Resenha – NÃO HÁ DIA FÁCIL (Mark Owen)

Resenha Não há dia fácil Mark Owen

Não há dia fácil – Mark Owen

Título: Não há dia fácil

Título Original: No easy day

Autor: Mark Owen

Editora: Paralela

ISBN: 9788565530149

Categoria: Literatura Estrangeira/ Biografia

Ano de Lançamento: 2012

Páginas: 257

Sinopse: Não há dia fácil é um retrato da vida nas equipes do Seal e o único relato interno sobre a Operação Lança de Netuno, realizada em 1o. de maio de 2011, que resultou na morte do terrorista Osama bin Laden. Desde a pane no helicóptero Black Hawk – que quase fez com que a missão fosse abortada – até o comunicado pelo rádio via satélite confirmando que o alvo estava morto, a operação dos vinte e quatro homens na propriedade secreta de Bin Laden é recontada em mínimos detalhes. Das ruas de Badgá ao resgate do capitão Richard Phillips no oceano Índico; das montanhas ao leste de Cabul ao terceiro andar do esconderijo de Osama bin Laden em Abbottabad, no Paquistão. Não há dia fácil coloca o leitor dentro de uma das mais surpreendentes tropas de elite do mundo. Mark Owen, ex-membro do Grupo para o Desenvolvimento de Operações Especiais da Marinha dos Estados Unidos, mais conhecido como Equipe Seis do Seal, foi líder de uma das mais memoráveis operações especiais da história recente, assim como de inúmeras outras missões que nunca chegaram às manchetes. Não há dia fácil põe o leitor além das linhas inimigas. Não perca. Fonte: Paralela.

(Por João Paulo Guerra)

Este livro é uma leitura recomendada não só para militares, mas para todos aqueles que quiserem entender como foi e quem são os homens que executaram a missão mais sensível do século XXI, vista pelos olhos de quem esteve no local e não pelos olhos dos políticos ou de pessoas com outras ideologias. Além disso, pode servir como um desfecho para aquelas cenas que todos nós assistimos estáticos em frente a TV na manhã de 11 de setembro de 2001. É o ponto final à caçada ao maior terrorista do mundo.

Trata-se de um relato feito em primeira pessoa por um dos ex-integrantes do comando militar que executou a operação. Não Há Dia Fácil já lidera a lista dos títulos mais lidos nos últimos dois anos.

O motivo do sucesso desse livro é simples: Owen oferece um relato inteiramente distinto da versão oficial, e bem-comportada, para a morte de Osama bin Laden. No relato divulgado pela Casa Branca na época, os militares se aproximavam do quarto do terrorista e foram recebidos a tiros. Deu-se um tiroteio e Bin Laden acabou morto com dois tiros: um no peito e outro acima do olho esquerdo. A verdade é que o homem que dava ordens para seus seguidores morrerem por sua causa explodindo o próprio corpo, morreu sem sequer reagir, sem lutar.

Mas o livro vai muito além dos relatos da morte de Bin Laden, é uma biografia de um grupo de homens extraordinários que compõem o Team Six do Seals (Grupo para Desenvolvimento de Operações Especiais, DEVGRU, do Seals). Apresenta-os não como super-heróis, mas como homens avessos ao fracasso e motivados pela ânsia de serem os melhores.

Todos os fatos narrados baseiam-se nas próprias memórias de Owen. Em certas passagens do livro, ele também revela a aversão dos membros da unidade de elite à publicidade. Ironicamente, ninguém fez mais do que Mark Owen para colocá-los todos sob os holofotes.

Este livro é um retrato fiel da vida nas equipes do Seal e da fraternidade que existe entre eles. Por fim, relata os verdadeiros acontecimentos e dá crédito, por trás do que se perdeu com a cobertura jornalística, aos que cumpriram a missão de eliminar o maior terrorista de todos os tempos.

“Boa noite. Hoje posso informar ao povo americano e ao mundo que os Estados Unidos conduziram uma operação que matou Osama bin Laden, líder da Al-Qaeda e terrorista responsável pelo assassinato de milhares de homens, mulheres e crianças inocentes”. Barack Obama, na noite da Operação.

 
(Nos acompanhem também noFacebook      Twitter      Instagram)
 
Anúncios
Categorias: Lendo | Tags: , , , , | 1 Comentário

Navegação de Posts

Uma opinião sobre “Resenha – NÃO HÁ DIA FÁCIL (Mark Owen)

  1. Sandra Mezzi

    falta um link para a gente ler… aqui vai galera! http://portugues.free-ebooks.net/ebook/Nao-ha-dia-facil

    boas leituras!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: