Resenha – DESASTRE IMINENTE (Jamie McGuire)

Desastre Iminente

Belo Desastre 2

Título: Desastre Iminente

Título original: Walking Disaster

Autor: Jamie McGuire

Editora: Verus

ISBN: 9781476712987

Categoria: Literatura Estrangeira/Romance/New Adult

Ano de lançamento: 2013

Páginas: 405

Sinopse: Toda história tem dois lados. Enquanto em Belo Desastre Abby mostrou sua versão do envolvimento com Travis, agora é a vez de sabermos a história através dos olhos de Travis. Ele sofreu com a perda da mãe quando tinha apenas 3 anos de idade. Com ela, aprendeu 2 coisas: amar bastante, e lutar mais ainda. Sua vida era repleta de mulheres fáceis, bebidas, lutas e violência. Até que conheceu Abby.

“Tenho menos de vinte e quatro horas com você, Flor .Vou te beijar. Vou te beijar muito hoje. O dia inteiro. Em todas as oportunidades que eu tiver. Se você quiser que eu pare, é só falar, mas até você fazer isso, vou fazer cada segundo do meu último dia com você valer a pena.”

Mesmo não tendo gostando de Belo Desastre, não consegui deixar de ler o outro lado da história. Minha curiosidade era tentar entender o Travis, vendo as coisas pelo seu ponto de vista e, talvez, conseguir simpatizar mais com ele. E, para minha surpresa, isso aconteceu. Desastre Iminente não é continuação da trama e sim a mesma história narrada por Travis, mas traz algumas novidades, como os momentos em que ele não estava com Abby, descrevendo eventos não lidos em Belo Desastre. Além disso, a autora traz um prólogo, apresentando um pouco do passado do Travis, e um epílogo, que é a melhor parte do livro. Mas de forma geral, não muda muita coisa, porque o desenrolar do enredo já é conhecido. Para mim, isso tornou a leitura entediante. Não havia muito do elemento surpresa, da emoção de não saber o que ia acontecer em seguida, mesmo a autora tentando mesclar bem os dois livros para diminuir essa sensação ao máximo, dando mais ênfase a partes que foram narradas por alto e sem detalhes no livro anterior.

Achei esse livro melhor escrito, no sentido de que trazia alguns elementos que senti falta em Belo Desastre, como narrativas dos pensamentos do personagem, o que possibilitou uma maior identificação e conexão com ele. Toda parte boa de Belo Desastre se manteve, como a linguagem fácil, diálogos bem elaborados, narrativa fluida ainda em primeira pessoa, mas agora pela perspectiva do Travis Maddox. Gostei muito mais de ter uma visão a partir dos olhos dele, pois deu uma ideia diferente da trama. Pude ver um outro lado do personagem e até compreendê-lo um pouco mais. Consegui entender melhor sua vida, seus problemas de relacionamentos, seus medos, e seu amor (ou obsessão) por Abby. Foi bom para entrar mais na sua cabeça e no seu coração. Pude até diminuir minha ideia inicial de que era um total louco. Não que a autora o tenha narrado diferente. Não! Ele continuava sendo Travis cachorro-louco Maddox, o bad boy pegador, repleto de vícios, instável, com pouco equilíbrio emocional. Mas agora, vendo o seu lado da história, sua infância sem o amor da mãe e, principalmente, sua consciência quanto aos seus defeitos e sua impulsividade, fez com que eu o aceitasse mais como ele é, uma boa pessoa por trás de toda aquele estereótipo de bad boy. Ele é um jovem homem complicado e cheio de defeitos, sua cabeça é confusa, ele faz um monte de coisas erradas, tem uma visão distorcida do mundo, mas eu gostei de ler a sua versão porque o vi também um tanto carente, com sentimentos de inferioridade, e muito, mas muito, dependente.

Daí o relacionamento doentio que ele desenvolve inicialmente com Abby. E ele não sabe como lidar com esses sentimentos novos, como extravasar sua raiva e como buscar o autocontrole. Só que, ao longo do livro, é possível ver o amadurecimento do personagem e suas mudanças. Ele reconhece seus erros, se esforça para melhorar e para buscar o controle, e tudo o que ele faz é em prol do amor (ou obsessão) quando conhece a segunda mulher que já amou na vida. E, finalmente, entendi o porquê da borboleta na capa, representando os ciclos da vida e mudança!! Porém, ainda não consegui grandes encantamentos por Travis como tanto vejo por aí nos grupos de leitura. Realmente, não deu!

O livro é muito centrado em Travis, assim como o anterior. Alguns personagens ganham mais destaque, principalmente os do ciclo de convivência do Travis como, por exemplo, sua família. Conhecemos mais de seus irmãos, em especial Trenton, que será o personagem principal do próximo livro da autora, um spin-off.

A melhor parte do livro é o final, exatamente no ponto de Belo Desastre que havia me despertado mais interesse na história e acabava de repente. A autora foi esperta em continuar de onde havia parado, matando a curiosidade sobre como eles tinham vivido a partir dali. Gostei muito do final e de como Travis mudou, ou melhor, se conheceu, porque a verdade é que ninguém muda da água para o vinho. Ele apenas achou um equilíbrio. E Abby o ama como ele é. O desfecho para os personagens foi bem elaborado.

Não está na minha lista de livros preferidos, mas com personagens um tanto complexos e perturbadores, além de uma narrativa hipnotizante, recomendo para leitura de distração. Se tivesse que ler apenas um, daria preferência a Desastre Iminente. A Warner Bros comprou os direitos da adaptação cinematográfica da obra Belo Desastre.

 “Nossa história poderia ter sido típica: bad boy se apaixona por menina boa, mas Abby não era princesa. Ela estava escondendo algo.”

 
(Nos acompanhem também noFacebook      Twitter      Instagram)

_____________________________________________________________________________

Posts relacionados:

Resenha – BELO DESASTRE (Jamie McGuire)

Resenha – ENTRE O AGORA E O NUNCA (J. A. Redmerski)

Resenha – MÉTRICA (Colleen Hoover)

Resenha – O LADO BOM DA VIDA (Matthew Quick)

Outras resenhas

Anúncios
Categorias: Lendo | Tags: , , , , , | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: