Título: Apaixonada por palavras
Autor: Paula Pimenta
Editora: Gutenberg
ISBN: 9788565383752
Categoria: Literatura Nacional/Crônicas
Ano de lançamento: 2012
Páginas: 160
Sinopse: Este é um livro de crônicas da autora Paula Pimenta. Reúne 55 crônicas escritas entre 2000 e 2009 onde a autora nos faz mergulhar na sua intimidade, trazendo à tona seus sentimentos, suas experiências de vida e sua forma de ver o mundo.
“É indescritível a sensação de ler um texto e me identificar totalmente com as palavras do escritor. É como se ele tivesse roubado a ideia que eu ainda não havia tido, mas que já existia dentro de mim.”
Esse foi um dos livros de crônicas que mais gostei. Devorei-o rapidinho porque era emprestado da minha mãe, mas depois comprei um e fui relendo com calma. Talvez meu sentimento pelo livro tenha sido pela identificação que senti com a autora. Eu podia me ver escrevendo aquelas palavras de tão parecidas que eram com a minha forma de pensar. Era como se tivessem sido escritas por mim ou diretamente para mim.
Além disso, nesse livro, Paula Pimenta não apenas retrata o mundo a sua volta, mas sim o seu próprio mundo. Ela abre-se para os seus leitores, expõe-se com toda sua capacidade de colocar a palavra certa no lugar certo. Somos convidados a fazer parte da vida da autora, entrar na sua mente, saber suas reflexões, sentir seus sentimentos, ver o mundo através dos seus olhos e viver sua vida. Isso aproxima o leitor, tornando a relação íntima, mesmo que seja apenas com seu livro.
Ela sempre extrai de algum acontecimento de sua própria vida o início de suas reflexões que compõem cada crônica. Sua escrita é simples, fluida e eloquente. Ela consegue nos passar suas palavras da forma clara e compreensível. As crônicas são marcadas pelas datas em que foram escritas, o que torna visível o amadurecimento da autora tanto como pessoa quanto como escritora. Inclusive, nas primeiras crônicas, não cheguei a me identificar tanto e pensei que era, exatamente, por ela ser uma escritora mais voltada ao público infanto-juvenil. Entretanto, à medida que os anos de seus textos vão passando, fui percebendo as mudanças na própria pessoa da autora, tornando-me mais próxima dela.
Os temas retratados são os mais abrangentes, seja um acontecimento do seu dia que a levou a pensar em como se vivia sem energia elétrica, seja o seu sofrimento pela perda de seu bichinho de estimação, seja a situação inusitada de uma tímida autora que tenta tirar uma menina do seu assento no avião. Desta forma, é possível rir, chorar, amar e se emocionar com as palavras da autora. Minhas crônicas preferidas foram “Apaixonada por palavras” e “Para o amor entrar“.
A parte física do livro também é encantadora. A capa é um charme e atrai a atenção no primeiro contato. A parte interna é ainda melhor, com folhas em tonalidade de rosa, trechos destacados em cor diferente e uma fonte elaborada, representando a letra cursiva. Enfim, sai totalmente do senso comum dos livros e torna a leitura ainda mais gostosa.
A autora tem ganhado destaque entre as escritoras brasileiras em ascensão voltada ao público juvenil. Depois de ler seu livro de crônicas, despertou-me a curiosidade de entrar no seu universo dos romances como nos livros das séries “Fazendo meu filme” e “Minha vida fora de série”.
Para aqueles que gostam de crônicas, apreciem esse livro. Para os que não possuem o costume de ler crônicas, Apaixonada por palavras é o começo ideal.
” Assim como o antigo amor trouxe para perto as tais lágrimas do mundo, um novo pode enviá-las para bem longe… Talvez seja assim com os sorrisos também. Um número determinado, que fica circulando pelo mundo, procurando um coração livre para entrar…”
(Nos acompanhem também no: Facebook Twitter Instagram)_________________________________________________________________
Posts relacionados:
Resenha – DOIDAS E SANTAS (Martha Medeiros)
Resenha – PROCURA-SE UM MARIDO (Carina Rissi)
Resenha – O RETORNO E TERNO (Rubem Alves)
Resenha – COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ (Jojo Moyes)
Outras resenhas
Pingback: Universo Feminino
Eu nunca tinha lido um livro de crônicas antes desse. É perfeito!
Bjs,
Nat
naticonde.worpress.com
Também adorei! Bj