Resenha – CANTE PARA EU DORMIR (Angela Morrison)

Resenha Cante para eu dormir Angela Morrison

Cante para eu dormir – Angela Morrison

Título: Cante para eu dormir

Título original: Sing me to sleep

Autor: Angela Morrison

Editora: Pandorga

ISBN: 9788561784133

Categoria: Literatura Estrangeira/Romance/Sick-lit

Ano de lançamento: 2011

Páginas: 351

Sinopse: Cante para eu dormir revelará a dura realidade da vida, a energia firme da amizade e mostrará que o verdadeiro amor transcende tudo. O livro conta a história de Beth, uma garota que sofre bullying e passa toda sua infância sendo rejeitada por sua aparência. As únicas pessoas a aceitá-la são sua mãe e seu melhor amigo, Scott. Mas tudo isso fica para trás quando ela é convidada para ser a vocalista do coral da escola e recebe a transformação que lhe dará a oportunidade de conhecer um amor que vai além de tudo, até mesmo da própria vida. Derek é tão lindo, tão doce, tão fantástico que Beth acha que não merece, mas quer experimentar, mesmo estando a milhas de distância. Porém, existem segredos não revelados entre eles. A história reúne as mais profundas emoções humanas: decepções, tristezas, alegrias, amores e paixão, muita paixão, que ficará gravada em cada coração por muito tempo, mesmo depois do término da leitura.

“Ele parece um anjo, canta como um anjo. Encontrou meu coração em pedaços e o seduziu com um ritmo novo. Um ritmo tão doce, tão cativante, tão tentador, que não me canso de querer mais.”

Cante para eu dormir é um livro lindo e que toca o coração. Fiquei encantada com a forma diferente de a autora nos trazer sua história, mesclando a narrativa de romance com trechos de poemas, que são as letras das músicas escritas pela protagonista. São letras tão doces e singelas, simples e profundas. Palavras bem colocadas que transmitem os sentimentos dos personagens e comovem profundamente. No início, achei que não iria gostar do livro, pois pareceu meio parado e monótono, com muita descrição de cada ação da Beth, mas depois fui sendo envolvida pela trama, intrigada com o que Derek escondia e já ciente de que esse seria mais um livro que me faria derramar muitas e muitas lágrimas.

O livro é narrado em primeira pessoa pela Beth, uma jovem menina que sofreu durante toda sua vida com bullying na escola e até de familiares, já que seu próprio pai a rejeitou logo que ela nasceu, sendo a primeira coisa que disse quando a viu: “como é feia!”. Por aí é possível perceber a complexidade dessa personagem e os sentimentos que a envolvem. Uma menina considerada feia, cheia de espinhas no rosto, alta demais, estranha… a fera! De tanto ouvir tudo isso, ela mesma já acreditava e não se considerava digna de amor. Apenas sua mãe e seu amigo de infância Scott eram próximos de Beth e a amavam como ela era. Mas Beth era muito mais que o seu exterior, mostrando como não devemos basear as pessoas pela sua imagem. Ela tinha um dom, era uma artista, uma compositora incrível e uma cantora de voz doce e única, capaz de encantar a todos com sua interpretação. E é aí que sua vida começa a mudar. E a nossa também. Quando é escolhida como solista de uma competição, seu grupo a faz passar por uma transformação para deixá-la mais “apresentável”. Por fora, ela é outra, mas por dentro se sente como a mesma fera de sempre. Falta autoestima e confiança, mas sobra talento e determinação.

Derek é um jovem cantor do coro Jovens de Amabile do Canadá e escuta a voz da Beth no site do coro Cantoras da Juventude do qual Beth faz parte. Ele se apaixona por ela sem a conhecer, apenas pelo que sua voz o faz sentir e em como ela canta para ele dormir. Somos cativados pelo envolvimento deles, mas, aos poucos, percebemos que um vai significar para o outro muito mais do que uma simples paixão adolescente. Ela, a força que ele precisa naquele momento. Ele, o amor que ela precisava conhecer na vida. Ela se entrega a esse amor, passando da menina sem autoestima para a jovem forte capaz de transpor obstáculos dolorosos que a vida colocou no seu caminho, determinada a ter o amor da sua vida. Ele a ensina muito mais que o amor ao outro, mas o amor próprio, amar a si mesma. Ela precisava saber quem era, que merecia ser feliz, que era digna de amor, que deveria se amar primeiro para só então poder se abrir para o amor verdadeiro. Essa é a maior lição dessa linda história.

A escrita da autora não foi das minhas preferidas, não a achei muito fluida, sendo, muitas vezes, maçante. Mas a trama prende. A ânsia por saber mais sobre Derek e o que ele esconde faz devorar as páginas desesperadamente. O carinho e a atenção do doce e gentil Scott fazem o coração ficar dividido com um amor incondicional. A dor de Beth faz compreender seu medo pela perda que a leva a estágios diferentes durante o livro, mostrando seu crescimento, sua superação e seu autoconhecimento. O final… é exatamente como tinha que ser para finalizar essa história (e se quiser entrar ainda mais no momento tão intenso do fim do livro, escute a canção da Beth no link do vídeo abaixo e se entregue às lágrimas). E depois que acaba a história, ainda tem um trecho com as palavras da autora sobre o livro, inclusive com algumas fotos, e que traz uma surpresa, tornando a trama ainda mais emocionante. Eu preferia ter sabido disso antes, ao começar o livro, pois acho que me envolveria com a história de uma forma ainda mais intensa, mas, como nem todos podem pensar assim, não vou comentar e deixar para cada um ler por sua conta.

Com personagens complexos e muito bem construídos, Angela Morrison nos transporta para a pele de Beth, nos fazendo senti-la, nos identificando com seus sentimentos, suas dores, suas inseguranças e sua beleza, seja ela interna ou externa. Cante para eu dormir é um livro para ler, pensar, ouvir e sentir.

(Nos acompanhem também noFacebook      Twitter      Instagram)
 
___________________________________________________________________

Posts relacionados:

Resenha – A CULPA É DAS ESTRELAS (John Green)

Resenha – COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ (Jojo Moyes)

Resenha – ENTRE O AGORA E O NUNCA (J. A. Redmerski)

Outras resenhas

Anúncios
Categorias: Lendo | Tags: , , , , | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: