Resenha – UM PORTO SEGURO (Nicholas Sparks)

Resenha livro Um Porto Seguro Nicholas Sparks

Um Porto Seguro

Título nacional: Um porto seguro

Título original: Safe Haven

Autor: Nicholas Sparks

Editora: Novo Conceito

ISBN: 9788581630045

Categoria: Literatura Estrangeira/Romance

Ano de lançamento: 2012

Páginas: 384

Sinopse: Quando uma mulher misteriosa chamada Katie aparece repentinamente na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, questionamentos são levantados sobre seu passado. Linda, mas discreta, Katie parece evitar laços pessoais formais, até uma série de eventos levá-la a dois relacionamentos relutantes: um com Alex, o viúvo com um coração maravilhoso e dois filhos pequenos; o outro com sua vizinha muito franca, Jo. Apesar de ser reservada, Katie começa a baixar a guarda lentamente, criando raízes nessa comunidade solícita e tornando-se próxima demais de Alex e de sua família. No entanto, quando Katie começa a se apaixonar, ela se depara com o segredo obscuro que ainda a assombra e a amedronta: o passado que a deixou apavorada e a fez cruzar o país para chegar no paraíso de Southport. Com o apoio simpático e insistente de Jo, Katie percebe que deve escolher entre uma vida de segurança temporária e outra com recompensas mais arriscadas… e que, no momento mais sombrio, o amor é seu único refúgio. Fonte: Saraiva

“É assim que a vida funciona. Na maior parte do tempo nada é fácil. Temos simplesmente que tentar fazer o melhor que pudermos. ”

Um porto seguro é mais um livro do famoso escritor Nicholas Sparks, que já teve várias adaptações de seus romances para as telas do cinema como Diários de uma paixão, Um amor para recordar, Noites de tormentas, além do próprio Um Porto Seguro. Neste livro, o autor traz a história de Katie/Erin, atormentada por um passado secreto, que se muda para uma pequena cidade chamada Southport, no estado da Carolina do Norte. Lá ela conhece Alex, pai de dois filhos e que guarda sua própria história sofrida de vida.

Os personagens são muito carismáticos, sendo impossível não se cativar por suas histórias e torcer pelo envolvimento deles. Alex faz o estilo super pai e marido dos sonhos. É um homem bom, honesto, trabalhador. Já Katie é descrita como bonita, carinhosa, dedicada e esconde um segredo sobre sua vida. O mistério em torno do passado dela gera curiosidade, embora seja previsível e só dure alguns capítulos antes de ser revelado ao leitor. Porém, a forma que o autor encontrou de trazer os detalhes da história de Katie torna a leitura mais dinâmica e interessante. Somos apresentados a Kevin e a sua participação na história é essencial para agitar o enredo e tirar a trama do marasmo. A filha de Alex, Kristen, é uma graça e encanta com seu jeitinho de menina. Já Josh é meio ofuscado pela irmã. Fora que as falas dele não condizem com as de uma criança daquela idade, dificultando a conexão com o personagem. Jo é a vizinha e melhor amiga de Katie na nova cidade.

A narrativa é em terceira pessoa, sendo intercalada quanto à perspectiva de Katie, Alex e Kevin. Os diálogos são bem elaborados e realistas. É fácil se colocar dentro da história e se envolver com a trama. A escrita de Nicholas Sparks é simples, fluida e cativante. Um Porto Seguro é um livro leve, gostoso de ler, com um romance suave, personagens complexos e palpáveis, acrescentado de um toque de suspense e sobrenatural. O autor traz ação ao final da trama, que deixa a história frenética e instigante. E, para complementar, ainda surpreende com um final que confesso ter me pego desprevenida, pois não cheguei a suspeitar em nenhum momento. Ele foi sagaz e sutil. Ao mesmo tempo, diferente de alguns outros livros do autor, o final agradou à minha expectativa.

A forma que o autor narra a confusão mental de Kevin e sua condição psicológica é muito interessante. Nós conseguimos enxergar o mundo pelos olhos do personagem, entender seus pensamentos distorcidos e contraditórios. É possível compreender um pouco como ocorre o processo da doença mental dessas pessoas. A temática é complexa e, infelizmente, mais comum na vida real do que deveria. Como os finais dos livros de Nicholas Sparks são imprevisíveis e nem sempre me agradam, fiquei tensa nas últimas 100 páginas sem saber que fim ele daria aos protagonistas. É um livro que faz o leitor vivenciar diferentes emoções e traz um outro lado do autor, com seu estilo ainda dramático, mas que ele soube dosar e mesclar com suspense, romance, ação e mistério, sem tanto daquele exagero sentimentalista que é sua característica. É um livro fácil e rápido de ler que consegue entreter de uma forma geral.

“Eu realmente acredito que, embora o amor possa ferir, ele também seja capaz de curar. ”

“Todo casal precisa de algumas discussões de vez em quando. Apenas para provar que o relacionamento é forte o bastante para sobreviver a elas. ”

 
(Nos acompanhem também noFacebook      Twitter      Instagram)
 
Outras Resenhas aqui.
Anúncios
Categorias: Lendo | Tags: , , , , | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: