Resenha – O RETORNO E TERNO (Rubem Alves)

Resenha O Retorno e o Terno Rubem Alves

Rubem Alves

Título: O retorno e terno

Autor: Rubem Alves

Editora: Papirus

ISBN: 9788530809096

Categoria: Literatura Nacional/Crônicas

Ano de lançamento: 29º Ed/2011

Páginas: 173

Sinopse: Este é um livro de crônicas do autor Rubem Alves. Ele nos diz que as ideias para escrever suas crônicas vêm sempre como experiências de alegria, mesmo que o assunto seja triste. Nos momentos mais inesperados, ele tem a visão como uma imagem e o que tenta fazer é simplesmente pintar com palavras a cena que se configurou na sua imaginação. Como psicanalista, ao escutar seus pacientes, se permite andar nas paisagens de sua alma. Já quando escreve uma crônica, oferece ele mesmo as paisagens de sua própria alma aos olhos dos seus leitores. Em sábias palavras, descreve o escritor como alguém que ilumina com seus olhos aquilo que todos vêem sem se dar conta, possibilitando a percepção de que um mundo já conhecido seja então de novo conhecido como nunca o foi.

Adorei este livro e as suas crônicas. Foi uma das leituras mais lentas que já fiz, mas não porque não gostei. Pelo contrário, eu saboreei em doses homeopáticas. Esse é um livro para ir lendo aos poucos, buscando a reflexão em cada palavra tão bem colocada, pintada como um quadro diante dos nossos olhos.

Diferente de outros livros de crônicas que já li, esse tem um toque poético e filosófico, guiado mais pelo sentimento do que pela razão, usando e abusando de analogias. A forma de o autor nos trazer as situações do dia a dia é baseada na emoção com que vê as coisas que o cercam. Relata as situações do cotidiano, mas de uma forma que você nunca imaginou enxergar. Traz o leitor para um estado de contemplação onde fica se perguntando como nunca tinha visto determinada situação com esse olhar antes. Abre um novo horizonte na mente, e faz refletir sobre muitos aspectos.

Sua escrita é culta, mas nem por isso complicada ou de difícil compreensão. A leitura é gostosa, mas os elementos da Língua Portuguesa são perfeitamente colocados nos levando a textos bem elaborados literalmente. Ele consegue captar a essência dos sentimentos, da visão do mundo que nos cerca, e traduzir em palavras perfeitamente escritas. É uma delícia ler algo com tal primor.

Porém, esse é um livro para ler com calma, em momentos de tranquilidade, pois nos remete a muitos pensamentos. Seu toque de filosofia de vida é palpável, nada abstrato ou complexo, mas que precisa de concentração para absorver toda a essência. Não gosto de viagens filosóficas que não consigo entender nada do que a pessoa quis dizer, mas isso não é o que ocorre nesse livro. Eu lia, no máximo, 2 crônicas em um dia e tinha conteúdo para refletir por outros vários. É um exercício para a mente com palavras que alimentam a alma e o coração sobre temas que envolvem o amor, o casamento, a sabedoria, a alegria, a vida.

As crônicas que mais gostei foram “…Até que a morte…”, de uma sagacidade impressionante com um toque cômico, mas repleto de muita audácia e criatividade; e “Cartas de Amor”, que conseguiu transcrever exatamente o que significa para mim uma carta de amor diante das tantas que escrevi na minha vida de namoro à distância, de forma que pude me identificar plenamente com suas palavras e fiquei impressionada como alguém conseguiu tão perfeitamente captar esse sentimento de quem escreve cartas.

Leitura recomendada não apenas para entretenimento, mas para reflexão.

 
(Nos acompanhem também noFacebook      Twitter      Instagram)
 

_________________________________________________________________

Posts relacionados:

Resenha – APAIXONADA POR PALAVRAS (Paula Pimenta)

Resenha – PROCURA-SE UM MARIDO (Carina Rissi)

Resenha – JOGOS VORAZES (Suzanne Collins)

Resenha – COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ (Jojo Moyes)

Outras resenhas

Anúncios
Categorias: Lendo | Tags: , , , , , | 4 Comentários

Navegação de Posts

4 opiniões sobre “Resenha – O RETORNO E TERNO (Rubem Alves)

  1. Simone Vaz

    A cronica Tenis x Frescobol esta neste livro de crônicas? Caso tenha o livro poderia me indicar a página. Gostaria de tirar uma dúvida acerca de autoria do texto com uma pessoa.

  2. melany

    o livro e um espetaculo
    digno do autor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: