.

O livro traz também uma seleção de poemas que foram escritos especialmente para o personagem Rodrigo do seu romance Minha vida fora de série.

À medida que ia lendo o livro, dava para identificar, inclusive, o amadurecimento da autora durante o passar dos anos. Percebe-se alguns poeminhas bem bobinhos, típica coisa de menina em estado de paixonite aguda, e outros já carregados de sentimentos e significado. Mostram sua evolução como pessoa, mulher e como escritora. Mesmo quem não goste de ler poesia, vai se encantar com cada palavra. Não é nada daqueles poemas em que se precisa fazer um enorme exercício mental para interpretar. São singelos, fáceis e doces. Eu gostei mais de alguns como, por exemplo, “Inversamente Proporcionais”, ou mesmo “Terças-feiras”, que tem as continuações “Terças-feiras parte 2″ e “Terças-feiras parte 3″, e que me deixaram super curiosa para saber mais, querendo a parte 4, parte 5, parte 6…

Não posso deixar de comentar a parte física desse livro. É perfeito! A capa é linda, delicada, charmosa. Só por ela já dá para se apaixonar. E o trabalho gráfico do interior é perfeito, cheio de ilustrações de acordo com cada poema, dando um toque de pura beleza. O livro é impresso em papel couché fosco, dando uma textura diferente à folha e até um cheirinho diferente ao livro (me peguei várias vezes cheirando o livro. Tudo bem que faço isso com todos, mas esse superou!).

É um livro super rápido de ler e muito fácil de encantar. Como minha mãe disse: “A Paula mostra que não é preciso ser nenhum Carlos Drummond de Andrade para escrever”. E escrever maravilhosamente bem, diga-se de passagem. E por isso ela anda inspirando e emocionando tantos jovens país afora. Enfim, foi um ótimo livro para conhecer um pouco mais sobre a autora Paula Pimenta e seu talento.

 
(Nos acompanhem também noFacebook      Twitter      Instagram)
 
__________________________________________________________________

Posts relacionados:

Resenha – APAIXONADA POR PALAVRAS (Paula Pimenta)

Resenha – SIMPLESMENTE ANA (Marina Carvalho)

Resenha – PERDIDA (Carina Rissi)

Resenha – AZAR O SEU! (Carol Sabar)

Outras resenhas

Anúncios
Categorias: Lendo | Tags: , , , , | 3 Comentários

Navegação de Posts

3 opiniões sobre “Resenha – CONFISSÃO (Paula Pimenta)

  1. barbara santos de oliveira

    gostei

  2. Adorei!
    Bjs,
    Nat
    naticonde.wordpress.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: