Título: Profundamente Sua
Título Original: Reflected in you
Autor: Sylvia Day
Editora: Paralela
ISBN: 9788565530194
Categoria: Literatura Estrangeira/ Romance Erótico
Ano de Lançamento: 2012
Páginas: 252
Essa resenha pode conter SPOILERS do volume anterior (para ler a resenha, clique TODA SUA)
Sinopse: Gideon Cross. Ele é tão bonito e perfeito do lado de fora quanto é danificado e atormentado no interior. Ele era uma chama brilhante e ardente que me chamuscou com o mais escuro dos prazeres. Eu não poderia ficar longe. Eu não queria. Ele era o meu vício… meu desejo… todo meu. Meu passado foi tão violento quanto o dele e eu estava tão machucada. Nós nunca iríamos ser normais. Era muito difícil, muito doloroso… exceto quando era perfeito. Aqueles momentos em que a voragem do amor desesperado era a loucura mais requintada. Fomos completamente subjugados pela nossa necessidade. E a nossa paixão nos levaria além dos nossos limites para a mais doce borda da mais nítida obsessão. Fonte: Editora Paralela
“Estou obcecado, meu anjo. Viciado. Você é tudo que sempre quis e precisei, tudo com o que sempre sonhei. Você é tudo. Eu vivo e respiro por você. Por você.” (Gideon)
Depois da paixão arrebatadora que dominou Gideon e Eva no primeiro volume da série Crossfire, agora vemos surgir um relacionamento entre eles, construído naturalmente, crescente em intensidade e amadurecendo aos poucos. Há um esforço mútuo para fazer essa relação dar certo, apesar de todos os indícios contrários. Enquanto em Toda sua Eva se expôs e abriu seu coração e seu passado para Gideon, que por sua vez a aceitou com toda sua bagagem de traumas e sofrimentos, é a vez de Eva tentar ganhar a confiança de Gideon para que ele a deixe entrar na sua vida por completo.
A autora Sylvia Day elabora a trama com desenvoltura, trazendo uma relação de dependência mútua, muito mais que de amor propriamente dito. É uma necessidade que um tem do outro, que alivia a dor e o peso dos traumas que carregam. Através da narrativa em primeira pessoa, conseguimos entrar na cabeça da Eva, vivenciando seus medos e inseguranças. Por outro lado, ficam muitas dúvidas sobre Gideon e não conseguimos alcançar seus pensamentos e o que está por trás de seus atos. Isso torna a história intrigante. Ao mesmo tempo em que percebemos que existe algo nas atitudes de Gideon, não conseguimos entender absolutamente nada. Tudo começa a parecer sem sentido e dá vontade de atirar o livro na parede várias vezes. Apenas no final, somos capazes de realmente, e finalmente, compreender os fatos e perceber a dimensão do sentimento que os une.
A linguagem da autora se mantém simples, mas com palavras chulas nas cenas de sexo, que são narradas nuas e cruas, com muita sensualidade e erotismo. Tem um toque de romantismo, mas muito pouco. É levado mais no sentido do desejo, um tanto carnal, mas não obsceno. Isso é compreensível pelo fato do sexo ser a principal forma de interação entre Gideon e Eva, já que no quesito emocional é tudo muito complexo e conturbado.
Temos alguns dramalhões dignos de novela mexicana e que podem incomodar alguns que venham a considerar as atitudes de Eva como infantis e imaturas. Mas eu vejo como compreensíveis, frente à sagacidade da autora na construção de seus personagens. Eu já entendia Eva e toda sua carga emocional, de forma que conseguia aceitar suas atitudes de fuga e medo, baseadas na insegurança e no ciúme, principalmente quando entram em cena os ex de ambos (Corinne e Brett). Por outro lado, me irritou a baixa autoestima que Eva demonstra nesse volume, se mostrando uma personagem diferente do livro anterior. Já Gideon vem com extrema possessividade e também é tomado por comportamentos ciumentos e até violentos, mas ainda conhecemos pouco sobre sua história. Eva se irrita com as atitudes dele em diversos momentos, e nós leitores também. Em Profundamente sua, a autora traz bastante a questão da confiança, ou a falta dela, ficando claro que, para qualquer relação ter um futuro, é preciso ser baseada na confiança mútua.
O livro é bem escrito, tem um enredo linear que faz com que a leitura seja rápida e envolvente. É centrado em questões mais reais e com uma carga dramática que vai além da sensualidade e da sexualidade explícitas, focando nas turbulências vividas pelo casal assombrado pelo passado em busca da felicidade. É perceptível a evolução gradual dos personagens e o amadurecimento dessa relação perturbadora e libertadora, o que deixa muita curiosidade em saber qual o próximo nível que Sylvia Day vai nos conduzir na trama de Gideon e Eva. Profundamente sua é um livro com conteúdo adulto!
“Ele era complexo demais, um grande mistério para mim. Eu mal havia arranhado a superfície de seu ser. Mas ainda assim já estava totalmente envolvida por ele.” (Eva)
(Nos acompanhem também no: Facebook Twitter Instagram) Outras resenhas aqui.