Resenha – O AMOR ESTÁ NO QUARTO AO LADO (Li Mendi)

Li Mendi

Li Mendi

Título nacional: O amor está no quarto ao lado

Autor: Li Mendi

Editora: Outras Letras

ISBN: 9788588642379

Categoria: Literatura Brasileira/Romance

Ano de lançamento: 2011

Páginas: 192

Sinopse: O livro conta a história de uma garota que perdeu o padrasto num acidente de trabalho e vai morar com um tutor. Eles se apaixonam e passam por situações de doença, ciúmes, sequestro, casamento, etc. O livro foi originalmente escrito na internet (blog). Já teve mais de 12 mil visitas e 1.100 downloads. Fonte: Saraiva

“ – O mais difícil é se soltar da pessoa que gostamos. Ela vai embora com seu corpo, mas a alma está acorrentada a nós.” (Ruan)

Coloquei as referências do livro impresso, mas li o e-book e parece que as versões são diferentes.

Sabe aquele livro que você pega para ler num dia de domingo de pura preguiça e simplesmente devora sem nem perceber? O Amor está no quarto ao lado é um desses. Uma leitura tão simples e rápida. Eu comecei a ler meio sem expectativas, mas acabei sendo envolvida pela história. Minha curiosidade inicial foi devido à ambientação do romance, o meio militar. Nunca havia lido nada com essa temática e pude me reconhecer em muitos momentos e situações do enredo.

O livro é narrado em primeira pessoa, intercalando as perspectivas dos protagonistas Ruan e Jenifer. Isso dá uma dinâmica legal e faz com que o leitor interaja com ambos os personagens. Ruan é capitão do exército, não é casado e tem o trabalho como centro de sua vida. Até que conhece Jenifer, filha de um sargento que trabalha no mesmo quartel que ele e morre num acidente de trabalho. Pouco antes de morrer, ele faz Ruan prometer que irá cuidar de sua enteada. E é assim que as vidas dos protagonistas se cruzam. Jeni é uma menina de dezessete anos que foi abandonada pela mãe e morava com o padrasto. Ela me deixou um pouco confusa porque, em alguns momentos, me parecia muito adolescente e até infantil, mais nova do que realmente era. Outras vezes, já vinha com falas de uma mulher madura para a idade. Mas aos poucos percebi que foi exatamente isso que encantou e chamou a atenção do Ruan, um homem mais velho e vivido. Outros personagens aparecem, mas são totalmente secundários.

No decorrer da história, muitas coisas acontecem e várias reviravoltas nos surpreendem. Não é um livro muito narrado. Contém muitos diálogos que são pouco complexos. A autora usa uma linguagem do cotidiano, muitas vezes até coloquial, retratando as gírias dos adolescentes, além das gírias militares, ou mesmo as escritas comuns do meio cibernético. Isso pode parecer estranho para alguns, mas achei uma boa forma de aproximar o leitor da realidade. Confesso que estranhei alguns momentos em que ela coloca a palavra “leitores” na narrativa como se estivesse falando com o leitor, porque pareceu meio forçado. E senti falta de mais partes descritivas e menos diálogos, mas isso é um gosto pessoal. Às vezes, as coisas passavam rápido demais e  sentia falta de entrar mais na vida e na mente dos personagens.

É um bom livro para distração e entretenimento, com um romance cativante, uma pitada de comédia, drama e ação, e algumas outras surpresas.

“Confiança é um dos valores que mais está perdido no mundo. Exatamente por isso tanto se fala sobre ela. É o tênis de confiança, o carro de confiança… Tudo leva o valor agregado ‘confiança’ pelas campanhas publicitárias. Isso é um reflexo da própria desconfiança da sociedade.”

“As pessoas esperam achar alegria nas coisas, nas conquistas materiais ou no status social, quando, na verdade, a alegria está em nós e em quem amamos, é algo da ordem da alma.”

 
 (Nos acompanhem também noFacebook      Twitter      Instagram)
 

_________________________________________________________________

Posts relacionados:

Resenha – DOIDAS E SANTAS (Martha Medeiros)

Resenha – SIMPLESMENTE ANA (Marina Carvalho)

Resenha – PERDIDA (Carina Rissi)

Resenha – APAIXONADA POR PALAVRAS (Paula Pimenta)

Resenha – INFERNO (Dan Brown)

Anúncios
Categorias: Lendo | Tags: , , , , | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: