Resenha – FINALE, SÉRIE HUSH HUSH 4 (Becca Fitzpatrick)

Série Hush Hush 4

Série Hush Hush 4

Título: Finale

Autor: Becca Fitzpatrick

Editora: Editora Intrínseca

Lançamento: 2013

Categoria: Literatura Estrangeira/Sobrenatural

ISBN: 9788580572827

Páginas: 304

Esta resenha contém SPOILERS dos volumes anteriores (para ler as resenhas, clique Sussurro, Crescendo e Silêncio)

Sinopse: Nora e Patch pensavam que seus problemas tinham ficado para trás. Hank estava morto, e seu desejo de vingança não precisava ser levado adiante. Na ausência do Mão Negra, porém, Nora foi forçada a se tornar líder do exército nephilim, e era seu dever terminar o que o pai começara — o que, essencialmente, significava destruir a raça dos anjos caídos. Destruir Patch. Nora nunca deixaria isso acontecer, então ela e Patch bolam um plano: os dois farão com que todo mundo acredite que não estão mais juntos, manipulando, dessa forma, seus respectivos grupos. Nora pretende convencer os nephilins de que a luta contra os anjos caídos é um erro, e Patch tentará descobrir tudo o que puder sobre o lado oposto. O objetivo deles é encerrar a guerra antes mesmo que ela venha a eclodir. Mas até mesmo os melhores planos podem dar errado. Quando as linhas do combate são finalmente traçadas, Nora e Patch precisam encarar suas diferenças ancestrais e decidir entre ignorá-las ou deixá-las destruir o amor pelo qual sempre lutaram. Fonte: Intrínseca.

“Sei que não posso sentir seu toque, mas sinto seu amor, Nora. Lá no fundo. Isso significa tudo para mim.”

Confesso que achei o início do livro meio parado, mas a autora se mantém no seu estilo de narrativa. O livro continua no toque de suspense dos anteriores, mas vem muito mais recheado de romance. O relacionamento de Nora e Patch chega a outro patamar, mais maduro, baseado no companheirismo e na confiança mútua. Se ficamos encantadas por Patch desde o primeiro livro, nesse ele está se superando. Suas falas para Nora agora são mais profundas, demonstrando todo seu amor, que nos faz derreter por dentro. Nora se mostra realmente muito mais crescida, assumindo as consequências de seus atos, tomando decisões e lidando com todas as responsabilidades que seu novo cargo faz jus. Nora tem que enfrentar os resultados das suas decisões em Silêncio, após a promessa de sangue feita com Hank e o acordo feito com os Arcanjos. Assim, ela se encontra numa situação delicada e dividida entre duas situações que são excludentes e que colocam não apenas a sua vida em jogo como daqueles que ela mais ama.

Devo dizer que gostei muito de como a autora trouxe o casal Nora e Patch nesse livro, de forma que o amor deles era maior do que todos os obstáculos e barreiras que estavam enfrentando. Juntos, se fortaleciam e buscavam as melhores soluções. Foi interessante ler esse crescimento dos personagens. A amor deles mudou a ambos. Patch deixou de ser um anjo caído egoísta para ser transformado por Nora, como ele mesmo disse que nunca mais seria o mesmo depois de tê-la em sua vida. Nora deixou de ser a menina normal e simples, frágil e insegura, para ser uma líder de um exército com força e determinação. A confiança que Patch depositou em Nora a fez mais confiante de si mesma.

Scott se manteve o amigo fiel, colocando Nora acima de sua própria segurança e de seu corpo, que havia jurado que nunca seria possuído, cumprindo a promessa que havia feito quando não protegeu o pai de Nora de ser assassinado. Mas não gostei do final dele. Vee fica sumida em boa parte do livro, com pequenas participações, mas depois entra na história desvendando um segredo que me pegou de surpresa. Eu, particularmente, não esperava. Somos apresentados a Dante, um braço direito de Hank Miller, que vai ter papel fundamental em toda trama do livro e no seu desfecho. Ficamos sabendo mais sobre as artes do mal, como são manipuladas e suas consequências para quem as usa. Marcie… bom, Marcie continua sendo Marcie. Não me deixei enganar por ela em nenhum momento. Mas o final dela foi tão superficial. Eu esperava bem mais.

Considero o livro bom, mas não o melhor da série. O inicio foi meio cansativo, parecendo que autora queria segurar o clímax para dar mais páginas para seu livro. Passamos capítulos e mais capítulos esperando algo mais marcante, como a luta entre os anjos caídos e os nephilins, e tudo que temos são narrativas das dúvidas e dos medos de Nora quanto a sua posição e as atitudes que deve tomar para evitar quebrar sua promessa de sangue e ao mesmo tempo cumprir o que havia acertado com os arcanjos. Apenas a partir de mais da metade do livro que a narrativa entra naquele ritmo esperado, selando o desfecho da série. Eu via que estavam faltando poucas páginas para acabar e não imaginava como ainda podia ter tanta coisa para acontecer. Mas o final, o último capítulo para ser mais exata, é lindo e sublime, delicado e profundo ao mesmo tempo. As declarações, as promessas, o desfecho perfeito esperado por quatro livros. O fim do epílogo deixa enorme gosto de quero mais.

De forma geral, é uma série bem legal para quem gosta do estilo fantasia/sobrenatural. A autora escreve bem, consegue prender a atenção do leitor em todos os livros e tem boa dose de criatividade para dar grandes reviravoltas e manter o tom de suspense, mistérios e muita ação, tudo muito bem alinhavado. O romance é bem leve, num clima de livro para adolescentes, deixado num toque de sutileza e muito mais emocional do que carnal e físico, bem como o que sente um Anjo Caído. E o que cativa o leitor é exatamente isso, a gama de sentimentos que nos inunda a cada página. Como entretenimento, é um livro, ou melhor, uma série ótima.

 
(Nos acompanhem também noFacebook      Twitter      Instagram)
 
Outras resenhas.
Anúncios
Categorias: Lendo | Tags: , , , , , | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: